Google usará Knowledge Graph para exibir descrições rápidas de sites nas buscas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Nesta semana, o Google começou a incluir uma pequena, mas interessante novidade em seu mecanismo de busca: descrições um pouco mais detalhadas dos sites que aparecem nos resultados graças ao melhor aproveitamento das informações do Knowledge Graph.

Para quem não sabe, o Knowledge Graph é uma base de dados dinâmica que começou a ser utilizada oficialmente pela empresa em 2012. O objetivo inicial foi o de permitir ao usuário obter determinadas informações sem ter que sair das páginas de resultados, mas a base também atende a vários outros serviços, entre eles, o Google Now.

Nesta implementação em específico, a ideia é a de que usuário possa saber rapidamente que instituição ou pessoa, conforme o contexto, está por trás de determinada página antes de efetivamente acessá-la. Tudo o que é necessário fazer é clicar no nome do site que aparece ao lado de seu endereço. A descrição surgirá em uma pequena janela logo abaixo.

Descrição de site no Google

Com a funcionalidade, o Google espera ajudar o usuário a encontrar informações mais confiáveis. Ao fazer uma pesquisa sobre um fato histórico, por exemplo, é bastante provável que o site do departamento de história de uma universidade forneça dados mais precisos.

É possível que o recurso ajude também o usuário a escapar de páginas perigosas ao pesquisar por temas costumeiramente explorados para a disseminação de malwares.

A disponibilização da novidade está sendo feita aos poucos, cobrirá apenas as buscas feitas em desktops (ao menos no início) e não funcionará para todo e qualquer site. No comunicado oficial, Bart Niechwiej, engenheiro de software do Google, explica que estas descrições surgirão quando páginas notoriamente reconhecidas aparecerem nos resultados ou quando o mecanismo entender que a informação pode ser útil ao usuário.

Ah, sim: as descrições também deverão aparecer com mais frequência à medida que a base de dados do Knowledge Graph aumentar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados