Apple começa a vender livros didáticos interativos no Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Apple anunciou nesta terça-feira (21) que expandiu as vendas de livros didáticos interativos para países na Ásia, América Latina e Europa. A partir de agora, o conteúdo educacional está disponível em mais de 50 países, incluindo o Brasil. O gerenciador de cursos iTunes U também entrou em novos mercados e pode ser usado em 70 países.

Os livros didáticos vendidos pela Apple estão disponíveis na iBooks Store. Eles são feitos especialmente para aproveitar a tela multitouch do iPad e possuem conteúdo dinâmico e interativo, como galerias de fotos, diagramas em 3D, animações e vídeos. E como eles são digitais, é mais fácil mantê-los atualizados também: não é necessário imprimir mais edições, como nos livros de papel.

itunes-livros-didaticos-600

Ainda há pouquíssimos livros didáticos em português, mas esperamos que isso melhore com o tempo — isso também depende da vontade das editoras brasileiras. A Apple diz que o conteúdo da iBooks Store, representado por quase 25 mil livros didáticos, já cobre 100% dos assuntos abordados no ensino médio dos Estados Unidos e do Reino Unido.

O gerenciador de cursos iTunes U, que permite que escolas publiquem cursos no iTunes U, será expandido no Brasil. Além das poucas instituições brasileiras que já estão na plataforma de educação da Apple, professores independentes também poderão criar seus próprios cursos (basta ter uma Apple ID). O conteúdo do iTunes U também pode ser interativo, como nos livros didáticos do iBooks, e permitem que os alunos façam anotações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados