Sentiu aquela sensação de “isso não vai dar certo” quando o nome OneDrive foi anunciado para o lugar de SkyDrive? Talvez você esteja certo: a One.com, uma empresa de hospedagem de sites com forte presença na Europa, já está estudando a possibilidade de levar a Microsoft aos tribunais por causa da nova marca.

A informação vem do site Neowin, que conversou com Thomas Medard Frederiksen, diretor de operações da One.com. Segundo o executivo, a companhia está conversando com especialistas em marcas porque entende que OneDrive é uma denominação muito próxima de seu serviço de armazenamento de dados nas nuvens, o Cloud Drive.

Sendo mais preciso, Frederiksen acredita que o nome OneDrive pode ser associado à combinação de One.com com Cloud Drive e, assim, “desviar” possíveis novos clientes da companhia de hospedagem.

Este é o Cloud Drive

Este é o Cloud Drive

A Microsoft, aparentemente, fez um extenso trabalho para verificar o uso do nome OneDrive ao redor do mundo. Uma pista disso está aqui mesmo no Brasil: a Locaweb tem um serviço de armazenamento nas nuvens que tinha exatamente este nome, mas o alterou para GoDrive recentemente, sugerindo um acordo entre ambas as companhias, a despeito de nenhum dos lados ter se pronunciado a respeito.

Para Frederiksen, no entanto, esta pesquisa deveria ter sido mais detalhada, ou seja, a Microsoft poderia ter verificado se OneDrive ou qualquer outro nome possível não afetaria marcas semelhantes.

A One.com vai aguardar a análise dos especialistas e de seu departamento jurídico para decidir se vale a pena recorrer aos meios judiciais ou mesmo tentar um acordo com a Microsoft.

O fato é que, se a empresa decidir “partir pra briga”, terá chances consideráveis. Basta lembrar que a Microsoft se viu obrigada a abandonar a marca SkyDrive porque a operadora britânica de TV Sky Broadcasting Group alegou nos tribunais que o nome poderia causar confusão com os seus serviços.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tushar
great article really helpful best wordpress hosting thankyou
Lekynus Sama
curti
Arthur Dubeux
Coloca logo "C:/ Online"
Márius Costa
Bom msm é o DropBox.
Thiago Sabaia
Faça como a Google, coloque Microsoft Drive e tudo certo
jeffersonunes
Isso que dá fazer pesquisas de nomes no Bing ao invés do Google rs
RamonGonz
claro que não. Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra. http://pt.wikipedia.org/wiki/British_Sky_Broadcasting
arlyssb
Cara, você sabe que essa Sky Broadcasting que você está falando é a mesma Sky de TV por assinatura, né?
RamonGonz
não vejo tanta diferença assim nesse ponto. A Sky Broadcasting é uma empresa britânica que só atua na própria Inglaterra. Não sei se é tão conhecida assim...
Rai Limao
Windows Clouds !
Leonardo Domingues
Daqui a pouco eles colocam FuckingDrive e ainda assim vai render processo. lol
Arlys Souza
Se fosse pra implicar com o one, por que até agora NINGUÉM se incomodou com o OneNote que existe há séculos??
Leandro Corso
Eu já lembrei do U2!
Leandro Corso
Uma sugestão pro meu amigo Steve Ballmer: Two Drive. O domínio two.com está à venda!
Matheus Oliveira
Birra sem sentido. É como dizer que alguém confundiu o Cloud Drive com o iCloud. E mais sem sentido ainda foi a da Sky. Mas ai a Microsoft aproveita suas 300 zilhões de marcas e patentes e dá um jeito de ferrar a empresa, que de alguma forma deve utilizar alguma coisa dela, ai o mundo da tecnologia fica de "Mimimi Microsoft malvada".
Exibir mais comentários