O Google anunciou em novembro de 2013 que lançaria uma atualização para a versão para Windows do Chrome com o objetivo de bloquear a instalação de extensões hospedadas fora da Chrome Web Store. A mudança está próxima de acontecer: ela terá efeito a partir do Chrome 33, que deverá ser liberado nas próximas semanas.

A ideia do Google é proteger o usuário de extensões instaladas silenciosamente, que podem alterar configurações importantes sem autorização. Algumas delas chegam a mudar a página de nova aba. Como as extensões do Chrome deverão ser hospedadas na Chrome Web Store, o Google terá como controlar a distribuição e removê-las caso sejam maliciosas, pelo menos na teoria.

chrome-logo-cortado

O Chrome 33 para Windows está em versão beta. A versão estável, de acordo com esta página do projeto Chromium, tem previsão para ser lançada no final de fevereiro. Com a atualização, extensões que foram instaladas previamente e não estão hospedadas na Chrome Web Store serão desativadas e não poderão ser ativadas novamente pelo usuário.

A decisão afeta apenas as versões estáveis e betas do Chrome para Windows. Ainda será possível instalar extensões localmente no Chrome disponível nos canais Dev e Canary, embora elas não sejam recomendadas para uso diário por serem instáveis. As versões para OS X e Linux, mesmo estáveis, não terão nenhuma mudança.

Se você é desenvolvedor, ainda poderá testar extensões usando uma opção no menu de ferramentas. Se não quiser que os usuários de Windows parem de usar suas extensões, será necessário migrá-las para a Chrome Web Store, que exige uma taxa de inscrição de 5 dólares.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados