Início » Negócios » OneDrive é o novo nome do Microsoft SkyDrive

OneDrive é o novo nome do Microsoft SkyDrive

Emerson Alecrim Por

Pouco mais de seis meses depois de ter perdido um processo judicial no Reino Unido que a obrigou a desistir do nome SkyDrive, a Microsoft finalmente anunciou o novo nome de seu serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens: OneDrive.

onedrive

A revelação ocorreu nesta segunda-feira, mas a substituição do nome será feita de maneira gradual, segundo a Microsoft, sem afetar as funcionalidades do serviço, mas com outras novidades a caminho. O símbolo, em formato de nuvem sobre um fundo azul, continua o mesmo, como mostram o vídeo e as imagens que a companhia criou para divulgar a nova fase.

Como se vê, trata-se de uma mudança sutil: além de o logotipo ter sido mantido, o nome foi alterado apenas em seu prefixo; este, por sua vez, já tem associação com a Microsoft (em Xbox One). Estes aspectos sugerem que os usuários não terão dificuldades de adaptação e, portanto, não permanecerão utilizando a denominação antiga, tal como aconteceu quando o MSN Messenger foi renomeado para Windows Live Messenger.

Convém destacar que a companhia teve tempo suficiente para pensar em como fazer a mudança causando o mínimo de impacto possível. A operadora britânica de TV Sky Broadcasting Group (BSkyB), autora do processo, concordou em dar um prazo razoável para que a Microsoft pudesse se preparar adequadamente.

Para quem não se lembra ou não soube da história, a BSkyB recorreu à justiça por acreditar que o uso do termo “sky” em SkyDrive não era apropriado, uma vez que seus clientes poderiam não conseguir diferenciar os serviços de ambas. A imagem abaixo, que mostra os apps da Sky TV e do SkyDrive lado a lado no Xbox, foi uma das provas apresentadas.

Apps Sky e SkyDrive lado a lado no Xbox

Pode parecer uma prova absurda, mas foi aceita

O endereço onedrive.com já está associado ao serviço, mas ainda não permite o acesso. Já o domínio onedrive.com.br, curiosamente, redireciona para o site da Locaweb. Há uma explicação: OneDrive era o nome de um serviço similar da empresa brasileira que teve sua denominação alterada para GoDrive. O mais curioso é que esta mudança aconteceu recentemente, levantando a hipótese de este ser o resultado de algum acordo com a Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Paulo Ribeiro
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, 2 coelhos para a Micro
Andre Souza
Perfeito!!! Assim plagia o UbuntuOne e o Google Drive de uma tacada só!!! kkkkk
tccosta09
Eu prefiro muito mais o GoDrive da Locaweb. Sempre funciona direitinho! pra quem não conhece www.locaweb.com.br/godrive
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Talvez porque os serviços delas não tem absolutamente nada a ver entre si, é literalmente impossível a pessoa querer utilizar os serviços de uma mas usar a "errada" e falar "nossa, gostei disso, vou ficar por aqui mesmo, queria acessar a programação de filmes do dia mas acho que vou ficar aqui enviando arquivos pra nuvem mesmo". Se não queriam que houvesse confusão, então escolhesse um substantivo próprio como nome, e não um comum que pode remeter a uma infinidade de coisas. Outro exemplo bizarro mas que a legislação lá fora permite é o registro de palavras ainda mais comuns (principalmente em jogos) como aconteceu recentemente com o "Candy" do CCS (isso porque já tinham registrado Saga antes). Totalmente retardado, por falta de adjetivo melhor.
Vitor Gabriel
Aqui quando entro pro OneDrive.com, vai normal... Aliás, acho que seria melhor Xbox Drive, para combinar com Xbox Video e Xbox Music.
Rafael Andrade
"One Drive to rule them all...'
Antony PS
Não entendi porque a prova parece absurda, já que ambos produtos tem fundo azul, com fonte parecida e carregam mesmo nome no início. Seria absurdo se fizessem um AppleDrive (ok, eles metem um i em tudo, por gosto), com fonte parecida e fundo branco, e a Apple processasse?
fabio50ae
Kkkkkk, Apple com iX, Microsoft com OneX e Google com PlayX
Juan Lourenço
Um grande "eu já sabia" do @Paes haha => https://t.co/RKoTJxlUuP
Allan F Silva
Apenas para efeitos legais
Eduardo Schultz
Necessidade que a empesa que detem o direito de usar o nome ficou enchendo saco!
Fábio Quadros
Qual a necessidade disso? Vai ser igual o MSN que muda de nome mas todos continuam chamando de MSN.