Não é de hoje que se fala em diminuir a influência dos Estados Unidos sobre o controle da internet, mas depois de todas aquelas denúncias de espionagem por parte da NSA, este “desejo” ficou mais forte: a Comissão Europeia anunciou hoje uma proposta para deixar a gestão da rede mais equilibrada e transparente.

O principal ponto apresentado pela entidade é a substituição da atual estrutura da ICANN, órgão norte-americano que, entre outras funções, controla a distribuição de endereços IP e domínios, por uma formação internacional e, portanto, descentralizada.

obama_ironico

Outra ideia é a criação de uma plataforma global capaz de assegurar transparência nas políticas referentes à internet, o que ajudaria na resolução de conflitos e a evitar que uma organização aproveitasse a sua posição de controle para obter informações privilegiadas.

O que mais chama a atenção é que, na proposta, a Comissão Europeia não hesitou em deixar claro que a “gota d’água” para a sua decisão é a questão da espionagem por parte dos Estados Unidos: “a vigilância em larga escala e as atividades de inteligência levaram à perda de confiança na internet e sua atual estrutura de gestão”, informa um trecho do documento.

O discurso dado por Barack Obama no mês passado pode ter contribuído para este clima de “agora chega”: na ocasião, o presidente dos Estados Unidos prometeu diminuir a espionagem, mas ao mesmo tempo informou nas entrelinhas que o país não abrirá mão, nem um pouco, de seu poder.

A Europa não está sozinha nesta empreitada. Fora deste continente, o Brasil é um dos países que mais apoia o controle descentralizado da internet. Não é à toa que São Paulo sediará, no próximo mês de abril, um encontro entre várias organizações justamente para discutir o assunto.

Com informações: WSJ.com

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados