Início » Jogos » EA paga - e muito bem - para youtubers promoverem seus jogos

EA paga - e muito bem - para youtubers promoverem seus jogos

Avatar Por

Ontem falamos da ação da Machinima que pagava youtubers que falassem bem do Xbox One e todas as implicações éticas e legais que isso traz. Hoje, outra empresa de games é acusada de fazer o mesmo: a EA, por meio do programa Ronku.

O Ronku, segundo é dito no site, existe para "conectar grandes gamers do YouTube com as pessoas que fazem os jogos que eles adoram jogar". Na prática, é uma plataforma de remuneração de youtubers para que eles promovam jogos da EA.

A denúncia veio do fórum NeoGAF, junto com screenshots dos "briefings" das campanhas de Battlefield 4 e Need For Speed: Rivals, detalhando o que deveria ser mostrado e enfatizado - como os efeitos do Levolution no BF4 e cruzar a linha de chegada em N4S - e o que deveria ficar de fora - basicamente, os bugs dos jogos.

K524Kmz

3xBYPm9

Segundo o fórum, os youtubers que aderirem às campanhas também não podem mencionar que estão sendo pagos. O usuário que fez a postagem diz que, no documento ao qual teve acesso, o youtuber é orientado a manter todos os assuntos e detalhes relacionados à ação confidenciais, inclusive a remuneração oferecida. Que, aliás, é bem generosa: a EA oferece, normalmente, 10 dólares a cada mil visualizações dos vídeos.

r8tXTYd

O problema é que, ao fazer uma publicidade e não sinalizá-la como publicidade, o youtuber está infringindo a lei: a Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC) diz que é necessário deixar claro que se trata de uma propaganda. A mesma coisa acontece no Brasil, aliás: a CONAR exige que toda publicidade seja sinalizada como tal.

Já ser pago para falar bem de algo é ferir os princípios da ética e desrespeitar sua própria audiência - aquela que vê os vídeos e é responsável pelo youtuber conseguir contratos comerciais e dinheiro no bolso.

Ninguém encontrou, por enquanto, provas de que o tal documento no qual a EA supostamente pede que fique tudo na surdina é verdadeiro. Mas, em nota, a empresa o contradiz, dizendo que "o programa exige que os participantes obedeçam as orientações da FTC e identifiquem quando um conteúdo é patrocinado" - nesse caso, não há nada de errado nos vídeos patrocinados, de acordo com a lei.

Com informações: Gamespot

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Iury Ryan
Isso se chama inveja .-.
Lucas Herrera
Manoel Antônio Ixi cara faz tempo que passou essa demonização da Microsoft e adoração do Google.

Todas as empresas agora possuem seus fãs, defensores e haters que são ávidos em suas "opiniões".
Fernando Gravina
Dá um ódio desses seres... passam o dia inteiro e ganham dinheiro pra caralho... pra comprar mais jogos!
Alguém joga uma bomba neles?
Diogo Ramos Gutierre
Total sem confiança para ver o vídeo desta galera.
Manoel Antônio
Lucas Herrera, certo. Mas eu não citei seu nome. Na verdade nem sei se falaram mal da MS. Mas, como é comum qdo a empresa "erra", neguim terminar de tirar o coro dela, então logo deduzi q assim o fizeram. Um exemplo claro é essa nova falha grave descoberta no Chrome, q permite q sites maliciosos escutem a gente pelo microfone. O Google foi alertado há 4 meses e até agora não tomou providências. Se fosse o IE, da MS, seria mais um motivo pros detratores xingar, soltar piadinhas como Rwindows, M$... e por aí.
Mas como é do Google, então tá tudo bem.
Lucas Herrera
Eu não meti o pau em ninguém, só pra falar. Mas o fato de outras fazerem não justifica a MS fazer (caso ela realmente faça).
Manoel Antônio
Quer dizer que é só a Microsoft que paga? Cadê os detratores que meteram o pau na empresa no outro artigo do TB? Pelo visto todas elas fazem isso. Se brincar até a Sony faz isso.
Errado é. Acho que não precisam chegar a esse ponto. Sem falar que ficar feio pra empresa responsável por tal prática.
Rafael Costa Biasi
Os maiores Youtubers recebem de $10.000 a $40.000 por mês, dependendo da quantidade de views.
Pedro Moisés
Fiquei com certa inveja dos youtubers. Receber isso tudo pra ficar jogando? Meu sonho.