Produtora da franquia BioShock, Irrational Games está fechando as portas

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 1 semana

Você muito provavelmente ouviu falar bastante na Irrational Games nos últimos anos. Responsável pela franquia BioShock, encerrada com o fantástico BioShock Infinite, a produtora foi bastante premiada por sua última criação, que se estendeu com os DLCs Burial at Sea e Burial at Sea 2 (a ser lançado em breve). Fundado em 1997, pode-se dizer que o estúdio teve uma vida longa e fértil – sim, o verbo está no passado, porque, nesta terça-feira (18), o produtor Ken Levine anunciou o encerramento das atividades da empresa.

Em um comunicado feito no site da Irrational Games, Levine, que criou o estúdio junto de Jon Chey e Rob Fermier, declarou que sua missão era a de criar mundos visualmente únicos, povoados por personagens únicos. “Nós construímos Rapture e Columbia, os Von Braun e os Rickenbacker, o Freedom Fortress e algumas das bases mais perversas em que um time da SWAT jamais colocou o pé. Nós criamos Booker e Elizabeth, o Big Daddy e as Little Sisters, MidWives e ManBot. Nesse tempo, a Irrational cresceu maior e com mais sucesso do que nós jamais poderíamos ter imaginado quando começamos nosso estúdio de três pessoas em uma sala de estar em Cambridge. Foi um projeto decisivo em minha vida profissional”, disse ele.

bioshock-infinite-columbia

“Mas o que acontecerá depois de Burial at Sea 2?”, você questiona. O DLC ainda será lançado em março, mas Levine sabia que essa seria sua pergunta: “Agora, a Irrational Games está prestes a lançar o último DLC para BioShock Infinite e as pessoas estão perguntando, sem entender: o que vem depois?”

Dezessete anos são tempo suficiente para fazer qualquer trabalho, até mesmo o melhor deles. E trabalhar com este time incrível na Irrational Games é, de fato, o melhor trabalho que já tive. Ao mesmo tempo em que estou profundamente orgulhoso do que nós conseguimos juntos, minha paixão passou a ser fazer jogos de tipos diferentes do que nós fazíamos antes. Para conseguir alcançar o próximo desafio, eu preciso focar novamente minhas energias em um time menor, com uma estrutura diferente e um relacionamento mais direto com os jogadores. De várias formas, isso deve ser um retorno para onde nós começamos: um pequeno time, fazendo jogos para o cerne da audiência dos jogos.

big-daddy

“Eu estou diminuindo a Irrational Games como vocês a conhecem. Começarei um empreendimento menor na Take-Two. Isso significará uma separação de caminhos com todos, exceto 15 membros do time da Irrational”, explicou o diretor. “Não há uma boa maneira de demitir pessoas, e nossa primeira preocupação é garantir que os que estão indo terão tanto suporte quanto poderíamos oferecer-lhes durante essa transição”.

Ainda na carta, Levine explica que o time continuará tendo acesso ao estúdio durante um tempo, o suficiente para se despedir e organizar seus portfólios. Após esse período, a equipe de 15 pessoas passará a se focar em jogos com narrativas densas, a serem lançados digitalmente. Apesar do grande sucesso de BioShock Infinite, seu desenvolvimento foi bastante conturbado, adiado e gastou muito, muito dinheiro. O que dá sentido à decisão de apostar em jogos menores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Canal Exclusivo

Relacionados