Início » Celular » Estamos sendo vigiados!

Estamos sendo vigiados!

Thiago Mobilon Por

Há cerca de 2 meses, comprei através da operadora TIM, meu primeiro celular de conta: um HTC Touch. Por minhas constantes viagens para São Paulo, decidi que seria melhor pegar um número com DDD 11.

Mas a vida na cidade grande tem seus prós e contras. Por exemplo, não é muito normal no interior ficar recebendo ligação de banco para confirmar dados cadastrais. Existe, mas nunca aconteceu comigo.

É exatamente isso que vem acontecendo, há algum tempo, com um bom amigo meu. Só que no caso dele, já fizeram o favor (entre outras coisas), de esvaziar a conta bancária dele, da mãe e da tia. Quem se ferrou é o banco, que terá que ressarcir tudo.

Aí você pensa: mas como diabos o ladrão invade a conta do banco pelo número do celular?

Chuck Norris deve saber responder esta pergunta melhor que eu.

E estava eu dormindo tranqüilamente, cedo da noite (17:45h), quando recebo uma ligação de um celular da operadora TIM, com o DDD 11:

Alor?

Alor?

Oi, aqui é da TIM, estou ligando para fazer atualização de cadastro, o senhor poderia confirmar alguns dados?

– Nop.

Não precisa falar, eu vou falando e o senhor apenas confirma.

– Desculpe, mas não falo nada por telef…

Antes que eu terminasse a frase, ela me interrompeu falando:

Você mora na Rua Xxxxx, qual o número mesmo?

How the hell ela sabia o nome da minha Rua?! É óbvio que o sono sumiu na hora, sem falar é claro que comecei a ouvir barulho de porta abrindo e passos pela casa.

Ok, paranóia mode – on.

E foi só acordar, para me ligar que foi exatamente assim que tudo começou com meu querido amigo. No mesmo instante resolvi ligar para a TIM, e ver se poderiam fazer algo com o número que o meu identificador de chamadas capturou.

Mas, e se a linha estavesse grampeada? Ligar para a TIM e ter que confirmar meu RG e CPF para ser atendido, não me pareceu algo muito inteligente a se fazer em uma situação dessas.

As únicas respostas que encontrei, foram ao comparar os dois casos (meu e do meu amigo). Ambos usamos celulares TIM, e na região da Tv Gazeta na Avenida Paulista. Só pode ter sido isso, ou me rastrearam quando liguei para ele – ou ele para mim.

Este negócio de rastrear ligações, ainda é coisa de filme de Hollywood. A polícia comum não tem equipamento, e nem permissão para isso. Sendo assim, a única forma que tenho de me proteger, é mantendo meus dados em sigilo.

Afinal sabemos que nenhuma empresa confirma dados por telefone. E uma atendente de telemarketing, além de saber meu nome, iria se dirigir a mim da seguinte forma:

– Olá senhor Thiago. O senhor poderia estar me passando os seus dados, para que eu pudesse estar atualizando o seu cadastro?

Agora é olho atento na conta no final do mês. Se tiver alguma ligação para a Arábia Saudita, saberei que sou inocente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Espindola
Pessoal, Alguém poderia me ajudar a divulgar essa página? é um projeto acadêmico baseado no livro 1984 de George Orwell. Segue o Link: http://www.facebook.com/curtavigiados
Omiya
Não tem problema, passe todos os dados que o operador pedir apenas mude os dados que ele não sabe e confirme os que ele sabe, não vai servir para lado nenhum e ainda vai aparecer aonde ele tentar usar de forma errada, se for real, você vai pessoalmente ao local e arruma os dados que passou errado...
Bruno
Cara Você vende o mouse mx revolution parcelado? se vende por favor entre em contato o mais breve possivel. [email protected]
Rodrigo Piva
Eu tive o celular da VIVO clonado e sem nenhum sinal de q isso tinha acontecido. A própria VIVO bloqueou a linha e descontou os quase mil reais de ligações para Arábia, Ucrânia, África do Sul, etc.... Depois dessa caí fora pra TIM e agora estou na Claro. Espero nunca mais passar por isso pq a dor de cabeça é grande.
fernanda
thiago.... é de mais alertar o proximo vc esta de parabens...
fernanda
Show de bola...sua atitude e corajosa...adorei vc!!! parabens menino
Thiago Mobilon
@Manoel Netto: O ponto é: não era da TIM. ;) Quanto ao meu amigo, o que eu disse foi que a coisa começou assim. A primeira ligação foi idêntica a essa que recebi, mas se passando pelo banco que ele usa. A mãe inocente, caiu. Um tempo depois, chegou um cartão de crédito na casa dele, como se tivesse sido solicitado pela família, mas na verdade, quem solicitou foi a quadrilha. Enfim, a história é longa, e eu nem me lembraria de todos os detalhes. Mas o que importa foi como tudo começou. Abs!
Manoel Netto
Peraí, não entendi. Você tem um celular da TIM, é isso? E te ligaram da TIM e você achou estranho eles terem os teus dados? Você por acaso não fez nenhum tipo de cadastro e informou o nome da sua rua? Sobre teu amigo, só lamento, muita gente no Balela.info tem relatado ter caído em golpes por celular. Povo acredita que ganhou carro por SMS e fornece dados pessoais pros bandidos. Agora, invadir conta de nego só com o número celular não existe, fala sério. O mínimo que o cara precisaria (além do óbvio número da conta e senha) seria o CPF do titular e um funcionário corrupto com acesso irrestrito dentro do banco. Agooooora, na casa do teu amigo pode ter um computador compartilhado, entupido de trojan fdp que alguém instalou "sem querer" e roubaram os dados de acesso. Assim é moleza! ;-)
brasilportais
Realmente você de mãos atadas diante de tanta falta de bom censo e correndo perigo atodo momento.Infelizmente o que pode ser feito não é.E podemos apenas nos proteger da maneira qu3e acharmos melhor.
Layla
Fora isso tem o lance dos sequestros. Certa vez ligaram pro celular do meu pai dizendo que tinham me sequestrado. - Sequestrei sua filha mais velha blá blá blá - Iii Rapaz, tua levou a filha de outro então, porque a minha peste ta aqui na minha frente assistindo televisão. Sério esse seu post me deixou com mania de perseguição,agora toda vez que eu atender e perguntarem "Layla?" eu vou sair correndo.
Emily
esqueci o que eu ia comentar, tô morrendo de rir da Maísa falando alôr...eheheheeh ah sim, entao, que tal alguem sa sua faculdade ligar e perguntar os dados da sua CASA?? eu soh respondi "se liga, mané" ¬¬ *braba demais, gente.
Thiago Mobilon
@Rael B. Riolino: Eu estou gostando dele sim! Não é o melhor do mundo, mas quebra um bom galho. O que mais decepciona, é que ele não é muito potente. O processador é fraco, e tem pouca memória RAM. Mas dá pra usar numa boa.
Tiago Celestino
Já aconteceu muito comigo. Uma vez foi das Lojas Americanas, até pareceu real, mas tudo passava de uma fraude.
Rael B. Riolino
É cara... infelizmente existem N formas de dar golpes, e o pior de tudo isso é que é muito raro alguém tomar uma atitude como a sua... A grande maioria já vai logo passando os dados sem pensar nas conseqüências... Principalmente como no caso que o Julio Camara comentou. Falou em prêmio, logo as pessoas se empolgam (mesmo que nunca tenham participado de nenhum sorteio). Mandou bem no relato, mas mudando um pouco de assunto, hehe.... O que você achou do Touch, Thiago? :D Pensei em trocar o meu Motorola a1200, e tinha pensado no Touch, mas acho que vou esperar a chegada do a1800 aqui no Brasil... :S Abraço! Rael Antenando.com.br
Maique
Na Empresa onde eu trabalho confirma dados por telefone...
Exibir mais comentários