Correios enviarão SMS quando o destinatário receber sua correspondência

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Com funcionamento em larga escala previsto para maio deste ano, os Correios começaram a testar recentemente um sistema que avisa o destinatário por SMS da entrega de uma correspondência. A intenção é fazer com que a ideia seja expandida para outros tipos de notificações ao longo de 2014.

Para tanto, quando o sistema entrar oficialmente em operação, o usuário terá a opção de cadastrar números de celular (seu e do destinatário) ao postar um pacote ou correspondência nas agências dos Correios.

O carteiro, por sua vez, sairá do centro de distribuição munido de um smartphone que contém a lista de todas as entregas que ele deverá fazer. Cada vez que uma correspondência for entregue, o funcionário deverá marcar logo em seguida o registro correspondente na lista.

O aplicativo instalado no aparelho se encarregará de reportar a entrega a uma central de processamento dos Correios informando data e hora. Com base nestas informações, o sistema comunicará o destinatário da entrega. Tudo deverá acontecer quase que em tempo real.

Carteiro com smartphone

Uma das etapas da implementação do sistema é justamente a distribuição de smartphones. As equipes responsáveis pelas entregas do Sedex já utilizam o aparelho – cerca de 3 mil unidades – desde agosto de 2013, mas o plano é fazer com que todos (ou quase todos) os carteiros passem a trabalhar com o dispositivo até o final do ano. Como estes equipamentos poderão atrair criminosos, os Correios explicaram que utilizarão apps que inutilizam o celular em caso de perda ou roubo.

A empresa também ressaltou que, quando o uso do smartphone não for possível, o carteiro se utilizará da “tecnologia” disponível atualmente: papel. Neste caso, a notificação só ocorrerá quando o funcionário voltar ao centro de distribuição.

Como informado no início do post, os Correios querem ainda expandir o uso das notificações. Uma das possibilidades previstas é a confirmação da data de entrega: o destinatário receberá uma mensagem informando da intenção de entrega em determinado dia; caso a pessoa não esteja em casa, será possível informar outra data ou mesmo outro endereço, tudo via SMS.

Se funcionará? Vamos ter que esperar para saber, mas como este sistema poderá ajudar a evitar os nada raros extravios ou atrasos, fica a torcida.

Com informações: G1

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados