Bastidores: quase tudo pronto para a Campus Party 2014

Campus Party começa nesta segunda-feira (27) e terá 8 mil participantes.
Organização espera receber 160 mil pessoas na área aberta ao público.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas
Ainda está vazio, mas oito mil campuseiros sentarão nessas cadeiras a partir de amanhã
Ainda está vazio, mas oito mil campuseiros sentarão nessas cadeiras a partir de amanhã

A sétima edição da Campus Party Brasil começa nesta segunda-feira, 27 de janeiro. Faltando poucas horas para o início da principal feira de tecnologia do país, boa parte da estrutura já está montada. Neste ano, além das palestras, debates e competições, a organização aposta no empreendedorismo para chamar a atenção dos oito mil campuseiros e 160 mil visitantes que devem passar pelo Anhembi Parque, em São Paulo, até o dia 2 de fevereiro. Nós fomos conferir como estão os trabalhos por lá.

Área gratuita: muitas startups

Com foco em empreendedorismo, a área aberta da Campus Party, agora chamada de Open Campus, está um pouquinho diferente em relação aos anos anteriores. Grandes empresas de tecnologia e comunicação continuam com seus estandes, mas quase metade da área está reservada para as 250 startups que apresentarão seus trabalhos para os visitantes e tentarão atrair os investidores.

250 startups se apresentarão na Campus Party a partir de terça-feira (28)
250 startups se apresentarão na Campus Party a partir de terça-feira (28)

Tem startup de tudo quanto é area de atuação. Algumas delas são bem conhecidas, como o Easy Taxi, aplicativo que chama táxis de maneira prática; o Baixou, que informa quando um produto baixou de preço nas principais lojas online; o HelloFood, serviço de delivery de restaurantes; o MeuCarrinho, ferramenta que permite criar listas de supermercado colaborativas; entre outros.

As empresas ainda estão montando os estandes na área aberta
As empresas ainda estão montando os estandes na área aberta

Arena: conexão mais rápida, magistrais e mais simuladores

A Arena é onde os oito mil participantes ficarão boa parte do tempo. De acordo com a organização da Campus Party, haverá mais de 500 palestras, oficinas e debates sobre 18 temas diferentes, incluindo hardware, robótica, mídias sociais, astronomia, design, programação, segurança, inovação e empreendedorismo. A agenda das palestras está no site da Campus Party.

Palco de Software Livre na Arena
Palco de Software Livre na Arena

Entre os magistrais que se apresentarão no Palco Principal, temos Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden que também é dono de uma empresa de aviação e faz mais uma série de coisas. Ele vai falar sobre o mundo dos negócios e contar sua experiência no gerenciamento de empresas. Também estarão lá Andreas Gal, vice-presidente de mobile da Mozilla; John Lunn, diretor global de desenvolvimento do PayPal; e Talmon Marco, criador do Viber.

Muita gente importante vai se apresentar aí
Muita gente importante vai se apresentar aí

A conexão à internet, como dissemos anteriormente, terá velocidade de 40 Gb/s. Thomaz Henrique Macedo, gerente de engenharia da Telefônica, fez questão de dizer que os equipamentos de rede são redundantes, logo, se um deles falhar, a conexão deverá continuar funcionando. Também haverá reforço no sinal de celular: a Vivo instalou equipamentos no meio da Arena, olha aí:

campus-party-2014-telefonica-vivo

Para quem pretende comer no evento, é bom preparar a carteira: os lanches deverão continuar bem caros. Uma das lanchonetes dentro da Arena mostrava o preço de nada menos que 15 reais por um sanduíche, uma lata de refrigerante e um bombom. Além das lanchonetes e do restaurante, que já estavam em edições anteriores, no cantinho da Arena haverá Domino’s, Spoleto e Black Dog. Eu só não consegui checar os preços.

Comer X-Salada custa caro
Comer X-Salada custa caro
Mais lugares para comer
Mais lugares para comer

Ah sim: a Sabesp vai ajudar o pessoal que estiver com sede.

campus-party-2014-agua

Mais fotos

Os equipamentos que fornecem a conexão de 40 Gb/s estão no "cérebro" da Telefônica Vivo
Os equipamentos que fornecem a conexão de 40 Gb/s estão no “cérebro” da Telefônica Vivo
Os cabos Ethernet (nada de Wi-Fi oficial) e tomadas vão até as mesas
Os cabos Ethernet (nada de Wi-Fi oficial) e tomadas vão até as mesas
Muitas barracas para quem vai acampar na Campus Party
Muitas barracas para quem vai acampar na Campus Party
Quando eu digo muitas, são muitas mesmo
Quando eu digo muitas, são muitas mesmo
Para quem quiser pilotar, tem simulador de avião na Arena
Para quem quiser pilotar, tem simulador de avião na Arena
E os primeiros campuseiros já chegaram
E os primeiros campuseiros já chegaram

Como chegar

campus-party-2014-abre

Os portões do Anhembi Parque, na Zona Norte de São Paulo, abrem nesta segunda-feira (27) às 12h para os campuseiros. Quem não se inscreveu e quiser visitar a área gratuita, pode aparecer por lá entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, das 10h às 21h, quando os portões estarão abertos para todo o público.

Haverá transporte gratuito para o Anhembi Parque a partir da estação Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) do Metrô em todos os dias do evento. Quem quiser usá-lo precisa procurar a Rua Urupiara, que fica a 500 metros da saída da estação, onde estarão sinalizações e monitores para organizar os ônibus. O transporte funcionará no dia 27/1 das 5h às 22h, entre os dias 28/1 e 1/2 das 9h às 22h e no último dia, 2/2, das 7h às 14h.

Como nos anos anteriores, nós estaremos na Campus Party para trazer as principais informações do evento. Além de mim, os tecnobloggers Thiago Mobilon, Giovana Penatti, Lucas Braga, Thássius Veloso e Jacqueline Lafloufa aparecerão por lá. Você vai? 🙂

Receba mais sobre Campus Party na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados