Pouco mais de seis meses depois de ter perdido um processo judicial no Reino Unido que a obrigou a desistir do nome SkyDrive, a Microsoft finalmente anunciou o novo nome de seu serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens: OneDrive.

onedrive

A revelação ocorreu nesta segunda-feira, mas a substituição do nome será feita de maneira gradual, segundo a Microsoft, sem afetar as funcionalidades do serviço, mas com outras novidades a caminho. O símbolo, em formato de nuvem sobre um fundo azul, continua o mesmo, como mostram o vídeo e as imagens que a companhia criou para divulgar a nova fase.

Como se vê, trata-se de uma mudança sutil: além de o logotipo ter sido mantido, o nome foi alterado apenas em seu prefixo; este, por sua vez, já tem associação com a Microsoft (em Xbox One). Estes aspectos sugerem que os usuários não terão dificuldades de adaptação e, portanto, não permanecerão utilizando a denominação antiga, tal como aconteceu quando o MSN Messenger foi renomeado para Windows Live Messenger.

Convém destacar que a companhia teve tempo suficiente para pensar em como fazer a mudança causando o mínimo de impacto possível. A operadora britânica de TV Sky Broadcasting Group (BSkyB), autora do processo, concordou em dar um prazo razoável para que a Microsoft pudesse se preparar adequadamente.

Para quem não se lembra ou não soube da história, a BSkyB recorreu à justiça por acreditar que o uso do termo “sky” em SkyDrive não era apropriado, uma vez que seus clientes poderiam não conseguir diferenciar os serviços de ambas. A imagem abaixo, que mostra os apps da Sky TV e do SkyDrive lado a lado no Xbox, foi uma das provas apresentadas.

Apps Sky e SkyDrive lado a lado no Xbox
Pode parecer uma prova absurda, mas foi aceita

O endereço onedrive.com já está associado ao serviço, mas ainda não permite o acesso. Já o domínio onedrive.com.br, curiosamente, redireciona para o site da Locaweb. Há uma explicação: OneDrive era o nome de um serviço similar da empresa brasileira que teve sua denominação alterada para GoDrive. O mais curioso é que esta mudança aconteceu recentemente, levantando a hipótese de este ser o resultado de algum acordo com a Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados