O real motivo da exclusão de Flappy Bird, segundo seu criador

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 6 dias

No fim de semana, o criador de Flappy Bird, Dong Nguyen, afirmou que iria remover o app do Google Play e da App Store. Dito e feito: o jogo, desde o final de domingo, não está mais disponível para download – o que fez com que um monte de jogos parecidos surgisse e muita gente tentando vender iPhone com ele instalado por uma fortuna no eBay também.

Muitas teorias surgiram sobre o motivo da exclusão de Flappy Bird, de ameaças legais da Nintendo à até então versão oficial de que o criador não aguentou o sucesso e achou melhor largar tudo. Mas, em entrevista à Forbes, Nguyen revelou a razão verdadeira para ter excluído o jogo: foi pelo bem dos jogadores.

O desenvolvedor afirmou que fez o jogo para que as pessoas jogassem em seu tempo livre, por apenas alguns minutos. Mas o resultado acabou se tornando extremamente viciante, e foi por isso que Nguyen optou por deletá-lo.

Ciclo de vida em Flappy Bird
Ciclo de vida em Flappy Bird

Além do perigo para os jogadores, o game estava se tornando um tormento para ele, apesar dos estimados 50 mil dólares diários que chegam em sua conta bancária por conta de anúncios: Nguyen afirmou que passou dias sem dormir e deixou de ter a vida confortável de antes. Desde a exclusão, passou alguns dias offline e colocando o sono em dia.

Falando sobre o dinheiro, o desenvolvedor não confirmou a quantia que Flappy Bird lhe rende, mas confirma que é alta. Quanto à suspeita de que a Nintendo forçou a remoção do jogo por conta dos canos verdes idênticos aos de Super Mario Bros., ele diz que isso nunca ocorreu. Também não pretende tomar medidas legais quanto aos jogos claramente inspirados no seu.

Por fim, Nguyen acredita que o sucesso do jogo tenha lhe dado a confiança necessária para criar outros títulos, algo que ele pretende continuar fazendo – outros dois, Super Ball Juggling Shuriken Block, ainda estão disponíveis para iOS. Para quem gostou de Flappy Bird, fica o “obrigado por ter jogado” de seu criador.

Receba mais sobre Flappy Bird na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados