Canal Nostalgia está são e salvo

Warner retirou um dos strikes que poderiam tirar página do ar

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

Pelo menos por enquanto o Canal Nostalgia no YouTube está são e salvo. O criador da página, Felipe Castanhari, chegou a um acordo com a Warner para a retirada de um dos strikes que punham o canal em risco desde a semana passada, conforme relatamos nessa reportagem especial. Não, ainda não foi dessa vez que a Fox se pronunciou sobre o assunto.

Calma, tá tudo bem agora
Calma, tá tudo bem agora

Apenas para rememorar: o Nostalgia recebeu um terceiro strike no sistema de notificações do YouTube que poderia pôr fim ao canal. Com a retirada da reclamação da Warner, por ora fica tudo bem. Castanhari contou que teve conversas tanto com representantes da Warner quanto da Fox, mas foi a camaradagem da empresa dona do Cartoon Network que deu sobrevida ao canal.

Pelo que ele explicou, a irritação da Warner não tinha a ver com o uso de material original produzido por eles e reproduzido no Nostalgia, mas sim da associação de personagens infantis em músicas com conteúdo voltado para um público mais velho. As duas montagens incluíam cenas das Meninas Super-Poderosas cantando “Show das Poderosas” e do Johnny Bravo interpretando “I’m sexy and I know it”. Duas marcas intimamente ligadas ao universo infantil. O próprio Castanhari disse que dá razão para a Warner nessa questão.

Os dois vídeos com personagens do Cartoon continuarão fora do canal.

Em relação à Fox, as conversas continuam, mas não há nada de concreto. Há uma promessa de também retirar o strike, mas por ser um grupo de mídia bastante grande, as coisas têm que andar internamente até que o responsável dê o parecer final.

A ideia por enquanto é de não mexer mais com conteúdos do grupo Fox até que haja um diálogo bem estabelecido com os representantes da empresa – que é dona de produtora de filmes, canais de televisão e muito mais. Castanhari disse que não teremos homenagens aos produtos da Fox no futuro breve.

Ele também disse que o Canal Nostalgia continua funcionando a plenos vapores e até adiantou sobre o que será o vídeo dessa quarta-feira (22): a Rede Manchete de Televisão! Entra no ar às 18h.

Já o canal de backup criado emergencialmente caso tudo desse errado vai continuar lá, existindo, mas sem receber atualizações. Apenas por precaução, sabe? São quase 280 mil inscritos.

Embora a Warner tenha demonstrado generosidade nessa questão, ainda falta saber o que as empresas têm em mente para o futuro. Afinal, é de se esperar que casos similares apareçam. Eu tentei contato com os escritórios brasileiros da Fox e do Google/YouTube, mas nenhuma empresa quis conversar sobre a o uso de material com direitos autorais na internet para o tal do Fair Use.

Atualizado em 22/01 às 13h

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados