Início » Computador » As fabricantes de HD mais confiáveis, segundo uma empresa de backup online

As fabricantes de HD mais confiáveis, segundo uma empresa de backup online

Paulo Higa Por

A Backblaze é uma empresa que oferece serviços de backup online e, como você deve imaginar, possui um monte de HDs de vários fabricantes para armazenar todos os arquivos dos usuários. Hoje, a Backblaze publicou um interessante estudo sobre a taxa de falhas dos HDs para descobrir qual fabricante faz os discos rígidos mais confiáveis.

hd-interno-disco-rigido

O estudo foi feito considerando os 27.134 HDs que eles possuem, sendo que boa parte são da Seagate e Hitachi: cada fabricante responde por mais de 12 mil HDs. Quase 3 mil HDs são da Western Digital, enquanto menos de 100 são fabricados por Toshiba e Samsung. A amostragem poderia ser melhor, mas é o que temos para hoje.

Entre os três fabricantes com quantidade significativa de HDs, quem se saiu melhor foi a japonesa Hitachi: 96,9% dos discos fabricados pela empresa continuaram funcionando normalmente após três anos. Em segundo lugar ficou a Western Digital, com índice de sobrevivência de 94,8%. A Seagate ficou em terceiro lugar, com assustadores 73,5% dos HDs ainda em atividade após três anos de uso.

hds-sobrevivencia-tres-anos

O índice da Seagate parece ter sido prejudicado especialmente pelos HDs de 1,5 TB da marca: 14% deles podem parar de funcionar em um ano. As 51 unidades do Seagate Barracuda Green, um HD de baixo consumo de energia, que roda a velocidades menores, foram consideradas não confiáveis. A Backblaze diz que recebeu esses discos rígidos para substituir HDs antigos dentro da garantia, mas acredita que a Seagate enviou drives remanufaturados.

falha-hds-modelos-anual

Como há pouquíssimos HDs da Samsung e da Toshiba, a Backblaze não divulgou dados específicos sobre eles. Vale lembrar que a Seagate comprou a divisão de HDs da Samsung por quase US$ 1,4 bilhão em 2011, enquanto a Western Digital comprou o negócio de HDs da Hitachi por US$ 4,3 bilhões na mesma época.

No momento, a empresa afirma estar preferindo HDs Seagate Desktop HDD.15 de 4 TB, mas eles estão sendo monitorados, já que os discos da Seagate apresentaram muitas falhas depois de mais de dois anos de uso. Outro HD recomendado pela empresa é o Western Digital Red de 3 TB. Na outra ponta da tabela estão os Western Digital Green de 3 TB e Seagate Barracuda LP de 2 TB, que a empresa "não comprará de jeito nenhum".

Com informações: Lifehacker.

Atualizado em 24/01/2014 às 14h34. A Seagate Brasil enviou uma nota afirmando que os testes realizados não estão dentro das condições para os quais os HDs foram desenvolvidos.

“Sempre valorizamos e levamos muito a sério o feedback de nossos clientes. Neste caso, os dados não são consistentes com quaisquer dados que tenhamos recebido de nenhum cliente. Confiamos plenamente na qualidade de nossos produtos com a melhor garantia da categoria e severamente testamos nossos drives de acordo com a carga de trabalho às quais foram projetados a suportar. Nesta situação, aparentemente os drives externos para desktop foram comprados, retirados da caixa e usados para cargas de trabalho de nível empresarial – aos quais não foram projetados ou testados. Contatamos a empresa que realizou o estudo para sabermos mais sobre os testes.”

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo
Tenho um Toshiba de 2005, com seus 180GB, funcionando até hoje. Pelo jeito, vou continuar confiando nessa marca. Outro que possuo, mais antigo ainda, é da Maxtor, ainda de boa. Mas é de apenas 40Gb e IDE. Na lista de problema, é a Samsung (agora Seagate, devido a venda da divisão de HDs), com 3 indo pro saco em pouco tempo, seguido pela Seagate, com 2. Tenho um WD que é bipolar. Funciona bem em certas horas, outras não.
Dark Nox
Engraçado é usuários finais querendo usar HD's desktops para uso extremo, e ainda dizer: A meu HD é ruim não comprem desta marca.Cada fabricante prepara um HD para determinado uso, se você consumidor final usa HD's Desktop de uma determinada marca, e percebe que de outra marca de mesma classe, não lhe dá tanta dor de cabeça, tome vergonha e compare com outra classe, antes de críticar de qualquer forma.
brunocabral
Desisti dos seagate por causa de muito comentário negativo
Fantasma do Espaço
Qual v6 usam agora?
Só comprei o Seagate pq não tive escolha e tempo;
Raphael Aracelli
eu não acho, trabalho com informática e seagate e samsung é muito ruim. Tudo o q é fabricato pela seagate não presta. Tivemos um puta prejuízo com os NAS da seagate tbm onde todos corrompiam os HDs na primeira queda de energia.
Thiago_MR
Eu uso a 2 anos e a vida restante do mesmo está em 99%. Tem de ser levar em conta que eu não fiz muitos downloads no último ano, eu fazia muito mais downloads de filmes e séries antes de descobri o Kodi. Quando baixo jogos e outros arquivos grandes tenho o cuidado de baixá-los para uma pasta em um HD e, se for executável(com a extensão ".exe"), faço a instalação no SSD posteriormente, se não for abro-o no próprio HD mesmo. Isso já é uma forma de agir de se comportar, e uma atuação de forma conciente para se adequar as *características da nova tecnolgia. No comentário que fiz a 4 dias atrás eu tinha escrito que "Uso HD da Samsung apenas para BackUp,..." mas na verdade uso-o também em muitas operações de *gravação e leitura sempre que acho necessário, para preservar a vída últil do SSD.
Rodrigo Volta
Sim, uma fonte mal dimensionada pode estragar o HDD assim como outros componentes do sistema. Tudo praticamente depende dela.
Rodrigo Volta
Sim, mas eu acho que usar um HDD pra arquivos pessoais e jogos juntamente com um SSD vai sim degradar a performance do sistema, já que o Windows usará o HDD pra puxar dados periodicamente, ainda mais se tratando de jogos. Como eu tenho 2 HDs para backup, deixo tudo no SSD e se caso ele der pau, tenho minhas informações salvas no HDD externo. Claro, os meus backups não são feitos de hora em hora, mas pelo menos uma vez por semana. O SSD pra usuário final tem a vida útil, na prática, muito maior que um HDD, pois não possui elementos mecânicos. Pra notebook é a melhor coisa que existe.
A vida útil determinada pelo fabricante é enorme e muitas vezes ultrapassa até a vida útil de outros componentes do PC, inclusive do HDD. Pra servidores, vários SSDs em RAID seria uma boa e tem alguns que já usam SSDs em suas storages. A Google é uma delas. Pifou o SSD? Bota outro!
Thiago_MR
SSDs estão se tornando mais acessíveis e mais populares, o que é bom para todo mundo. Embora a tecnologia provavelmente nunca vá custar o mesmo do que um HD com o mesmo espaço, o ganho de desempenho pode compensar para muitas pessoas. Além disso, sempre há a opção de usar um SSD pequeno só para instalar o Windows e guardar volumes maiores de dados em um HD convencional.

Só há um problema: o SSD tem uma vida útil pré-determinada, ao contrário do que é verificado nos HDs. Existe um limite sobre quantas operações de gravação e leitura podem ser feitas antes de o componente estragar e precisar ser trocado.

A boa notícia é que é muito difícil para uma pessoa normal alcançar o limite com a tecnologia atual, e as restrições praticamente só se aplicam a empresas, com seus servidores e data centers, que forçam demais a memória flash e acabam causando seu desgaste precoce.

De qualquer forma, é compreensível se você quiser entender melhor como o seu SSD está, e se ele ainda tem alguns bons anos pela frente antes de se tornar inútil.
Rodrigo Volta
Nada. Pode usar um SSD de 1TB que o desempenho é exatamente o mesmo. Pra SSD não importa o tamanho da partição. Hj só uso HD pra backup. Jogos, filmes, etc fica tudo no SSD. É outra vida!
Rodrigo Volta
1GL é um Gol GL e 2GL são dois Gols GL kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
Thiago_MR
Então, para ter melhor desempenho o ideal é usar um SSD, mesmo que seja de120, 240 Gb, para instalar o sistema operacional e usar um HD ( de marca confiável) para demais arquivos.
Rodrigo Volta
SSD é top mesmo!!! Tenho um Samsung Evo de 1TB em meu PC e nunca mais tive problemas de tela azul, travamentos, etc. Só alegria. E olha que meu PC é de 2011 e a porta SATA é II e não III. Mesmo assim, funciona muuuito bem. Antes eu tinha um SSHD Seagate que só me dava dor de cabeça...
Thiago_MR
Os que defendem devem ser vendedores desses obsoletos é melindrosos hardwares
Thiago_MR
2 anos usando SSD e só tive benefícios; rapidez, segurança, desempenho( liga, abre programas, transferência de arquivos, verificações, instalações, execuções tudo muitas vezes mais rápido, além de quase não esquentar, não fazer barulho, ser compacto, leve). Em suma, até me esqueci dos melindrosos HD Seagates.

Uso HD da Samsung apenas para BackUp, que por sinal funciona sem problema a vários anos.

Vlw.
Fantasma do Espaço
2 Seagate e 2 WD tive a má sorte de quebrarem. Vai da Sorte....hoje estou com outro Seagate infelizmente, precisava pra ontem e tive de comprar....mas é doze....jogo tudo na nuvem, na medida do possível
Rogério
O RMA da Seagate funciona melhor que os HD's deles... Aliás, é bom porque eles sabem que os HDs vão dar pau e precisar ser trocados rápido...
Rogério
E antes que o Sr. pense que sou um Zé Ruela qualquer ou venha perguntar qual minha área de atuação, lhe digo desde já que não atuo com informática, porém tenho conhecimentos (muito) avançados em hardware, software e programação de baixo nível.

Sou um jovem de meia idade que começou a fuçar nessas coisas nos idos de 1980... Tempos esses em que tínhamos que fazer cálculos para jumpear placas mães de acordo com a frequência do processador. Cálculos esses que também eram necessários para acertar a frequência da placa mãe de acordo com a frequência de operação das memórias que seriam usadas... Nada dessa porra de colocar o processador e a BIOS sair reconhecendo sozinha... Colocar memória e a placa ajustar a frequência automaticamente...

Os gabinete dos PCs eram horizontais, as placas mãe eram todas verdes e enormes. Os monitores eram de fósforo verde... Nada dessa putaria de placa mãe colorida, parecendo um carnaval...

Enfim, sem me estender muito, mas com ciência no que digo: a porra da fonte não fode o HD, a menos que esteja ligada em rede elétrica muito instável e sem estabilização, sujeita a picos e variação de energia.

Tudo isso porque acho que dar informação errada para pessoas que muitas vezes não tem o menor conhecimento pode fazê-las pensar que tem que trocar a fonte e pronto, quando normalmente não tem.

Pro caralho com isso... Tá cheio de gente no mercado que acha que é o fodão com informática, que monta e desmonta, que formata, que conserta e tal, mas que não tem ideia do que significam as siglas básicas sobre computadores...
PC, EDO, RAM, FPM, DIMM, BIOS, I/O, CMOS, CPU, VGA, USB... Confundem Drive com Driver!!!
Daí vem você, índio kurumin (hehe) querer falar de HD que queima por causa de fonte...

Me responde uma coisa, com honestidade e sem pesquisar no google: Você sabe o que é 1GL e 2GL? Se sim, retiro tudo o que disse antes... Senão, você tá no grupo que não tem conceito comigo...
Salve!!!
Rogério
Fonte de cu é rola... Sempre tive PC básico, com fonte genérica daquelas bom porcarias e nunca tive problemas com meus hds (Quantum, WD e Hitachi).

No início do ano, montei um PC gamer para meu filho, com Fonte Super Power Top Pica das Galáxias, potência de sobra e tal... Coloquei 2 hds de 2TB da Seagate e veja só..... Em abril desse ano um deles começou a estalar (aquele barulhinho da agulha batendo!!!) e foi mortal para o HD. Substituí por um Samsung e todos ficamos felizes...

Porém ontem, adivinhe só o que aconteceu... Isso mesmo... O OUTRO HD Seagate virou lixo...

Vale ressaltar que esse PC, juntamente com modem e sistema de som estão ligados a um No-Break Senoídal estabilizado e não estão sujeitos a picos de energia...

Então senhor sabereto das fontes insuficientes de energia de baixa wattagem, consegue me explicar porque um HD Quantum de 1,27 GB que tenho desde 1996 nunca deu problema e essas porcarias de Seagate não aguentam nada???
Rodrigo Volta
Vc nem autor da matéria é e fica tomando as dores? Vai caçar sapo no meio da floresta Kurumim...
Rodrigo Volta
Inclusive vc que nem autor da matéria é...
Rodrigo Volta
Não liga pro autor da matéria não. É um xarope que não entende porra nenhuma de nada e ainda fica bravinha se alguém critica as merdas que escreve...
Rodrigo Volta
Ficou bravinha, santa? Vai pescar! Não quer critica? Apaga a matéria e volte a tricotar! Tenho mais de 20 anos na área de tecnologia e não posto nada que não tenha embasamento! Escreveu bobagem na matéria, vai ler critica sim! Leia novamente o que escrevi e entenda. Nem lembro mais essa merda de matéria aí que achei por acaso zapiando em sites na web... Bah, bobagem nem vale a pena discutir...
Profeta Kurumim
Ora veja só quanta ignorância junta. Falava de arquivos pequenos; para arquivos acima de 1Tb o HD externo auxiliar é o melhor sem dúvida.
Profeta Kurumim
Eis ai um leitor inteligente que sabe interpretar textos em português; É isso amigo. Diga aos experts que me referia a fonte mal dimensionada que leva a corrupção destes hds entre outros.
Profeta Kurumim
Parece que todos devem voltar a escola e estudar redação e interpretação de texto em português.
Profeta Kurumim
Você como os demais espertinhos não leram com atenção o que publiquei. Leia de novo com atenção e verá que falou um monte de besteira. Não resta dúvida que ATUALMENTE os HDS são mais confiaveis para armazenar programas. Mas se não forem utilizados corretamente, já era amigo.
Profeta Kurumim
Você não leu direito minha sugestão. Para seu caso existe hds externos para essa capacidade. Não se faça de idiota, estou falando mais precisamente da exploração ideologica que os fabricantes fazem destes produtos para enganar o espertinhos em hardwere.
Steve Vaughn Solomon
Sigam a matéria e evitem HDs Seagate. Perdi 5 HDs de 2 Terabytes cada um. Perder os HDs em sim já foi um prejuízo enorme, mas o pior é perder dados que nunca mais irei recuperar. Eu sou especialista em recuperação, mas nem mesmo pessoas melhores que eu fazem milagres. Evitem Seagate!
Steve Vaughn Solomon
Backup em mídias DVD e Blu-Ray? Creio que o colega não sabe o que diz. Imagina eu, que tenho 6 Terabytes de arquivos fazendo backup em mídias de DVD.
Tatiane Klossoski
MEU ULTIMO HD COMPREI Seagate DE 2TB JANEIRO 2017 E SEXTA DIA 26/05/17 ELE MORREU NEM QUIS PERDER TEMPO COM GARANTIA MANDEI PRO TÉCNICO PRA VER SE PELO MENOS RECUPERAVA O QUE TINHA DENTO ELE ME INFORMOU QUE TEM OUTRO LA COM O MESMO PROBLEMA. JÁ ESTOU PROCURANDO OUTRO PRA COMPRAR ESSA MARCA TEM PEÇAS MUITO FRACAS, POR Q O MEU ANTERIOR DUROU MAIS DE 4 ANOS.
Vinícius Abib
Também não recomendo Hd da seagate. Tive um e depois de um ano mais ou menos ele não era reconhecido em nenhum computador, tentei formatá-lo e não resolveu. Desperdício de dinheiro! A melhor marca pra mim é a Samsung!
Profeta Kurumim
Para encerrar este tema, discussões a parte, não resta a menor dúvida que os HDs são a forma mais segura de armazenar dados, se não fosse assim os fabricantes de pcs, estariam usando pen-drives, dvds, disketes etc. Quanto a qualidade não é possível apostar em qualquer um, pois dependerá da utilização, como já referi anteriormente.
Rodrigo Volta
E o que tem a ver o c* com as calças???
Rodrigo Volta
E o que tem a ver o c* com as calças???
Rodrigo Volta
Concordo.
Rodrigo Volta
É que vc não viu o RMA da Hitachi quando ela ainda não tinha sido adquirida...
Rodrigo Volta
Concordo.
Rodrigo Volta
É que vc não viu o RMA da Hitachi quando ela ainda não tinha sido adquirida...
Rodrigo Volta
Se estiver na garantia, entra em contato com o suporte do fabricante. Eles vão te passar o procedimento.
Rodrigo Volta
Se estiver na garantia, entra em contato com o suporte do fabricante. Eles vão te passar o procedimento.
Rodrigo Volta
Mas não vá crendo que um SSD é mais confiável que um HD não. Não esqueça que um SSD é composto por vários chips e qquer queima, já era, nunca mais recupera nada. Ao contrário do HD, se a placa queimar, basta substituir ou no pior dos casos, levar o HD para uma empresa que recupera dados. Observe que nenhum servidor usa SSDs, somente HDs de alta rotação, tudo em RAID, justamente pra ter redundância. Quer mais confiança? Compra uns 4 HDs e monta um RAID5 em seu PC. Se der pau em um HD, basta tirar o defeituoso do arranjo e inserir um novo.
Rodrigo Volta
Mas não vá crendo que um SSD é mais confiável que um HD não. Não esqueça que um SSD é composto por vários chips e qquer queima, já era, nunca mais recupera nada. Ao contrário do HD, se a placa queimar, basta substituir ou no pior dos casos, levar o HD para uma empresa que recupera dados. Observe que nenhum servidor usa SSDs, somente HDs de alta rotação, tudo em RAID, justamente pra ter redundância. Quer mais confiança? Compra uns 4 HDs e monta um RAID5 em seu PC. Se der pau em um HD, basta tirar o defeituoso do arranjo e inserir um novo.
Rodrigo Volta
Imagina armazenar 1TB de dados em BD ou DVD o quanto não vai gastar de grana, fora que eles não são regraváveis e as unidades dão mais pau do que HDs... Que dica mais besta, pelo amor... Logo logo vão dizer aqui que teria que usar disquetes pra armazenar dados... Se for ver, hj em dia não existe mídia 100% confiável. Tem que ter 2, 3, 4 ou até 10 backups pra vc garantir uma segurança e armazena-los em lugares diferentes. Eu, por exemplo, tenho 3 copias das minhas coisas em lugares diferentes e atualizo o backup 3 ou 4x por semana. Meus filmes estão em 2 lugares diferentes. Minhas músicas em 2 lugares e meus dados pessoais mais importantes estão em 3 lugares diferentes. Se um HD der pau, tenho outro, como já me aconteceu.Tocando no exemplo das mídias... Tenho mais de 400 filmes em DVD copiado de locadora que estão guardado há anos... Uma vez fui tentar assistir um deles e imagina só: não leu!!! A mídia estava intacta, sem riscos e muito bem armazenada... O que aconteceu? Não sei... Imagina se fosse um backup importante, já era... Mídia ótica é tão frágil quantos os antigos disquetes... se não for mais... Por isso não confio. HDs são frágeis sim, mas são mais confiáveis do que qquer mídia removível. Se tiver cuidado com energia, choques e temperatura, eles vão longe. Tenho até hj vários HDs antigos de 6GB, 10GB, 80GB, tudo IDE que estão funcionando perfeitamente e sem nenhum erro de SMART.
Rodrigo Volta
Imagina armazenar 1TB de dados em BD ou DVD o quanto não vai gastar de grana, fora que eles não são regraváveis e as unidades dão mais pau do que HDs... Que dica mais besta, pelo amor... Logo logo vão dizer aqui que teria que usar disquetes pra armazenar dados... Se for ver, hj em dia não existe mídia 100% confiável. Tem que ter 2, 3, 4 ou até 10 backups pra vc garantir uma segurança e armazena-los em lugares diferentes. Eu, por exemplo, tenho 3 copias das minhas coisas em lugares diferentes e atualizo o backup 3 ou 4x por semana. Meus filmes estão em 2 lugares diferentes. Minhas músicas em 2 lugares e meus dados pessoais mais importantes estão em 3 lugares diferentes. Se um HD der pau, tenho outro, como já me aconteceu.

Tocando no exemplo das mídias... Tenho mais de 400 filmes em DVD copiado de locadora que estão guardado há anos... Uma vez fui tentar assistir um deles e imagina só: não leu!!! A mídia estava intacta, sem riscos e muito bem armazenada... O que aconteceu? Não sei... Imagina se fosse um backup importante, já era... Mídia ótica é tão frágil quantos os antigos disquetes... se não for mais... Por isso não confio. HDs são frágeis sim, mas são mais confiáveis do que qquer mídia removível. Se tiver cuidado com energia, choques e temperatura, eles vão longe. Tenho até hj vários HDs antigos de 6GB, 10GB, 80GB, tudo IDE que estão funcionando perfeitamente e sem nenhum erro de SMART.
Rodrigo Volta
Já tive péssimas experiências com HDs Seagate. Perdi um de 1TB barracuda 7200 do nada começou a dar erros e a abrir o Verificação de Erros do Windows. Era um HD de backup e tinha vários filmes nele. Sorte que eu tinha outro espelho desse HD (afinal, quem tem apenas 1 backup não tem nenhum) e consegui salvar as coisas. Joguei fora. Outro HD que deu pau foi o do meu PC, um SSHD de 1TB que comprei em 2013. Simplesmente ele fazia o micro congelar e travava tudo, aí quando eu reiniciava o PC, a BIOS não o detectava mais. Só desligando o PC pra resolver. Vira e mexe dava isso, fora a lentidão. A performance do SSD de 8GB embutido nele nunca foi aproveitada, já que não fazia diferença. Resolvi então comprar um SSD Samsung EVO de 1TB e resolveu o problema. Comprei tb um HD WD de 1TB Green pra colocar no meu Media Server e deixar lá meus filmes. Meu Mac tem um Seagate SSHD de 750GB e NUNCA deu problemas. Funciona redondo sem nenhum erro de SMART... E ele eu comprei em 2012... Sinceramente, Seagate não compro mais. Prefiro muito mais WD ou Hitachi. Abs!!
Rodrigo Volta
Já tive péssimas experiências com HDs Seagate. Perdi um de 1TB barracuda 7200 do nada começou a dar erros e a abrir o Verificação de Erros do Windows. Era um HD de backup e tinha vários filmes nele. Sorte que eu tinha outro espelho desse HD (afinal, quem tem apenas 1 backup não tem nenhum) e consegui salvar as coisas. Joguei fora. Outro HD que deu pau foi o do meu PC, um SSHD de 1TB que comprei em 2013. Simplesmente ele fazia o micro congelar e travava tudo, aí quando eu reiniciava o PC, a BIOS não o detectava mais. Só desligando o PC pra resolver. Vira e mexe dava isso, fora a lentidão. A performance do SSD de 8GB embutido nele nunca foi aproveitada, já que não fazia diferença. Resolvi então comprar um SSD Samsung EVO de 1TB e resolveu o problema. Comprei tb um HD WD de 1TB Green pra colocar no meu Media Server e deixar lá meus filmes. Meu Mac tem um Seagate SSHD de 750GB e NUNCA deu problemas. Funciona redondo sem nenhum erro de SMART... E ele eu comprei em 2012... Sinceramente, Seagate não compro mais. Prefiro muito mais WD ou Hitachi. Abs!!
Dey Pontes
SO PRESTA O WD RED COMO NA MATÉRIA AI TRABALHO COM HDS , JA USEI MAIS DE 2.000 UNIDADES . ATE HOJE QUE ME SURPREENDEU FOI O WD RED .
Dey Pontes
SO PRESTA O WD RED COMO NA MATÉRIA AI TRABALHO COM HDS , JA USEI MAIS DE 2.000 UNIDADES
. ATE HOJE QUE ME SURPREENDEU FOI O WD RED .
Patrick Hipolito
O problema das midias dvds e etc e que vc poim la e guarda,vc nao pode sobrescrever eles,se for para usar um hd da mesma forma que se usa uma midia dessas somente como leitura ate o pior dos hds dura umas 3 vidas nossa.
Profeta Kurumim
Perdão, sugestão errada! Cada ferramenta é projetada para um uso específico. Tente pintar uma paisagem a óleo com uma trincha e verá na hora o resultado. A trincha é 10 vezes maior que um pincel para este tipo de pintura.
Profeta Kurumim
Oi amigos, desculpem-me, parece que vocês como a maioria dos usuários de HDs se deixam levar pela propaganda enganosa dos fabricantes de Hardwares que pensam primeiro nos lucros e por último na satisfação dos seus clientes. Para guardar arquivos importantes não existe atualmente nada mais eficiente do que os "antigos e supostos ultrapassados DVDs de 8,5GB, ou os novos BLUE rays de 40GB Nunca "dão pau" se armazenado com os devidos cuidados. Os programas mais pesados poderão se possível ser divididos em pastas próprias e armazenadas nesses DVDs., armazenamento talvez incômodo, sim, mas nunca te deixarão na mão, e são bem mais baratos.Por outro lado o problema da vida útil desses HDs está diretamente relacionada com a FONTE DE ENERGIA que deverá estar obrigatoriamente dimensionada para tocar o HD sem prejuízo dos demais hardwares que necessitam também da quantidade certas de WATs para funcionarem a contento. Imaginem vocês tentando carregar uma tonelada(TB) de pedras em um fusca 1.0! Ele com certeza vai dar pau na primeira subida. Assim é o HD seja qual for sua capacidade. Os jovens sempre afoitos de estarem na moda se deixam levar pela grandeza dos TBs e esquecem que A FONTE DO PC tem que suportar a nova carga sem esquentar. A solução é verificar a soma de consumo em WATS dos hardweres instalados no PC e comparar com os da fonte. Se for maior a solução é simples: TROQUE POR UMA FONTE COM MAIOR POTENCIA. É uma sugestão, os técnicos de hardwares sabem disso, mas ficam calados para terem serviços. Muita Paz a Todos.
Jefferson Jonathan
Eu também não tenho sorte com hd's da Seagate, a 5 anos tenho um da samsung de 1,5TB e estou pretendendo comprar um de 2TB como HD principal e deixar meu samsung só pra backups.
Leandro.RPG
cheguei nessa materia hoje 3 anos apos o seu comentario, porque estava procurando um hd novo pra comprar, voce teve sorte Cristiano, eu comprei um seagate interno de 1tb ano passado 2015 e fui infeliz na compra com 1 semana de uso o hd comecou a estralar e travar o ruindows e eu tinha de retirar os cabos sata e reconectar, e desde entao vinha sofrendo com ele assim, troquei a fonte por uma de 600w, e foi quebrando um galho ate chegar aos dias de hoje.

Ele agora parece que esta rangendo dentes, comprei um hd externo de 1tb pra salvar os importantes, mas nao deu pra salvar tudo, minha particao de 300gb de jogos e isos de consoles (ps1, ps2, dreamcast, sega saturn, master system, game gear, super nintendo, atari etc.) minha particao de 500gb de animes, fotos, videos e arquivos importantes como apostilas e materiais dos meus cursos, o restante uso 50gb pro ruindows 7 e 50gb pro ruindows xp, e 100gb para os programas, assim quando preciso formatar o sistema eu nao perco meus programas e evito ter de ficar fazendo backups desnecessarios.
Rogerio Resende
HDs sao pra armazenar arquivos e não pra quebrar. É preocupante pra mim que trabalho com produção de imagens saber que tenho que ficar constantemente fazendo backup do backup e trocando HDs ao longo do tempo pra garantir a existência de minhas fotos e videos. Preocupante e caro. Um HD de 4 Tb por exemplo custa hj em torno de 800 reais. Gerando video em 4K que é uma realidade do mercado um HD desses enche em alguns meses. E lembrando que não adianta ter somente 1 pq eles VÃO parar de funcionar mais cedo ou mais tarde, temos uma cifra alta só pra armazenar arquivos. Mais preocupante ainda é entrar no site da Seagate que é a marca que eu costumava a usar, mas que não vou mais usar depois de ter 3 HDs inutilizados, e descobrir que a Seagate vende um software de recuperação de arquivos perdidos. Porra! Se eu compro um HD da Seagate e ele estraga eles me vendem um software pra recuperar os arquivos que o HD deles perdeu??? Tem lógica isso???
Thiago_MR
Com alguns dias de uso um HD *Seagate Barracuda 2tb 2000gb 64mb Sata 3 6gb/s 7200rpm Pc * estragou. Ficou com barulhos altos e estranhos e parou de funcionar.

O mais preocupante é constatar a quantidade de Hds dessa marca (Seagate) que estragam, principalmente após 2 anos de uso, quando já acabou a garantia. Temos muitos usuários dizendo, e tbm podemos comprovar nessa pesquisa ( foram 27.134 HDs, trabalhando nas mesmas condições, então não subestime a nossa inteligência falando que não é válida).

Quando um HD estraga leva junto muitas coisas importantes (há não ser que a pessoa tenha mais dinheiro e mais tempo para comprar o dobro de armazenamento para fazer backup). Ainda bem que a era desses discos frágeis está acabando, o SSD está substituindo-o.
Marcelo Reis
Creio que esse teste que fizeram não reflita a realidade porque para sabermos qual é melhor primeiro devemos investigar o fabricante mais vende (claro que o que vende menos há menor possibilidade de investigação).
A partir dessa informação deve-se investigar a modalidade de utilização (claro que HD levado ao limite extremo de seus componentes, tende a durar menos).
Depois sabermos se a carga da fonte supre a demanda da máquina, porque o maior responsável por danos aos periféricos de computador é fonte cujas saídas estão com defeito ou não atendem a demanda da máquina.
Depois investigar qual o defeito que ocorre com maior incidência.
Depois qual o componente que ocasiona o defeito.
Ai o usuário saberá qual é o melhor
Esse teste de laboratório que foi feito diz muito pouco mas pouco objetivo.
fernando
como eu faço para manda o meu ele estar fazendo muito barulho
Janduir
Hd de qualquer marca é bom enquanto funciona. Obviamente, os seagates apresentaram um taxa maior porque com certeza foram os mais vendidos. É como comparar os índices de defeito de um volkswagen Gol com um Chery QQ. Como o QQ vende menos, espera-se muito menos defeitos. Na minha opinião que trabalho com informática, a seagate é a mais confiável...e tem um rma de 1ª linha. Mandou pra troca, eles devolvem um disco novo em menos de 10 dias... e tem garantia de 3 anos. WDC não é ruim, mas o seu rma demora quase 1 mes...
Flávio Duarte
HDs Seagate são horríveis! Na minha empresa dos 7 HDs Seagate Barracuda 3tb, 5 morreram logo após 1 ano de uso. Mudei de marca, para WD Black Caviar e Samsung para evitar este problema. Sendo bem sincero não comprem hds Seagate.
cara incoguinito
cara nuca compre um hd 250 gb pois nem um tipo de hd com 250 gb e bom compre um de pelo menos de 500 gb para cima
cara incoguinito
carra quantos jogos ou apps vc tem no seu pc e e se vc fosse inteligem guardava dinhero e comprava um de 500 gb
LucasTLopes
Comprei um Seagate de 250gb uma vez, deu pau (não tenho certeza, mas acho que a porcaria da rede de energia teve algo a ver com isso). O problema mesmo foi quando mandei o defeituoso pros E.U.A. e enviaram o substituto (estava na garantia de fábrica), veio zoado (provavelmente um remanufaturado). Enviei de novo, veio outro que deu pau. Agora sou hater da Seagate, se SSD não fosse tão caro, passava tudo pra Intel.
Leo Dio M
Acho que a western digital atualmente tem o melhor disco desktop o black caviar, mais rápido e confiável , o resto dos modelos não parece ser muito diferente da seagate. gostava da série WD RE3 WD RE4 (enterprise) mas não acho mais no brasil,

Seagate ...já perdi a conta de quantos barracuda de 1TB e 2TB perdi, agora só compro seagate constelation ou western digital black caviar, e se o dinheiro está muito curto infelizmente não tem como fugir dos barracuda.

Hitachi ... muito fraco aqui no brasil , mas gostaria de ver esse Deskstar 7K3000 e Deskstar 5K3000 se achasse onde comprar será que tem suporte a rma no brasil ? ahaha

*Acesse o newegg ou amazon e veja a porcentagem de reclamações para cada modelo de cada fabricante, a western digital normalmente se sai um pouco melhor.
Cristiano Brito
Utilizo um HD Seagate de 250GB comprado em 27/11/2007 e só este mês deu pau, consegui fazer ele funcionar e já comprei outro.
Alice Severi Gonçalves
Enquanto meu ex precisou trocar 2 vezes o HD Samsung dele do PC... E um externo parou de funcionar com 5 meses de uso (Samsung)
Alice Severi Gonçalves
todos meus computadores só tiverem Western Digital e nunca tive problemas algum, inclusive tem um PC que está em uso faz 10 anos!
Welington Silva
Gosto muito da Seagate.

www.youtube.com/welingtoninfo
Henrique Valor Caldas
Depois da popularização das nuvens, meu hd externo ficou comendo poeira, uso todos os principais serviços, aproveitando o que eles tem de vantagens, no quesito espaço, nenhum supera esse https://next-d.copy.com?r=27ZJ9n começa com 20GB, ganhando 5GB por indicação, sem limite, tenho uma conta com 1TB já. Dropbox no trabalho, skydrive pra editar os documentos, box (agora com 50 GB) muito bom pra musicas, mas meus arquivos pesados vao no copy mesmo https://next-d.copy.com?r=27ZJ9n
Leonardo Domingues
Bom ver que a Seagate veio a publico dar esclarecimentos, e se tem uma coisa que eu concordo é com a garantia deles, funciona muito bem e é bem grande.
Dayam Lauth Oliveira
Ricardo Oliveira Como eu disse as experiências pessoais de cada um são diferentes, eu obviamente já conhecia a história das fusões e aquisições, e como aconteceram, aceito sua opinião, assim como aceito a de Thiago Oliveira Santos, no entanto meu know-how me deixa a vontade para continuar mantendo minha posição.
Ricardo Oliveira
Desculpe Dayam, mas também trabalho com informática há mais de 15 anos e discordo veementemente de você que a "WD é lixo" assim como a "Seagate é o melhor fabricante de HDs" - ao menos nos dias de HOJE!

WD foi ruim algum dia? Sim... Mas ainda assim não superava nem de perto a Maxtor (cuja marca corresponde a cerca de uns 60% dos HDs problemáticos que já tive de lidar - e olha que já tem uns 4 anos que esgotaram os estoques)! Situação essa que não melhorou nem mesmo depois da aquisição da Quantum (por parte da Maxtor, em 2000), culminando na compra/fusão da marca pela Seagate.
Já a WD, com a aquisição de diversas empresas "menores" de tecnologias de dados, foi incrementando suas próprias tecnologias e subindo na qualidade dos seus produtos e conceito dos consumidores. Além disso, ela focou por muito tempo no mercado de servidores (os famosos Black Caviar de 10kRPM e 8MB buffer), e isso lhe trouxe um bom Know-How.

Por outro lado, a própria Seagate vem decaindo em qualidade desde a compra/fusão da Maxtor. Basta ver que grande parte dos modelos desenvolvidos entre 2007~2010, com o advento do SATA II e começo até mesmo do SATA III apresentaram muitos problemas de firmware que praticamente "matavam" o HD em poucas semanas. A internet está cheia de relatos deste tipo, a ponto de fóruns e sites especializados (ClubedoHardware, Tom's Hardware...) até mesmo publicarem artigos à respeito.

Por fim, não podemos nos esquecer também: estamos no "brézil-zil-zil", país com complexo de vira-latas e que aceita QUALQUER refurbished (ou "semi-QCC") da vida. No seu relato, não duvido nada que tenha tido a "sorte" de ter em sua região algum revendedor sem escrúpulo algum para receber peças refugadas a um preço mais barato para maximizar ganhos, fazendo com que você e seus colegas acabassem recebendo tantos WD problemáticos assim...
Tanto não duvido dessa possibilidade que até mesmo já me aconteceu de receber diversas MB ASUS e VGAs XFX problemáticas, sendo essas tão bem conceituadas no geral.
Dayam Lauth Oliveira
Thiago Oliveira Santos Desculpe meu caro, não pretendo lhe ofender de nenhuma maneira no entanto tenho de lhe dizer que nunca pedi por sua confiança, embora meu relato tenha a intenção de salvaguardar desavisados, faz uso da informação quem assim julgar prudente, é evidente que nunca dediquei meu tempo especificamente para isso, mas, consertei em alguns casos, e substitui em outros, alguns hds nesse tempo, western digital é a marca com a qual menos trabalhei a que chegava pra mim nos micros, em menor quantidade, mas sempre que eu via um western digital ele estava ou batendo cabeça ou com deterioração da camada magnética do disco, aumentando a cada giro a quantidade de bad blocks, ou com a placa lógica queimada( algo que não credito a marca e sim a má qualidade das fontes atx genéricas ). É verdade que substitui muito mais hds de outras marcas, mas todas as vezes que me chegava um micro em que o hd era western digital o defeito, ou um deles, era o hd. Eu lembro de umas duas ou três vezes em que vi um hd western digital funcionando em micros com mais de 1 ano de uso sem defeito nenhum( até estranhei ). Pode ser até coincidência que isso tenha acontecido comigo, e com mais uns 5 colegas de profissão dos quais tenho relatos, embora eu ache improvável. Entenda que não trabalho para, nem recebo nada de, nenhuma empresa de hds, e não tendo rabo preso com ninguém, não tenho a necessidade de mentir favorecendo alguma delas, isso torna meu parecer confiável, o método de levantamento é simples, mas existe meu caro, e foi descrito acima, acredito que sejas capaz de percebe-lo. Realmente eu deveria ter escrito boa parte do que escrevi neste post, no primeiro, para que não restasse dúvidas, não o fiz por preguiça. Não tenho intenção de discutir esse assunto novamente, portanto sinta-se a vontade para dizer as últimas palavras só não tente desacreditar um profissional competente com mais de 15 anos de profissão que começou a programar aos 8 anos de idade em BASIC num msx antes dos hds modernos serem inventados. Passar bem.
Wesley Lopes de Oliveira
3 anos? hahaha eu uso o meu da Samsung(nem SATA é) desde 2005. Formatei ele apenas 3x e funciona que é uma beleza.
Thiago Oliveira Santos
Ainda assim é só uma afirmação sem verificação científica e sem método de levantamento confiável. Não estou dizendo que vc está errado. Restou dizendo que afirmações categóricas assim são vazias e não merecem crédito
Dayam Lauth Oliveira
Thiago Oliveira Santos Sou técnico a mais de 15 anos meu caro, é o suficiente pra que eu possa lhe afirmar o que escrevi acima, meu relato acima retrata a minha experiência e de colegas de profissão... Evidente que como não presenciou nenhuma delas você pode discordar do que lhe digo, talvez inclusive suas experiências pessoais lhe apontem outros resultados, isso no entanto não vai mudar o fato, de que nos 15 anos que trabalho western digital se mostrou, ao menos pra mim, a pior fabricante de hds...
Thiago Oliveira Santos
Só faltou o estudo estatístico. Dizer que algo é fato indiscutível não o torna um fato indiscutível
Dayam Lauth Oliveira
Western Digital é lixo, desde que comecei a trabalhar com informática a uns 15 anos, isso é fato é indiscutível, Samsung as vezes apresenta problema nas placas lógicas substituídas ou consertadas fazem o hd durar mais 2 a 3 anos, Seagate é o melhor fabricante de hds desde que os Quantum sairam do mercado.
Carlos Alex
Pois é. Acho que isso é bem relativo mesmo, pura sorte. Estou com um seagate barracuda black 1TB a um ano e até o momento nenhum badblock/falha. Deus conserve assim.
Carlos Alex
Tenho um Barracuda Black 1TB SATA6... vou ficar de olho no danado.
Jonas Seerig
Quando se trata de HD de notebook, 90% das falhas são com HDs da WD, pelo menos comigo é assim. Seagate muito poucos!
bixu.lezadu
No blog da empresa tem a descrição mais completa do estudo, e de fato a parcela de WD's é bem menor que Hitachi e Seagate - quase 1/6 da quantidade de quaisquer dos outros dois estudados (~<3k unidades WD para ~<13k unidades tanto dos Hitachi quanto dos Seagate): http://blog.backblaze.com/2014/01/21/what-hard-drive-should-i-buy/

Ainda assim acredito que tenha sido uma amostragem considerável - Toshiba e Samsung sequer dão as caras no gráfico, tendo menos de 100 unidades testadas - e válida para escolha do componente. Outro dado interessante é que a esmagadora maioria de MODELOS Seagate teve uma taxa anual de falhas acima dos 7% - sendo que a campeã, o Seagate Barracuda 7200
(ST31500341AS) teve uma taxa acima de 25%!
(vou desconsiderar o Barracuda Green com 120% pois a amostragem foi "baixa" - 58 unidades)
Marcelo Camargo
O meu seagate duro 3 meses de 1TB esta na assitência..Soubesse disso nem tinha pego o seagate.
Junior Carvalho
È seagate não é mais como antigamente.
bixu.lezadu
Tenho dois WD Blue Caviar 500MB trabalhando em RAID 0 aqui desde meados de 2011 e mais um em outra máquina, todos dando conta supimpamente do recado...
O interessante é justamente que, na época que comprei esses três (estava montando um pc do zero, e dando upgrade em outro), soube que a Maxtor tinha acabado de comprar a Seagate (ou o contrário) e - apesar dos Seagate serem muito bem elogiados à época - decidi pelos WD justamente por receio dessa fusão de empresas.

Sempre tive problemas com Maxtor's (mesmo depois da compra da Quantum por eles), e não quis repetir o erro mais uma vez. Por sinal acertei na escolha! :)
Alexandre Salau
interessante ver que os Western Digital dão pau logo nos primeiros 2 ou 3 meses, se não falharem, pode confiar.
Alexandre Salau
Os dados são percentuais e não números absolutos.
Bruno Cabral
Digo (quase) a mesma coisa...
Meus HDs da Seagate e os da Sansung duraram mais do que os da hitachi.
Bruno Cabral
A hitachi é o que mais dava problemas comigo, perdi 2 HDs em pouco tempo.
Já Sansung e Seagate costumavam durar bem.
Raul Kleemann
Também sou um infeliz proprietário de um Seagate Barracuda Green 2TB. Após cerca de 2 anos de uso, já tive vários problemas com bad blocks, por enquanto, sendo corrigidos pelo chkdsk. Mas já tenho backup de tudo, pois não sei até quando ainda vou conseguir contornar esses problemas.
@
tem original e pirata
Ederson Rossi
o meu esta funcionando perfeitamente ja tenho ele a 6 anos sansung 8 tb
Roberto Camargos
seagate ja foi hd confiavel ,cansado de pegar pc e notebook com hd seagate com milhoes de badblock com 3 meses de uso ,desde seagate comprou a samsung nunca mais prestou
Vinicius Coelho
o meu de 1.5 TB durou apenas um ano e meio :/
Joao Guilherme
Cara, engraçado isso, eu tenho um Seagate Barracuda Sata3 1TB e sempre achei estranho pois meu HD antigo da Samsung apresentava melhor desempenho que ele. Na inicialização do Windows mesmo ele é bem mais lento que o Samsung. Depois dessa matéria vou ver se junto uma grana pra comprar um WD ou Hitachi e ver se é realmente o HD. :|
Alberto Prado
O foda é que essa linha Red WD é cara pra caramba... =/
Mas a pesquisa é bem condizente com que eu ouço de relatos por aí.
Eu já tive HD de quase todas as marcas e nunca deram problemas. Só barulhos tenebrosos no uso, mas fora isso...
Rafael Machado de Souza
não há menção de quantos discos foram usados. os da seagate podem dar mais problema pois respondem por uma quantidade maior....tem que ver certo qual a metodologia usada.
Renato Cron
É bom você trocar depois de 3 anos, mas lembre-se que você não usa eles 100% do tempo, igual essa empresa de backup utiliza!
David Otoni
Meus HDs da Hitachi sempre deram pau, enquanto os meus da WD tão aqui vivos e bem a anos, WTF?
Rafael Rezende
Sempre confiei nos hds da seagate... que buxa hem!