Início » Jogos » O Twitch está jogando Pokémon, Tetris e Zelda, tudo ao mesmo tempo

O Twitch está jogando Pokémon, Tetris e Zelda, tudo ao mesmo tempo

Avatar Por

Há algumas semanas, nós vimos nascer uma possível nova febre no mundo da internet: milhares (literalmente) de pessoas se uniram em uma só aba do Twitch para zerar, coletiva e simultaneamente, Pokémon Red. A jornada, ainda mais épica, ainda está rolando, e, como não poderia deixar de ser, inspirou que pessoas expandam seu estilo para outros jogos.

O sucesso da empreitada foi tão absurdo, que, até o momento, mais de seis milhões e meio de pessoas estiveram na audiência do canal. O primeiro braço que nasceu dessa criatura foi o Twitch Plays Pokémon Plays Tetris, que, como diz o título, faz com que os passos dados pelos jogadores de Pokémon acabem por controlar partidas de Tetris em um outro streaming.

O esquema dá um tom meio bobão para o clássico dos minigames, já que a cada comando de movimento dado no chat do stream de Pokémon, o mesmo é enviado e obedecido nas telas de Tetris. Ou seja, um simples "up", "down" ou "left/right" para controlar o personagem de Pokémon fará com que o movimento dos blocos seja influenciado. É o efeito borboleta nos streamings de joguinhos.

twitch tetris

É claro que, bem como você pode ver no stream de Twitch Plays Pokemon, jogar Tetris dessa forma não é nem minimamente simples ou fácil - pelo contrário, muito provavelmente nunca conseguirão que uma partida seja completada com sucesso.

Outros usuários do Twitch também estão estendendo o código que controla Pokémon para outros jogos, como QWOP e até Street Fighter II. Há também quem esteja jogando Pokémon Gold online (o streaming mais famoso vem jogando a versão Red).

Entretanto, um dos usos mais proveitosos para o bendito código que permite ao público controlar os jogos transmitidos vem sendo o Twitch Plays Zelda, que, como você deve ter adivinhado, consiste em muita gente controlando o menino Link através da internet.

31371-the-legend-of-zelda-nes-screenshot-the-entrance-to-a-labyrinths

Aproveitando-se do script de IRC, Zach Gerlock, responsável pelo canal, está emulando o The Legend of Zelda comunitário de forma que os membros do chat consigam, além de selecionar quais botões serão apertados, por quanto tempo cada um deverá se manter ligado.

É claro que ele está sendo acusado de plagiar o "Twitch Plays" original. "O foco desse stream foi um desafio pessoal, bem como uma evolução do conceito do Twitch Plays. Minha meta era encontrar um jogo em que o conceito não se aplicaria naturalmente, mas talvez ainda fosse possível de ser completado. Eu soube que isso deveria requerer alguma intervenção exterior, pelo menos em forma de cheats, mas encontrar soluções para estes problemas é parte da diversão", disse o criador.

De qualquer forma, infelizmente Twitch Plays Zelda ainda não conseguiu conquistar o mojo do streaming de Pokémon. Para quem vem acompanhando esta jornada muito louca, é um tanto frustrante assistir à transmissão no canal.

Não desmereçamos, contudo: a intenção de criar um streaming desses é de fato desafiadora, já que pra zerar Zelda num modo co-op tem que ter habilidade. Uma pena, no entanto, que o estilo do jogo não combine muito com o conceito de códigos. Veja você mesmo:

Para facilitar a jornada de Link, o personagem do clássico do Nintendinho ganhou vidas e bombas infinitas, o que faz com que toda a graça do jogo se perca, já que tudo fica muito fácil. O difícil, mesmo, parece ser conseguir movimentar o personagem de uma forma que o leve para algum lugar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

qgustavor
Plagiar? Isso já era esperado que acontecesse:
Can I use your code? [...]Given the simplicity of the concept it is very likely that an independent solution will become available soon (if one isn't available already) [...] Twitch Plays Pokemon
Há muitos Twitch Plays e alguns já foram terminados, como o Twitch Plays Pokemon Blue.