No primeiro dia de Mobile World Congress, a Intel revelou dois novos chips mobile de 64 bits e baixo consumo de energia. Chamados Merriefield e Moorefield, é esperado que ajudem a empresa a abocanhar uma parcela maior do mercado, atualmente dominado por chips que seguem a arquitetura da ARM.

O Atom Z3480, Merriefield, é um processador dual-core de até 2,13 GHz que conta com GPU PowerVR G6400 e suporta até 4 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, resolução Full HD, câmeras de 13 MP e a última versão do Android (4.4.2). Ele também é o primeiro a contar com a tecnologia Intel Integrated Sensor Solution, que gerencia os sensores do aparelho para que continuem funcionando de maneira eficiente mesmo em situações de baixo consumo de energia.

DSC07801_610x407

Nos resultados de testes apresentados pela própria Intel, o desempenho superou os da concorrência: a CPU do Merriefield, dual-core, foi melhor que a do A7 da Apple e do Snapdragon 800 da Qualcomm. Já a GPU do Snapdragon 800 teve desempenho um pouco superior.

O chip Moorefield, que é o Z3500, é um quad-core de 2,3 GHz. O resto das características é praticamente a mesma do Merriefield. Uma das diferenças é a compatibilidade com o chip LTE-Advanced XMM 7260, também anunciado na MWC, que permite atingir velocidades de 300Mb/s para download e 50 Mb/s para upload. O Merriefield utiliza o XMM 7160, compatível com 70% das redes LTE do mundo.

A Intel anunciou parcerias com algumas empresas para trazer seus novos chips em dispositivos móveis, como Lenovo, Asus e Foxconn, tanto para smartphones como tablets Android. Os primeiros com o chip Merriefield devem chegar já no segundo trimestre de 2014; com o Moorefield, só no segundo semestre.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados