Início » Aplicativos e Software » Facebook compra WhatsApp por US$ 16 bilhões

Facebook compra WhatsApp por US$ 16 bilhões

Avatar Por

O Facebook anunciou nesta tarde que chegou a um acordo para adquirir o WhatsApp por uma "bagatela" de US$ 16 bilhões - o equivalente a 16 vezes o preço pago pelo Instagram, há dois anos. O acordo foi dividido em duas partes: 4 bilhões em dinheiro e o resto em ações.

Outros 3 bilhões de dólares em ações serão entregues nos próximos 4 anos, para serem divididos entre os funcionários da empresa. Em dezembro, havia 50 contratados.

Apesar da compra, pouca coisa (ou nada) deve mudar para os usuários: a marca do WhatsApp continuará sendo a mesma, com uma pequena taxa anual de utilização e operando em todo o mundo e o app continua a existir, trabalhando independentemente do Facebook Messenger, que será mantido pela empresa. Em nota, Mark Zuckerberg diz que os dois aplicativos têm funções diferentes: o primeiro serve para comunicar com pessoas mais próximas; o segundo, todos os amigos na rede social.

No anúncio oficial, o FB fala que irá permitir ao WhatsApp "escolher uma direção e focar no crescimento enquanto se beneficia da expertise, recursos e tamanho do Facebook. Isso está funcionando bem com o Instagram, e o WhatsApp irá operar da mesma forma".

whatsapp_1

A sede e os funcionários do WhatsApp também continuam os mesmos e permanecem em Mountain View. Jan Koum, fundador do app, passará a fazer parte da diretoria do FB.

Atualmente, o WhatsApp conta com um crescimento diário de 1 milhão de usuários e está próximo de seu primeiro bilhão. Mais de 450 milhões de pessoas utilizam o aplicativo diariamente.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wictor Augusto
ha que tava tudo de boa com esse watss agora naum da pra atualizar meu status
Francisco Santos
MUITO BOM.
Daniel Magno
sabe a ironia de tudo isso, o criador do whatsapp, tinha essa ideia desse aps em mente e foi procurar o pai do face pra emprego, riram da cara dele e tudo mais, e ai agora toma na tampinha, o mundo d muitas voltas e essa o face enguliu no seco kkkkkk
Igor Araújo
Não gostei mesmo estava tudo blz agora com essa compra não vou atualizar o meu whats... facebook está com medo está comprando todas as redes...
Davi Koscianski Vidal
Fernando Alves o Whats App SEMPRE foi pago.
Kessler
Um bilhão não, 19 (e também não os 16 do título)
Kessler
Coisa boa disso não vem. É só fazer as contas, um bilhão para um app que cobra um dólar por ano é um valor surreal. De algum lugar o Facebook vai ter que tirar essa grana.
Vinicius Lima
a palavra correta é monopolização! (y)
Eduardo Amauri de Espindola
Quem reclama em pagar 1 dólar por ano, para um app que você usa todos os dias, tem mais é que ir para outro aplicativo mesmo!!!!
Fernando Alves
Bom, é isso pessoal, vou encerrar minha participação por aqui... Só queria deixar minha opinião, valeu!!
Fernando Alves
Matheus Paes Eu não disse que EU vou fazer isso, eu disse que MUITA GENTE vai, você achando isso uma coisa muquirana ou não... Podemos até começar pelos adolescentes que não tem cartão de crédito e nem poderiam pagar pela aplicação.
Matheus Paes
Fernando Alves Negar $1 pra um ano de uso tá foda a situação
Douglas Siqueira
A Google faz isso a anos e ninguém fala nada, simplesmente ficam de blabla empresa linda, inovadora....
Thiago Torres
Só que não... Usei um pouco esse Wechat e achei bem tosco...
Fernando Alves
Davi Koscianski Vidal Exatamente por isso que eu acho que foi um erro pagar tão caro pela app. Ela já estava prometida a ser cobrada daqui a um ano antes mesmo do facebook comprar. Quando virar pago, a galera vai sumir do WhatsApp e ir para outras aplicações. Eu, pelo menos, farei isso. Alguém ainda pode argumentar que o que o facebook realmente queria era vincular as contas que ele já possui ao número de celular oficial delas... Bom, nesse caso, eles pagaram 16 bilhoões por uma base de 430 milhões de telefone... Ou seja, pagaram 37 milhões por telefone? Não faz sentido para mim. Enfim, eu acho a compra de concorrentes que estão fazendo sucesso, principalmente em outros dispositivos, muito válida. Só achei o valor irreal.
Davi Koscianski Vidal
Fernando Alves o WhatsApp já era assim antes de ser adquirido pelo Facebook.
Antonio Carlos Mobilon
Monopolização à vista.
Andros Maldaner
O app é o de menos. A informação trocada via whatsapp valeu os bilhões.
Andros Maldaner
Rogério Lima Monopólio, não cartel.
Fernando Alves
Ricardo Alvez Bom, eu ainda não estou pagando nada para usar ele, no sentido de que não preciso "passar meu cartão de crédito" para utilizar. E é a esse tipo de cobrança ao qual me refiro, que acontecerá próximo ano.
Josiel Hen
agorinha isso vira um mini monopólio!
João Paulo Rochel
Rogério Lima Cartel é um acordo/união entre as empresas para por um preço sobre um produto para evitar a assim a concorrência. Isso que o facebook faz não tem nada haver com o cartel.
Jean Pierre Galiano
kkk
Mike Metralha
Pra quem transmitia mensagens sem o mínimo de segurança até pouco tempo atrás acho que você está um pouco atrasado. Hahaha!
Mike Metralha
Não ficando a b**** que é o Facebook Messenger (que melhorou muito, mas está longe do ideal) fico feliz.
Ricardo Alvez
Mas o whatsapp já é pago.
Leonardo Mota
Excluindo a conta e desinstalando o aplicativo do celular em 3...2...1... por que não quero que a minha vida seja bisbilhotada pelo o lixo do Facebook...
RamonGonz
Cara, 16 bi é surreal. Um app de uma empresa de 50 pessoas... Onde isso vai parar?
Thiago Duarte
Edi Lopes oficialmente não.
Eliézer José Lonczynski
FB investe 16 bi e tem nego achando que estão fazendo negócio as cegas.
Fernando Da Rosa Rodrigues
O meu vence em 30 de abril. Vamos ver se vai renovar... :D
Tiago Celestino
O Facebook nunca foi forte no mobile, acho que estão querendo mostrar o poder de investimentos e assim adquire alguém que fatura milhões.
Jedielson Almeida
Só quem pagou pelo WhatsApp que eu conheço, foi quem comprou no ios quando ainda era pago. No Android eles sempre renovam antes de vencer, sério nunca vi ninguém pagando.
Fernando Da Rosa Rodrigues
O Instagram é gratuito...
Tacio Siqueira
Sim voce tem toda razão, se todos meus amigos estão no Facebook porque usamos whatsapp, esse tipo de coisa deve incomodar muito o Mark.
Jean Pierre Galiano
tovemdp que ele quer unir seus numeros com amigos de face... e assim ter uma coisa só.... sei la
Jedielson Almeida
Mas até agora o WhatsApp tem se mantido de que? Sendo que nem abriu pra bolsa, então acho que de uma maneira ou de outra, os anúncios chegariam com o tempo, vide Instagram.
Fábio Quadros
WhatsApp já pode mudar o nome pra BugsApp.
Fernando Da Rosa Rodrigues
Não. A taxa anual de utilização existe justamente para que o app não precise exibir propagandas para sobreviver. Leia o about do app e veja você mesmo.
Fernando Alves
Quando começarem a cobrar, o serviço morre e outro gratuito toma seu lugar. Péssimo investimento se eles têm a intenção de cobrar.
Rogério Lima
O nome disso é cartel, Por de baixo dos panos.
José Pinheiro Dos Santos
Zukermberg, gênial
Ariana Flex
Que lerdo, pagou pelo WhatsApp! Eu baixei de graça na App Store.
Marcio Santos
Propagandas no wats kascou tudo correr pro wechat la é nsm coisa do wats so que mais completo
Marcio Santos
Propagandas no wats kascou tudo correr pro wechat la é nsm coisa do wats so que mais completo
Edi Lopes
ja tem =]
Alisson Silva
Facebook está comprando todas as 'redes sociais' móveis porque sabe o risco que está correndo. As pessoas estão aos poucos diversificando em vez de se concentrar numa coisa só. Diante disso, todo aplicativo social que se tornar mundialmente conhecido o Facebook comprará como forma de sobrevivência.
Thiago Sabaia
Em breve WhatsApp para PC
Emanuel Sousa
São dois serviços tão falhos, vai mudar nada mesmo não.
Wyliam Vassoler
Pra tu ver, a Nokia foi vendida por 7 bilhões e o WhatsApp por mais que o dobro.