Início » Telecom » Porto Seguro Conecta começa a oferecer planos de celular no Rio de Janeiro

Porto Seguro Conecta começa a oferecer planos de celular no Rio de Janeiro

Por
4 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Você já ouviu falar da Porto Seguro Conecta? É uma operadora de celular que estava presente desde agosto nos DDDs 13 e 19 em São Paulo, mas iniciou sua expansão para áreas maiores e inaugurou nesta semana sua operação no Rio de Janeiro, apenas no DDD 21. Com serviços de telefonia móvel, a seguradora pretende conquistar os consumidores da classes A e B, que já são segurados pela companhia.

A Porto Seguro Conecta é uma operadora virtual. Isso significa que ela não é uma operadora de verdade, com suas próprias antenas, espectro e equipamentos: em vez de construir tudo do zero, ela aluga a capacidade da rede da TIM para isso. É a primeira operadora virtual para o consumidor final em operação no país, mas dentro de algum tempo devem surgir outras, como a Virgin Mobile, que deve chegar usando a rede da Vivo, e os Correios, que já firmaram parceria com o correio italiano para ajudar a desenvolver os serviços.

O foco da Porto Seguro Conecta são planos pós-pagos: tudo começa com um plano sem valor fixo, no qual você paga apenas pelo que consumir (sejam ligações, megabyte de dados ou SMS), até planos de 800 minutos mensais. Os valores são bem atraentes:

porto-seguro-conecta

Para quem acha os planos insuficientes, a operadora também oferece um pacote extra que adiciona a sua franquia mais 2 GB de dados, SMS ilimitado para qualquer operadora e ligações ilimitadas entre clientes Porto Seguro Conecta (agora vai), ao custo de R$ 39 mensais.

Já os planos pré-pagos não são tão atraentes assim: não têm opção de pacote de dados e mesmo as chamadas para clientes da mesma operadora não possuem tarifas tão boas. Confira:

portoseguro-pre

A aposta da operadora está em diferenciais como o Conecta Encontra (um serviço que localiza onde um determinado telefone está), o interessante Conecta Assist, que promete um serviços de empréstimo de celular em caso de danos ou roubos, bem como suporte na hora de utilizar um novo smartphone e até mesmo um motoboy disponível para buscar seu celular em casa caso você o tenha esquecido por lá.

O maior problema, no entanto, é que quase ninguém utiliza Porto Seguro Conecta: a operadora possui 160 mil linhas em serviço, mas apenas 3 mil são linhas de voz, com planos ativos. A operadora aproveita a infraestrutura de MVNO com serviços M2M, para rastreamento de frotas, por exemplo.

A ideia de operadoras virtuais é muito boa: elas conseguem explorar algum nicho de mercado que as operadoras tradicionais não conseguem atingir, tudo isso sem precisar investir milhões por uma rede do zero. Resta saber se adotar a rede da TIM é uma boa escolha: a operadora é reconhecida por sérios problemas de qualidade e chegou a ser proibida de vender novas linhas em 2011.

A Porto Seguro Conecta quer chegar a um milhão de assinantes até 2015. E por falar em 2015, só lá que a Porto Seguro Conecta deve desembarcar na capital paulista, bem como o Vale do Paraíba. É notável que a expansão da operadora não é a mais rápida que já vimos.

Com informações: Convergência Digital, Mobile Time