Baixa adesão faz Facebook finalmente acabar com seu serviço de e-mail

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Enquanto a gente ainda digeria a compra do WhatsApp, nos bastidores, o Facebook trabalhou discretamente para acabar com o seu serviço de e-mail. O motivo está na ponta da língua da maioria esmagadora de seus usuários: alguém já utilizou o endereço @facebook.com que é atribuído a todas as contas? Pois é.

A ideia surgiu há cerca de três anos, mas nunca foi um serviço de e-mail completo. Para começar, a existência desta opção sempre ficou confusa para o usuário. Para usá-la, é necessário ir em Mensagens, clicar em Nova Mensagem e então informar o e-mail de alguém.

Quando a mensagem é enviada, o destinatário a recebe em seu e-mail, mas como uma notificação sobre uma conversação iniciada no Facebook. No campo de remetente desta aparece o username do emissor seguido de @facebook.com.

Mark Zuckerberg no lançamento do Facebook Messages
Mark Zuckerberg no lançamento do Facebook Messages

Funciona com o básico, mas inserir cópia oculta ou criar pastas nem pensar, afinal, tudo fica integrado com o conteúdo do Facebook Messages, inclusive os e-mails que o usuário recebe.

Em junho de 2012, o Facebook até tentou “forçar” a sua gigantesca base de usuários a aderir à ideia mudando discretamente o e-mail padrão dos perfis para o seu correspondente endereço @facebook.com, mas tudo o que Mark Zuckerberg e sua turma conseguiram foi uma avalanche de críticas.

Com a baixíssima adesão, o Facebook finalmente decidiu aposentar seu serviço de e-mail – a desativação em todas as contas deverá acontecer por completo em breve. É a admissão de uma derrota, mas para uma empresa que agora tem o WhatsApp, nem tem tanta importância assim.

Para os poucos usuários que utilizam seu e-mail do Facebook, nem tudo está perdido: as mensagens externas que eventualmente chegarem a estes endereços serão redirecionadas automaticamente para o e-mail padrão de cada conta. O usuário que não quiser recebê-las terá a opção de desabilitar esta configuração.

Com informações: Re/code

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados