Início » Telecomunicações » Virgin Mobile se prepara para entrar no Brasil após fechar acordo com a Vivo

Virgin Mobile se prepara para entrar no Brasil após fechar acordo com a Vivo

Paulo Higa Por

O Brasil está prestes a receber uma nova operadora de telefonia móvel. A britânica Virgin Mobile anunciou que assinou um contrato de compartilhamento com a Telefónica para usar a rede da empresa espanhola no Brasil e no México. Para iniciar suas atividades no país, a Virgin Mobile afirma que aguarda apenas a autorização da Anatel.

A Virgin Mobile funcionará como uma operadora móvel virtual, ou seja, usará os equipamentos da Vivo para fornecer serviços de voz e dados, mas será responsável por montar toda a estrutura comercial e de atendimento. No Brasil, há outras empresas que funcionam como operadora móvel virtual, como a Porto Seguro Conecta e a Vodafone Brasil.

virgin-mobile-logotipo

Quando a Virgin Mobile demonstrou interesse em entrar no Brasil, a operadora afirmou que pretendia mirar no público jovem, focando principalmente em ofertas de pacotes de dados. Os planos pré-pago e controle, que fazem bastante sucesso por aqui, são as grandes apostas da empresa para o mercado brasileiro. A ideia era iniciar as operações em 2013, o que não aconteceu.

O modelo usado pela Virgin Mobile no Brasil não é diferente do que a empresa adota em outros 10 países, onde conta com mais de 18 milhões de clientes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a operadora também funciona como uma operadora móvel virtual e usa a estrutura da Sprint. No Chile, primeiro país da América Latina a receber as operações da Virgin Mobile, há um acordo com a Movistar, outra empresa do grupo Telefónica.

Agora que a Virgin Mobile fechou um acordo para usar a rede da Vivo no Brasil, falta aguardar a liberação da licença pela Anatel. Ainda não há uma data definida, mas Richard Branson, o chefão do grupo Virgin, diz que a empresa começará a operar no país "tão logo a aprovação do órgão regulador brasileiro for obtida".

Com informações: Valor EconômicoComputerworldReuters.

Atualizado às 15h01.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Iuri Lima
Conheça a Veek, uma nova forma de se conectar! Acesse www.veek.com.br e use o meu #VeekCode: #arickka
Tiago Miranda
Oque aconteceu ? Já estamos no meio do ano e nada da Virgin Mobile chegar ao Brasil, será que desistiram ? Alguém tem mais informações ?
Yago G. Oliveira
NTT tem que estar pra usuário stel-smp final
Tallison Lucas
Yago G. Oliveira O Pessoal de Toronto fala direto que a Virgin Mobile é a pior operadora da cidade. Daí aqui no Canada eles tão fraco e então vão explorar o Brasil que é mais fácil.
Wellington Gabriel de Borba
Cara, tem regiões do Brasil em que todas as sub-faixas de frequência estão ocupadas, principalmente em 3G. Colocar outra operadora, uma quinta, necessitaria reduzir o a largura de faixa de outras operadoras e para isto acontecer, as atuais precisariam ser indenizadas, uma vez que elas pagaram pelo direito de uso sobre elas. Além disso, por ter menos expectro para utilizarem, precisariam investir ainda mais em equipamentos, para manter a atual qualidade, que já não é boa. Só que estes equipamentos custam dinheiro que seria repassado para nós. Ao meu ver operadoras móveis virtuais são neste a melhor opção. Elas tem um poder fogo muito maior para negociar com as grandes devido a quantidade que vão comprar. Outro aspecto é que elas vão explorar nichos que as grandes não conseguem, traria uma economia em escala.
Arthur Vicentini
Bruno Valente Na verdade, a Virgin tem dado certo lá fora com MVNOs (por exemplo: nos EUA eles usam a rede da Sprint, no Reino Unido usam a rede da EE - joint-venture entre Orange e Deutsche Telekom, e assim em diante).
Léo Oliveira
João Manoel É por isso que tudo continua ruim. Por que se tivessem uma visão ampla,e tantos os clientes como a operadora tivessem otimismo pelo o que oferecem, o serviço não seria ruim.
Léo Oliveira
Bruno Valente Nossa muito legal esse plano da TIM Intalia, né? Já que não leu o regulamento saiba que das 17 as 24h eles limitam sua conexão ao 3G a somente 128Kbps. Muito top né, você pagar o equivalente a +- 20 reais pra um plano de 70Mbps que só te entrega 128Kps e 1GB de dados. Compare este plano incrível que você mostrou com os atuais da qui, não tem diferença. Você é mais um daqueles que só reclama cara. Se quer uma operadora incrível, simples, pague 6 mil pra ANATEL pra ter uma licença de operadora e saia instalando ERBs pelo país, simples. Só por que a Virgin é operadora de outro mundo significa que ela vai ser ruim aqui vendo o histórico das atuais? Se continuares pensando assim é aí que nunca teremos melhora, pois só ficar reclamando não adianta, isso é fácil fazer, agora apresentar soluções como limitar o número de clientes por faixa de espectro, ou aumentar o número de ERBs você não quer, prefere reclamar . Meu, abra a mente, pare de reclamar sem ao menos experimentar, parece que é o que a maioria faz, tem tanto medo da evolução que fica fadado ao que é antigo sem ao menos olhar para o novo. Mesmo que a Virgin vá usar as ERBs da Vivo, que particularmente considero a escolha certa visando a quantidade de sinal que ela possui, e aos 40+40MHz do 4G. Agora fica aí pensando que as nacionais são as piores do mundo, mas não sabe os que os clientes da AT&T passam, isso por que ela oferece ótimos planos. Esse seu pessimismo só mostra que você é daqueles que não tem visão do futuro, só quer ficar preso ao que já tem, "né bonitão"?
João Manoel
Bruno Valente É o típico acomodado que se contenta em reclamar de tudo e de todos em qualquer chance que tiver. Reclama de que nada melhora, mas ele está igual.
João Manoel
Como sempre, pessimismo everywhere.
Felipe Mário
Creio que isso seja uma boa notícia, mesmo que ela use a infraestrutura de outra operadora pois não deixa de ser uma concorrente nova e quem sabe no futuro ela não implanta sua própria infraestrutura?
RamonGonz
caramba mais uma a usar a rede da Vivo... esse bolo nao ta fatiado demais nao hein? quanto aos planos da virgin, espero que sejam bons!
Ernâni Machado Alvarenga
Leandro Camilo - Não sou tão otimista, acredito que vai ser mais um nome no "acordão" que visa dividir os lucros nababescos e garantir a inépcia dos serviços e os baixos padrões de qualidade, nivelando tudo pelo mais raso e podre. Ok, é a Virgin, mas tudo que entra no Brasil, para estes serviços tocados na base da concessão e com restrições de entrada, vira um ajuste entre amigos. Aqui no Rio não dá pra dizer quem é pior entre Oi, Vivo, Tim e Claro e os valores cobrados são praticamente cartelizados. Arthur Vicentini - Tem certeza que não há mais faixa de frequência para novas operadoras? Acho que o problema é político (acredito que tenha gente levando para manter o status quo e evitar a concorrência no setor, que gera lucro para 4 grupos econômicos) e, principalmente, de falta de interesse em investir numa malha de comunicação a partir do zero. Até porque o brasileiro, sabidamente, aceita o pior de boa... e pagando bem caro por isso. Basta olhar pro nosso 4G - caro, sem cobertura e com péssima performance - e ver quase ninguém reclamando e a ANATEL consentindo. Daqui a pouco começa a Copa e vai acontecer o colapso há anos anunciado... um monte de gente vai esbravejar, dizer que vai fazer e acontecer, depois volta tudo ao que era antes, até que novamente ocorrerá nas Olimpíadas. Nesse contexto, se eu fosse o dono de uma Virgin, Verizon, AT&T da vida, "alugaria" a rede podre existente só pra ficar no mercado e já ir montando uma base, mesmo sem lucros, apenas esperando uma das quatro caírem e serem colocadas a venda por uma ninharia.
Leandro Camilo
Bruno Valente, cara. Abraço!
Bruno Valente
Leandro Camilo Cara, na boa? Eu reclamo do que eu quero, aqui sou livre para postar toda e qualquer opinião que eu tiver sobre o assunto. Tá incomodado não leia os comentários. Agora, se você é o trabalhador, deve ter muito dinheiro não? Pra ficar escrevendo um texto enorme pra dizer uma coisa que poderia dizer em duas linhas. Sempre terá quem crítica o crítico, achando que o minimo de conhecimento é suficiente. Estou falando em termos de BRASIL e não especificamente da empresa nova. Vai aprender a interpretar melhor texto, volta pra escola pra DEPOIS vir falar pra mim que devo fazer algo pra mudar minha vida. Comediante
Vagner Alexandre Abreu
Não seria mais fácil comprar a TIM não?
Bruno Valente
Léo Oliveira http://www.tim.it/internet/internet-4g-plus dá uma olhada no valor da 4g da tim na italia e a velocidade de internet (70mb). Você quer que eu acredite que por mais barata que sejam as tarifas da Virgin em outros paises e por mais que o atendimento seja excelente, aqui no brasil vai ser igual? Acha mesmo que de repente chegaria uma operadora para nos salvar de todo o mal que as outras nos trazem? Ohhh, nossa heroina. O preço vai ser praticamente tabelado como é em todas hoje. Não usam 100% os seus recursos pois estão esperando o que? Me criticar e encher de perguntas é facil, mas provar sua visão aí ficou um pouco dificil né bonitão?
Leandro Camilo
Bruno Valente, cara na boa. Você trabalha de graça? Ou quando você vai procurar um emprego, você pede de salário exatamente o que você precisa para pagar as suas despesas do mês? Todo mundo trabalha pra pagar as contas e sobrar um dinheiro para compra uma roupa, comprar um eletrônico, pra guardar, pra qualquer coisa. Você acha que uma empresa é diferente? Filantropismo não alimenta ninguém. Agora suponhamos que a empresa vise somente o lucro e não entregue um serviço de qualidade. Você é obrigado a comprar o serviço dela, caro e ruim? Então cara, para de reclamar de tudo, achar defeito em tudo, falar mal de tudo, principalmente do que você nem teve trabalho de buscar no Google para saber melhor e vai fazer alguma coisa para mudar a sua vida.
Leandro Camilo
Yago G. Oliveira, exatamente. Fora que vai usar a infra de outra empresa, logo vai exigir serviços de qualidade para entregar para os clientes. E também vai ter que brigar com preços mais justos, senão não vai ganhar assinantes. Eu vejo isso com muito otimismo.
Leandro Camilo
Eu vejo diferente. Eu vejo que neste caso é mais um concorrente, que vai exigir serviços bons da empresa que fornece a infra e vai brigar por preços mais interessantes para poder concorrer que os jogadores atuais e ganhar clientes. Eu vejo que vai ser um incomodo para as demais operadoras.
Leandro Camilo
Bruno Valente, faça uma pequena pesquisa no google e você vai conhecer um pouco mais da Virgin e todo o império que está se tornando... E não é a toa, não é explorando, porque só explorado quem permite ser explorado. Vou te ajudar: http://lmgtfy.com/?q=virgin
Léo Oliveira
NTT já opera aqui uashuahs Mais só pra grandes multinacionais =/
Bruno Valente
Yago G. Oliveira Esperamos que sim. Um 4G de 10GB por um preço justo de 69,90? Atendimento de qualidade, excedendo às expectativas, que é o minimo que todas deveriam fazer? Deus te ouça
Jeff Carvalho
Concorrência é sempre bem-vinda.
Léo Oliveira
Bruno, a Virgin Mobile é sinônimo de qualidade e bom atendimento, que é modelo para outras operadoras, em TODOS os países que ela atua. Só porque ela vai usar a rede da Vivo já está reclamando? Você sabia que NENHUMA operadora explora 100% os recursos de suas ERBs (Estação Rádio Base)? Você já pesquisou saber mais sobre a Virgin e as tarifas que ela aplica em outros países? Acho que não, afinal brasileiro, não generalizando é claro, só sabe reclamar e reclamar, nunca apresenta solução para os problemas ou não procura saber mais antes de sair por ai "botando a boca no mundo".
Yago G. Oliveira
Concordo quando você diz que as empresas lucram bastante aqui. Mas ainda acho cedo para ter uma opinião concreta. Deixa pegar fogo, não se queima mais do que um certo tempo, no caso o povo. O mercado de telefonia brasileira é bastante resolvido, caro, mas resolvido. Ela vai aprender pra abocanhar alguns clientes.
Arthur Vicentini
THIS JUST IN: radiofrequência não cresce em árvore.
Bruno Valente
Yago G. Oliveira O sistema é obvio. Serei otimista se conseguir me citar duas empresas que vieram para o brasil, com o intuito de entregar um bom serviço, além de lucrar em cima de nós, pobres trabalhadores de classe baixa/media-baixa/media. Otimismo nesse ramo é ilusão, com todo o respeito Yago. Posso estar errado, mas acho que a "Virgin" não deu muito certo fora, e veio pra cá, justamente porque é muito facil lucrar em cima de uma nação que se contenta com pouco, e paga muito por isso, me entende?
Yago G. Oliveira
Ela trará novos planos. Os contratos são feitos para nenhuma influenciar a outra, apenas usar seus equipamentos. Melhorará a concorrência baseado em Oi, TIM, Vivo e claro. Trará idéias do exterior e aplicar aqui.
Yago G. Oliveira
Não estou te entendendo. A operadora nem iniciou os seus trabalhos e você acha que ela vem só pra nos "extorquir". Calma, quem sabe ela pratique preços melhores? E a estrutura da Vivo, pelo menos aqui, é muito boa, sobra até demais.
Bruno Valente
Tenho certeza que escolheram nosso país, justamente porque é facil explorar o povo daqui. Só molhar a mão de alguns políticos, investir o minimo de dinheiro em infraestrutura e atendimento de qualidade, pronto. "Ouvi falar que os brasileiros são tão ricos que vão pagar carissimo pelos nossos serviços de baixa qualidade em que investimos tão pouco." Peraí, vou vomitar um pouquinho ali..
Bruno Valente
Infelizmente Jhonattas, a vontagem pra nós consumidores é : merda nenhuma. O que podemos fazer é deixar de ser cliente de mais uma empresa de idealismo capitalista onde visa apenas maximizar o lucro.
Bruno Valente
Pronto, mais uma agora. Vai usar todo equipamento da Vivo (já insuficiente) e apenas montará um call centerzinho básico que mal paga os funcionários, vai cobrar o mesmo valor ridiculo por um serviço pobre e nosso governo ainda permite como sempre, uma multinacional montar a barraquinha pra estorquir a nação. VAMO ACORDA! Essa "Virgin" nunca vai me ter como cliente, isso eu garanto.
Yago G. Oliveira
Oba! Finalmente! Quanto mais concorrência, melhor. Agora só falta a NTT Docomo.
Ernâni Machado Alvarenga
Deveríamos ter mais opções de operadoras, com sua própria infra, isso aí é só uma vampirização fajuta. Não trará concorrência para o setor.
Jhonattas H Gonçalves
Eu não a conheço.. Me pergunto quais as reais vantagens para nós consumidores, com a vinda da mesma para o Brasil.