Início » Negócios » Google anuncia venda da Motorola Mobility para a Lenovo

Google anuncia venda da Motorola Mobility para a Lenovo

Divisão de celulares da Motorola foi comprada por US$ 2,91 bilhões.
Google usará patentes da Motorola Mobility para defender Android.

Paulo Higa Por

motorola-lenovo-company-logotipo

O Google anunciou nesta quarta-feira (29) que fechou um acordo com a chinesa Lenovo para vender a divisão de celulares da Motorola, confirmando rumores publicados na noite de hoje. O valor da transação foi de US$ 2,91 bilhões. De acordo com Larry Page, CEO do Google, a venda permitirá que o Google concentre os esforços em inovações que beneficiem todo o ecossistema do Android.

Larry Page diz que o mercado de smartphones é altamente competitivo, afirmando que a Motorola Mobility será melhor administrada pela Lenovo, que lidera o mercado de PCs no mundo e está crescendo rapidamente no segmento de smartphones. Ele afirma que a Lenovo pretende manter a marca da Motorola, assim como a chinesa fez com a linha ThinkPad, comprada da IBM em 2005.

Fazendo referência ao Google Glass, ao Chromecast e à recente aquisição da Nest, Page declara que o mercado de dispositivos móveis é muito diferente do mercado de gadgets domésticos e vestíveis, e que a venda da Motorola Mobility não representa uma grande mudança nos outros esforços de hardware da empresa.

O anúncio soou como uma confirmação de que o Google estava interessado apenas nas patentes da Motorola Mobility ao comprar a fabricante de celulares em agosto de 2011, por US$ 12,5 bilhões. "O Google vai manter a grande maioria das patentes da Motorola, que continuarão sendo usadas para defender todo o ecossistema do Android", diz Page.

moto-g-music-edition-abre-cor

É importante lembrar que, apesar de ter lançado dois smartphones que agradaram muito ao público pelo custo-benefício, o Moto X e o Moto G, a Motorola Mobility não estava gerando lucro. O último relatório financeiro divulgado pelo Google, referente ao terceiro trimestre de 2013, apontava perdas de US$ 248 milhões. Um ano antes, no terceiro trimestre de 2012, o prejuízo havia sido de US$ 192 milhões.

A Lenovo é hoje a maior fabricante de PCs do mundo e aparentemente também quer se tornar uma gigante dos smartphones, um mercado onde ainda está em quarto lugar, com apenas 4,7% de fatia de mercado, de acordo com o último relatório do IDC, referente ao terceiro trimestre de 2013. A empresa fez grandes aquisições nos últimos anos: comprou a divisão de PCs da IBM em 2005 (US$ 1,75 bilhões), a brasileira CCE em 2012 (R$ 300 milhões) e a divisão de servidores x86 da IBM na semana passada (US$ 2,3 bilhões).

A aquisição da Motorola Mobility pela Lenovo ainda passará pela aprovação dos órgãos reguladores.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eric Sander
Segundo informações a Lenovo da China pertence indiretamente a Google
Augusto Rezende
Alguém sabe o endereço da Motorola ?
Vinicius Silva
sim tudo bem, soque nao sabemos com a lenovo vai administrar a motorola ela pode sim melhorar como tambem pode acabar com a marca ela pode ter comprado so para si livrar da concorrencia .
Marcelo fuzineli
gente pensem uma hoje a lenovo é a maior empresa de pcs do mundo na asia ela é a maior empresa de celulares agora ela chega no Brasil atravez da nosssa motorola... são só valores sendo agregados vejao o celular k900 deles simplesmente perfeito!!!!
Maria Do Carmo Borges
Lenovo esta pegando tudo em?
Tiago Marquardt
Nao tem nada vê a questão de se achar ou não, pois tenho o moto g , pois o preço é incrivel e já nao uso mais Computadores e se você que acha que o nexus que nao já nao é um smartphone com a ultima tecnologia é melhor que o moto x ou moto g você ta precisando ver alguns comparativos!!! E você Lucas Natal parabéns pela escolha do seu Moto x.
Wellington Alves Sousa
Rafael Donis eu particularmente não saio do Android, e não sou fiel a nenhuma marca de smartphone, compro pelo hardware pois no Android com um pouco de conhecimento de programação pode se fazer coisas inimagináveis. Já o WP e IOS são sistemas engessados e não possibilitam nenhuma alteração. Mas vai de cada usuário. Se vai sair do Android, sai para o IOS que com certeza é muito melhor que o WP.
Antony PS
Seja feliz... comprei o meu e depois de uma semana apresentou problemas com a atualização automática (botão power parou de funcionar). Realizei um hardreset e voltou; após mais 2 meses de uso, travou e não voltou mais. Está na assistência à 23 dias. Ai você pensa "pegou um aparelho com problema de hardware", agora vai lá e pesquisa no google "lumia 820 power button problem" e pesquisa quantas pessoas já tiveram o mesmo problema, não limitado ao Lumia 820.
Rafael Olah
Vai tarde peguei raiva da marca, todos os celulares motorola que comprei deram problema. Tenho um Nokia que o desgraçado esta vivo e funcionando até hoje e já tem uns 6 anos.
portela.thiago
Temo, não pelo hardware e desempenho, mas pelo Sistema Android. Os modelos Motorola by Google (D1, D3, G e X) têm um Android limpo, livre de modificações e interfaces pesadas e feias. O recurso google now do Moto X é ótimo, fantástico. Temo que os aparelhos Motorola agora terão um Android sem a "cara" do google, terão um sistema baseado em Android com um monte de coisas em cima, vide Samsung, Sony, LG.. uma pena
_dann_o
A turma, com essa conversa de "ultimo motorola", "vou para a nokia",.. ta achando que essas patentes vao para o fundo do bau? Proximo passo: novos aparelhos by Google (only) Nexus X???? :D
Denão Bats
Realmente Lucas Natal, eu fui um dos “ afoitos" quando comprei meu Nexus 4 em seu lançamento no ano passado por R$1.700,00 e quando fui ver 3 meses depois já se encontrava Nexus 4 por R$990,00, fui cabaço na época e agora sei que NUNCA se compra celular com Android no lançamento, aprendi a lição que não sabia, pois estava vindo de um iPhone 4 que adquiri por R$1.666,0 e e vendi depois de 2 anos de uso por R$1.200,00, agora de raiva ficarei com meu Nexus até queimar, explodir, cair na água etc...se durar 5 anos fico com ele 5 anos ou mais, só de raiva...
Luis Phelipe Guilhao Silva Jr.
GOOGLE AFIRMA QUE O MOTO G E O MOTO X FIZERAM GRANDES PERDAS NO MERCADO MÓVEL
Eric Carvalho
a lenovo tem smartphones muito bons e alguns chegam a custar metade dos concorrentes equivalentes. pena que ainda não investiu nesse mercado no ocidente, embora já seja líder no mercado de notebooks há anos. a maioria de seus modelos são fabricados apenas pra china e índia.
campana
Não vejo nem como um problema para o Moto G / X, compraria tranquilamente. Minha preocupação é se a Lenovo manterá as pesquisas para melhorar sempre os smartphones, sem exigir um custo alto para isso. Existe muito dinheiro do google nas pesquisas para tornar o Moto X um celular de experiência de uso tão boa quanto ele é. O segundo ponto é que o Moto X foi uma revolução nos celulares top de linha, sem necessariamente ter um preço de celular top de linha. Isso acaba puxando pra baixo o preço de todos celulares, e é bom para nós. É esperar pra ver a qualidade + preço + investimento em inovações dos asiáticos. Mas eu não apostaria em uma revolução tal qual o Moto X trouxe (em um mercado onde iphones e galaxys só trazem hardware mais potente com novidades inúteis, e o restante só segue o ritmo)
Ralf Souza
A motorola nao foi destruida, e sim adquirida por outra empresa. Ela vai continuar agradando o comércio com outros motos :)
John Max
Como são mals agradecidos, agora que uma empresa de informatica comprou a mesma, nao quer dizer que vai ferrar tudo, pode se considerar que a lenovo pode aprimorar a motorola fazendo o celular bem mais inteligente e mto mais eficiente. temos que agora aguardar o que vai ser e assim parar com esse ceticismo, depois que a lenovo comprou a IBM em 2005 ninguem flw nda e agora com isso todos reclamam, incrivel. eu tenho certeza de que alguns anos no futuro temos os monopolios de empresa e ai quero ver quem vai reclamar de tal fato
Wyliam Vassoler
Pois é, pelo menos a linha de PCs da Lenovo é ótima.
Jedielson Almeida
Weuller Rogerio P. Faria Posso estar queimando minha língua, mas o certo é: Não espere smarphones bons, com preços em conta, com sistema Android fluído, nem atualizações rápidas, por parte da Motorola de agora em diante.
Thiago Torres
Pessoal fala como o celular Motorola que adquiriram fosse pifar só por causa dessa notícia... Estou rindo aqui com os adeus! hahahahaha Pelamor hein, galera! Só alguém muito ingênuo para não saber que a compra foi por causa das patentes! A manutenção da marca eu também nunca vi como sendo interessante, pois colocava a Google contra suas parceiras comerciais (vide burburinhos quando da compra das empresas que atuavam com android) Eu acho que a Lenovo vai manter tanto a marca quanto a qualidade, visto a forma como a imagem da Motorola melhorou mundialmente
Weuller Rogerio P. Faria
Luiz Ricardo Silveira É uma grande possibilidade, aproveitar buzz positivo gerado pela qualidade da Motorola Google, pra lançar smarphones pra outra faixa de consumo. Mas a Lenovo já tem uma divisão de smartphones que não essa qualidade toda, com marca própria. E são caros.
Thiago Torres
Cara... Estou com um LG G2 (32GB) e estou bastante satisfeito com ele viu... O que todo mundo precisa é pensar fora da caixa mesmo... Android não é só Samsung ;) E, que eu saiba, são muito poucos WP que tem cartão SD...
Luiz Ricardo Silveira
Weuller Rogerio P. Faria Mas duvido que mantenham a mesma faixa de preço.
sias
Inclusive dizem que ela já tinha vendido outra parte da Motorola antes desta venda. Ela comprou um pacote e fracionou, ficando com o que interessava.
sias
mimimimimi...vou tomar o meu leitinho.
sias
Então espera baixar o preço e compra. Até parece que celular é investimento para avaliar desvalorização...
Weuller Rogerio P. Faria
Jedielson Almeida Entendo seu argumento, mas qualquer estratégia da Lenovo, vai obrigatoriamente levar em conta o bom trabalho de revitalização da marca, que o Google implementou.
Jedielson Almeida
Weuller Rogerio P. Faria é forte.. mas lembrem-se que não há mais o Google por trás.. veja como o a Moto era antes e depois do Google.
Weuller Rogerio P. Faria
Exato. A divisão de PCs e Notebooks da CCE é da Lenovo e eles mantiveram a marca, por ser forte nos mercados C e D - A Motorola ainda é marca forte.
Thiago Garcia Koschtschak
Dps dessa Moto Maker no Brasil virou ficção científica
Jinho Eduardo
Neudir Gama é mesmo ? caraca
Thiago Leite
Xperia :)
Luiz Ricardo Silveira
Arthur Campos Verdade, não deixará de existir! Mas esqueça novos celulares de nível "Moto X" por R$1500,00. A Lenovo vai querer lucrar, coisa que a google não fez com a Motorola.
Diogo Ramos Gutierre
Desvalorizar é bom cara. Permite que as pessoas comprem. Antigamente você comprava um PC digamos por 2.000. 6 meses depois com o mesmo preço você comprava um PC muito melhor. Eu até via algumas pessoas criticando isso e tals. São pessoas que querem estar sempre com o melhor o tempo todo, mas não precisa ser assim. Veja como é o mercado de PCs hoje, depois de 1 ano, se você quiser um PC melhor do que o que você comprou, você vai precisar gastar muito mais dinheiro. Isso prejudica a todos. E com celulares é a mesma coisa. Eu mesmo nunca revendi um celular para comprar um novo. Ou ficava com ele até a bateria não servir mais, ou era roubado antes.
Dereck Bolsanelo
mas ele ainda é do google, não foi a lenovo que idealizou
Dereck Bolsanelo
Igor Pedronni Hue BR detected
Leonardo Domingues
Não entendi, porque o smartphone desvaloriza ele se torna ruim? Se for assim, iPhones são os melhores do mercado de longe, já que dificilmente desvalorizam.
Joao Paulo Araujo
Mateus Augusto 4.4 kitkat?
Joao Paulo Araujo
Sem duvida alguma a Samsung tem muito a ver com isso, a Samsung hoje tem muito mais nome e poder que a Motorola, e logicamente a Google so "comprou a motorola" visando apenas suas patentes... a Samsung logicamente trara muito mais lucro para a Google (minha opnião)... achei muito inteligente e bem analisado seu comentario!
Joao Paulo Araujo
Espero que não decaia o Nivel da Motorola que estava voltando a ser boa, mas o tempo e o dono de qualquer resposta, agora e so esperar para ver!
Joao Paulo Araujo
Neudir Gama Incrivel comentario "desnecessario"... O comentario do Vagner Alexandre Abreu foi muito legal, mas o seu... Pareceu que queria Ostentar algo... #Soacho
William Bannach
Zzzzzzz ok
Bruno Di Castro
Logo: CCE = Motorola
Arlys Souza
Dennis Belarmino Pra mim, o melhor app de Youtube é o MetroTube.
Fer
A Google deixou a Motorola um ano no freezer, o que significou uma bela perda de mercado pra marca, ai quando ela finalmente renova a Motorola, colocar seu nome junto a marca e começa a vender, a ponte de em pouco tempo já podemos ver diversos Motos por aí... Não espera a chegada dos lucros (que não precisaria ser tão grande, e o foco ser lucrar com os serviços, assim como os Nexus) desisti, suga todas as patentes e se livrar da marca (ao menos ela não simplesmente matou a marca, como faz com tudo o que compra).
Fer
Eu estou chocado e com o ** na mão... Medo de a Motorola, que finalmente tava se diferenciando, investindo mais na experiencia que nos números de hardware, volte pra mesmice do mercado!
RamonGonz
caramba! arredondando comprou por 12 bi e vendeu por 2 bi??? 10 bi só de patente??? cacetada...
Igor Pedronni
William Bannach Entendo e muito. Tenho tios que têm igrejas e eles me ensinam os esquemas todos. Vc que é burro, chato e feio :p
cassio.sant.anna
Tive um Samsung Galaxy SII depois de um iPhone 3GS. Samsung nunca mais. Passei para Motorola Razr HD e depois um Moto X. Depois agora ... acho q volto para Apple. Pode ser que a Lenovo surpreenda ... mas duvido. Nada como Moto X deve surgir da Lenovo.
Guto Nobre
Povo com medo da Lenovo... Agora me respondem... O notebook Thinkpad da Lenovo é ruim? Muito pelo contrário, estão dentre os melhores e com preço muito mais competitivo... Estou olhando com bons olhos esta aquisição, espero não estar errado.
William Bannach
Igor então vc não entende nada de business bro.
Igor Pedronni
William Bannach Eu acho.
Rodrigo Sanches
Mateus Augusto pelo menos o seu moto g mais pra frente existe possibilidade de instalar uma cyanogem mod ja o meu razr d3 que so é brasileiro fica dificil
Saulo Leal
putz, tem apenas 2 dias que comprei um motoG e só comprei pq era Google ... fudeu! N vo com a cara da LeNovo.
odiegoneves
Tem algum motivo que faça sentido nessa negociação?! Pra mim é a maior loucura que existe!
Daniel Borges
Acabou o sonho. Adeus para o meu Moto G
Washington Dutra
Pode ser pela Lenovo agora. Rsrs' Confiaria? hehe'
Mike Metralha
Ptz... Se você deixa de comprar algo com medo de desvalorização, isso é um problema. Principalmente ao falar de smartphone e demais eletrônicos. Nós vivemos em um mundo capitalista, man! Novidades são novidades por semanas apenas. Eu tenho um SGS3 e sou bem feliz com ele. Pensei em comprar outro melhor, mas desisti. Ele atende minhas necessidades, ainda tem bom desempenho e... É vermelho!
Uberdam Andrade Walker
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAAHAH
André Simões
Agora que vi que você é de Criciúma, talvez por isso que você tenha a impressão de que o Moto X ainda tem valor de mercado alto.
André Simões
Lucas Natal, você precisa se informar melhor. Eu comprei o meu Moto X por R$ 1050,00! Os únicos aparelhos que desvalorizam pouco são os iPhones. Qualquer Android desvaloriza, e não é por causa do aparelho, é por causa da velha "Lei da oferta e da procura". Quando mais vende, mais barato fica. Você só vai vender o seu por mais de R$ 1000 se achar alguém muito ingênuo. Seu argumento até que é válido, mas realmente não acredito se aplique a este caso.
William Bannach
João Manoel e vc acha que é assim do dia pra noite pra reestruturar uma empresa que estava em ruínas?? ..........
João Manoel
Não, não estava. Teve perdas de 190 milhões e 260+ milhões em 2 anos consecutivos com a Google.
Alexandre Galdino
Prejuízo de 10 Bilhões só na venda... É, essas patentes têm que valer muito mesmo viu.
Vinny Mendes
Pensei que o rapaz iria chorar...
Gaba
Apenas para concluir, agora a Google mostrou porque realmente comprou a Motorola: apenas para entrar na briga besta de patentes. Espero sinceramente que o Android se afunde de uma vez, e caia no rank, ficando os outros OS's como iOS e Windows Phone, com a dominância mercado. Quis entrar na briga, e perdeu quase US$ 10 bilhões. Mereceu, é bom pra aprender.
Dymas
CARAMBA, GOOGLE
Max Giudice
Grande cagada !
Gaba
Caraca, essa me pegou de surpresa :O
Luiz Ricardo Silveira
Opções de Android: Nexus, com capacidade de armazenamento limitada, e Galaxyes da vida. Olá, Windows Phone!
Ronaldo Hoch
Cara, todo mundo fala que a Lenovo é ruin, mas eu já trabalhei com PC's da Lenovo e achei o hardware bem melhor que muitos outros fabricantes, bem organizado e fácil de dar manutenção, se eu tenho um pé atrás? Claro que tenho, mas se eles falaram na matéria que eles vão manter o nome Motorola então provavelmente eles iram manter a qualidade. P.s.: A linha Thinkpad é muito ruin, porem os desktops são bons.
Ricardo Garcia
Agora que a motorola estava melhorando...
Neudir Gama
Eu tenho rarz hd
Silvio Ney
Lenovo tá comprando tudo ein?
Christofer Paz de Oliveira
Talvez ele queira revender o aparelho depois de usar, o que é um motivo muito justo para se preocupar com a desvalorização.
Osmar Patrick
O Deus... o carinha gosta de Status...
Christofer Paz de Oliveira
Esperemos. Só porque vai ser comprada, não quer dizer que vai se tornar uma Samsung. Espero que não, o KitKat no Moto x roda MUITO bem sem tranqueiras de fabricantes.
Eriston Gomes
Ainda bem que tenho um Nokia Lumia, só troco por Iphone.. Android nunca mais!!!
Daniel Peralles
é ... veremos como será este mercado agora..
Willan Rodrigo
a motorola agora vai voltar a ser como era antes com smartphone porcaria e caros depois que a Google comprou a motorola que eka começou a fazer smartphone decentes como o d1 e o d3 moto x e agora o moto g
Thi D'Amato Higa
Lucas Natal #mimimi
Nielsen Di Angelis Tavares
Mateus Augusto O.o caramba cara será??? Ai eh dose viu...
Mateus Augusto
Nielsen Di Angelis Tavares Nesse momento estou instalando a que eu acho ser a ultima atualização do meu Moto G, o que é uma pena :(
Juan Vitor C
Arthur Campos Ninguem disse isso
Lucas Natal
Mateus Augusto, infelizmente não vou considerar esse tipo de comentário. O que tenho pra dizer que o Moto X é o melhor custo/benefício do mercado, e esse foi o único smartphone que superou o iPhone. Não me deixo levar por review de hardware. Boa noite, não comentarei mais nesse tópico, e eu compro o que eu quiser.
Arthur Campos
Gente, não é porque a Motorola foi comprada pela Lenovo, que ela deixará de existir
Nielsen Di Angelis Tavares
Mateus Augusto AI vai ter q rolar um processo contra Motorola né? =D Vamos ganhar milhões muahahahahaha =p
Mateus Augusto
Ou nunca chegar!
@
Lucas Natal e daí que seu telefone desvaloriza? As possibilidades do Android são imensamente maiores que do iPhone ou WP, isso que importa!
Mateus Augusto
Yan Gabriel Minário Ele quer um Smart pra se achar e não aproveitar uma pena :(
Lucas Natal
Yan Gabriel Minário Desvaloriza muito! Não do 3 meses e já é possível encontrar nexus 5 por menos de 1300.
Nielsen Di Angelis Tavares
Pelo visto a atualização dos Razr D1 e D3 vai demorar mais ainda..
Yan Gabriel Minário
Coitado, nunca usou um Nexus.
Vagner Alexandre Abreu
Que salada! IBM (PCs) foi pega pela Lenovo. CCE (Brasileira de eletrônica) foi pega pela Lenovo. Motorola (Celular) foi vendida pro Google, o Google dissecou as patentes das estruturas, e vendeu para a Lenovo. Agora imagine um celular Motorola-Lenovo? E que tal um celular Motorola-CCE-Lenovo? :p :)
Fernando Lima
Dennis Belarmino Recomendo o MyTube
Ulquiorra Schiffer
O Google nunca deixou claro o interesse em produzir smartphones. A compra da Motorola foi estratégica, para defender o ecossistema Android, apenas.
Fábio Quadros
Comprei meu Moto G não faz um mês e me vem essa merda de notícia? Agora que a Motorola volta a ser uma merda.
Leonardo Girardi
Dennis Belarmino O whatsapp também sofre com essas notificações! kkk Para vídeos no Youtube, minha dica é o Mega Tube. Ele não usa o IE para reproduzir vídeos, além de poder travar a rotação de tela. Enfim, mesmo que consigamos fazer tudo, ficamos na gambiarra.
Alef Moreira Silva
Vendida duas vezes?. O.o Foram inteligentes em.manter a.marca
Jedielson Almeida
meu primeiro e ultimo motorola! :/ Moto X também
Exibir mais comentários