Novas patentes da Samsung sugerem S Pen com microfone integrado e ajuste de tamanho

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Duas patentes obtidas recentemente pela Samsung sugerem que a S Pen, aquela stylus que é praticamente marca registrada da linha Galaxy Note, poderá ter microfone e alto-falante em alguma versão futura, além de poder aumentar de tamanho automaticamente quando retirada do aparelho.

A primeira cena que vem à mente quando refletimos sobre a ideia é esquisita: a de alguém levando a S Pen à orelha para usá-la em telefonemas. Felizmente, a proposta tem objetivos mais úteis, como incrementar os recursos do acessório com comandos de voz.

Patente: S Pen com microfone

Outra vantagem apontada é o uso da S Pen como substituta de um headset. Neste caso, o usuário poderia deixar a stylus no bolso da camisa para falar com alguém via telefone mantendo o aparelho no bolso, por exemplo.

A principal desvantagem desta proposta é que, dependendo do volume do alto-falante, pessoas próximas poderão ouvir a conversa. Por outro lado, é necessário considerar que esta pode ser uma opção a mais para reduzir o incômodo de realizar chamadas em aparelhos grandalhões. O Galaxy Note 3, por exemplo, tem 151,2 mm de altura por 79,2 mm de largura. Pelo menos no início, não é das experiências mais agradáveis levá-lo à orelha.

Apesar de inusitada, a ideia não é nova. O Padfone, aquela combinação de tablet com smartphone que a Asus apresentou em 2011, tem uma stylus semelhante, capaz de oferecer até sete horas de conversação a cada carga de bateria.

Stylus Headset do Padfone
Stylus Headset do Padfone

A segunda patente talvez encontre melhor receptividade. A ideia sugere um mecanismo que expande a S Pen quando o acessório é retirado de seu compartimento no aparelho e retorne ao tamanho original quando inserido de volta.

Da mesma forma, a stylus poderia contar com saliências retráteis nas laterais para ficar mais grossa. A intenção, em ambos os casos, é tornar o uso do acessório mais cômodo, provavelmente remetendo ao costume que temos com a espessura de canetas convencionais.

Patente: S Pen expansiva

Não deve ser novidade para você que registro de patente não é garantia de implementação da tecnologia, então não dá para saber quando e se a Samsung criará mesmo uma S Pen dotada destes recursos. Mas as chances são boas: os aparelhos Galaxy Note têm poucos concorrentes e vendem relativamente bem, portanto, é do maior interesse da Samsung continuar investindo na linha.

Com informações: Patent Bolt

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados