Tipos de fone de ouvido [saiba como escolher o modelo ideal]

Confira quais são os tipos de fone de ouvido, suas principais características e descubra qual deles combina mais com seu estilo

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 9 meses
rinfoto0 / garota com fones de ouvido / áudio 3D

Existem vários tipos de fone de ouvido, cada um com um design e uma particularidade específica: existem os pequenos e portáteis, os grandes e com grande qualidade, os que isolam mais ou menos os sons ambientes e oferecem experiências muito distintas.

Aqui, você confere qual tipo de fone de ouvido é o mais indicado para o seu gosto.

Quais são os tipos de fone de ouvido?

Independente da marca ou qualidade sonora, os fones de ouvido se dividem em quatro categorias básicas. Vamos conhecer cada uma delas:

1. Fones auriculares

 Apple EarPods / tipos de fones de ouvido

São o tipo mais simples, o que geralmente acompanha celulares e dispositivos de áudio. Eles são pequenos, leves e se encaixam razoavelmente nas orelhas, mas não isolam o som. Por isso, permitem que ele vaze e que o usuário ouça sons do ambiente junto com a música. São os mais indicados para quem procura praticidade sem gastar muito.

2. Fones intra-auriculares

FirmBee / fone intra-auricular / tipos de fone de ouvido

Também chamado de “in-ear” (dentro da orelha), estes são os fones que vem com aquelas borrachinhas de vários tamanhos, para que eles sejam diretamente encaixados no canal auditivo. Também são pequenos e leves, mas seu design permite que o som seja melhor isolado e não vaze, eliminando também ruídos externos. Por ser usado dentro dos canais, podem incomodar alguns usuários e não são muito indicados para serem usados na rua, já que você não vai ouvir os sons que o cercam ao caminhar.

3. Fones supra-auriculares

whoalice-moore / fone supra-auricular / tipos de fone de ouvido

Os fones supra-auriculares ou “on-ear” (sobre a orelha) são aqueles com um tamanho maior, geralmente fixados com um arco e que ficam posicionados sobre as orelhas, mas não as cobrem totalmente. Por causa disso esses fones não isolam o som, mas são menos frágeis que os auriculares e intra-auriculares. A qualidade de som tende a ser melhor que os dois primeiros e se aproximar do próximo da lista: os circumaurais.

4. Fones circumaurais

Por muito tempo, o sinônimo de “headphone” foram os fones circumaurais, também chamados de “over-ear” (em torno da orelha). Estes fones cobrem totalmente as orelhas e isolam o som por completo, oferecendo uma melhor experiência sonora, até por comportar componentes maiores e melhores. Como pontos negativos, esses fones são bem grandes e complicados de transportar, além de serem geralmente os mais caros.

Receba mais sobre Fones de Ouvido na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados