Se os rumores estiverem certos, a Microsoft lançará em março uma atualização para o Windows 8.1 que terá mudanças para tornar o uso da interface Metro mais agradável com teclado e mouse. Mas, como acontece com quase todo Windows, uma versão de desenvolvimento do Windows 8.1 Update 1 vazou em vários sites de compartilhamento de arquivos antes do lançamento.

windows-8-1-update-1-desktop

A versão que está circulando na internet é identificada como 9600.16596.WINBLUES14_GDR_LEAN.140114-0237, indicando que foi compilada no último dia 14 de janeiro. Trata-se de uma versão compatível com processadores x64 que traz apenas o idioma inglês. É possível concluir a instalação mesmo sem um serial válido e sem uma conta da Microsoft.

Não há grandes mudanças em relação ao Windows 8.1 lançado em outubro de 2013, mas é possível perceber algumas melhorias para quem não possui um touchscreen. Uma rápida olhada na tela inicial revela os novos botões Pesquisar e Desligar ao lado da foto do usuário. Antes, eles estavam disponíveis apenas na barra de botões, que aparecia ao posicionar o cursor do mouse no canto superior ou inferior direito da tela.

windows-8-1-update-1-14-janeiro

Ao clicar em um dos Live Tiles na tela inicial do Windows 8.1 Update 1, surge um menu de contexto que permite alterar o tamanho (pequeno, médio, largo e grande), desinstalar o aplicativo ou até mesmo fixar um ícone na barra de tarefas da área de trabalho clássica, uma opção que não existe no Windows 8.1.

windows-8-1-update-1-menu-contexto

Após iniciar um aplicativo Metro por meio da área de trabalho, a barra de tarefas continua sendo exibida por alguns instantes e desaparece quando você começa a interagir com o aplicativo. Não é possível voltar a exibir a barra de tarefas colocando o mouse na borda inferior da tela, mas isso provavelmente é um bug da versão de desenvolvimento.

windows-8-1-update-1-barra-tarefas-metro

Posicionar o cursor do mouse na parte superior de um aplicativo Metro faz com que seja exibida uma barra com o título do aplicativo e um botão de fechar. Para quem está acostumado com versões anteriores do Windows, isso é bem mais intuitivo que o gesto de arrastar o aplicativo para baixo, algo que faz mais sentido em telas sensíveis ao toque.

windows-8-1-update-1-barra-fechar

Outras pequenas mudanças incluem um atalho para o Painel de Controle clássico nas configurações do computador, o Internet Explorer 11.0.3 e uma listagem de aplicativos com um índice alfabético que lembra o usado no Windows Phone.

Esta não é a última versão interna que temos conhecimento. Recentemente, o WZor publicou imagens de uma versão do Windows 8.1 Update 1 do dia 26 de janeiro, que inicializaria diretamente para a área de trabalho por padrão, pulando a interface Metro. A versão vazada não possui essa modificação e não está claro se a Microsoft pretende mantê-la na versão final.

A Microsoft ainda não confirmou a data de lançamento do Windows 8.1 Update 1. De acordo com Mary Jo Foley, que costuma ter bons contatos, a atualização será liberada no dia 11 de março, curiosamente a segunda terça-feira do mês, data em que a Microsoft costuma liberar atualizações de segurança. Um mês depois, na BUILD 2014, é esperado que a Microsoft mostre as primeiras informações oficiais do Windows 9.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados