Início » Internet » Nome OneDrive pode envolver a Microsoft em outra disputa judicial

Nome OneDrive pode envolver a Microsoft em outra disputa judicial

Emerson Alecrim Por

Sentiu aquela sensação de "isso não vai dar certo" quando o nome OneDrive foi anunciado para o lugar de SkyDrive? Talvez você esteja certo: a One.com, uma empresa de hospedagem de sites com forte presença na Europa, já está estudando a possibilidade de levar a Microsoft aos tribunais por causa da nova marca.

A informação vem do site Neowin, que conversou com Thomas Medard Frederiksen, diretor de operações da One.com. Segundo o executivo, a companhia está conversando com especialistas em marcas porque entende que OneDrive é uma denominação muito próxima de seu serviço de armazenamento de dados nas nuvens, o Cloud Drive.

Sendo mais preciso, Frederiksen acredita que o nome OneDrive pode ser associado à combinação de One.com com Cloud Drive e, assim, "desviar" possíveis novos clientes da companhia de hospedagem.

Este é o Cloud Drive

Este é o Cloud Drive

A Microsoft, aparentemente, fez um extenso trabalho para verificar o uso do nome OneDrive ao redor do mundo. Uma pista disso está aqui mesmo no Brasil: a Locaweb tem um serviço de armazenamento nas nuvens que tinha exatamente este nome, mas o alterou para GoDrive recentemente, sugerindo um acordo entre ambas as companhias, a despeito de nenhum dos lados ter se pronunciado a respeito.

Para Frederiksen, no entanto, esta pesquisa deveria ter sido mais detalhada, ou seja, a Microsoft poderia ter verificado se OneDrive ou qualquer outro nome possível não afetaria marcas semelhantes.

A One.com vai aguardar a análise dos especialistas e de seu departamento jurídico para decidir se vale a pena recorrer aos meios judiciais ou mesmo tentar um acordo com a Microsoft.

O fato é que, se a empresa decidir "partir pra briga", terá chances consideráveis. Basta lembrar que a Microsoft se viu obrigada a abandonar a marca SkyDrive porque a operadora britânica de TV Sky Broadcasting Group alegou nos tribunais que o nome poderia causar confusão com os seus serviços.