Início » Negócios » MtGox fecha de repente e some com os Bitcoins de seus clientes

MtGox fecha de repente e some com os Bitcoins de seus clientes

Emerson Alecrim Por

Há semanas que as coisas não vinham bem para a MtGox, tida como a maior casa de câmbio de Bitcoins do mundo. Mesmo assim, pouca gente esperava por um desfecho tão abrupto: nesta segunda-feira, o serviço simplesmente saiu do ar, levando tudo o que seus clientes haviam investido.

No dia 7 deste mês, a MtGox havia suspendido saques sob a justificativa de que era necessário corrigir uma falha que, entre outras possibilidades, permitia a alguém com conhecimentos avançados alterar transferências concluídas para que estas constassem como em aberto, fazendo com que valores de uma mesma transação fossem enviados várias vezes.

A suspensão dos saques era para ser temporária, mas se seguiu por dias a fio, tanto que, na semana passada, a MtGox chegou a prometer que tudo voltaria ao normal em breve.

No último domingo, entretanto, houve mais um acontecimento inesperado: Mark Karpeles, CEO da MtGox, comunicou sua saída do conselho administrativo da Bitcoin Foundation, mas sem dar detalhes. Para os mais otimistas, a notícia era um sinal positivo: saindo do conselho, talvez Karpeles pudesse se concentrar em resolver os problemas da MtGox.

Mark Karpeles, chefão da MtGox

Mark Karpeles, chefão da MtGox

Só que a história rumou para o lado trágico: o site da MtGox fechou e o seu perfil no Twitter teve todas as mensagens apagadas. Por volta do meio-dia de hoje (no horário de Brasília), apenas um curto aviso foi publicado na home do site, que até então exibia uma página em branco:

Caros clientes MtGox,

Em face das notícias recentes e das potenciais repercussões sobre as operações da MtGox e do mercado [de BitCoins], tomamos a decisão de fechar todas as transações no momento, afim de proteger o serviço e nossos usuários. Estaremos monitorando a situação de perto e reagindo de acordo.

Os clientes da MtGox, que já estavam preocupados desde que os saques foram bloqueados, ficaram de mãos vazias. Uma vez que a empresa tem (ou tinha) sede em Tóquio, a Agência de Serviços Financeiros do Japão chegou a ser procurada, mas a instituição apenas informou que nada pode fazer.

É difícil saber se ainda dá para salvar a MtGox. Segundo um documento em circulação na internet e que teria sido apontado como autêntico por fontes próximas à empresa, cerca de 745 mil Bitcoins saíram de circulação em virtude da tal falha, um prejuízo gigantesco e, aparentemente, irrecuperável.

Para evitar que o sumiço da empresa afete ainda mais o ecossistema do Bitcoin, os CEOs dos serviços de câmbio Bitstamp, Blockchain, BTC China, Circle, Kraken e Coinbase emitiram um comunicado em conjunto onde explicam que o mercado continua sendo confiável e o que fechamento da MtGox se deve exclusivamente à sua má gestão.

Mas o clima de crise é eminente. Além do que acaba de acontecer, há a suspeita de que o serviço de venda de drogas Silk Road 2 tenha sido vítima de um golpe de seus criadores ou da mesma falha que supostamente levou a MtGox à ruína. Quase US$ 3 milhões em Bitcoins dos clientes do site foram roubados neste ataque.

A soma destes e de outros fatores não poderia ter outra consequência: a cotação do Bitcoin está em queda livre, assim como a confiança na moeda.

Com informações: Business Insider

Tecnocast 071 - Vale a pena investir em bitcoin?

Não é por acaso que tanta gente vem falando sobre Bitcoin. A criptomoeda já chegou a valorizar mais de 10.000% em apenas um ano e bateu recordes históricos em 2017: um único bitcoin passou a valer mais de dez mil reais. E muita gente acredita que o Bitcoin não apenas continuará essa subida exponencial, como um dia poderá substituir a moeda que nós temos.

Calma! Será que vale a pena investir em bitcoins? O que é minerar? O Bitcoin será a moeda corrente mundial? Como uma blockchain vive, se alimenta e se reproduz? Dá o play que a gente conta tudo!

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Posto Capixaba

A analogia dele esta correta!!! Quando um banco quebra, o prejuízo se torna seu. Vide o caso do Banco Santo e etc. Exceto se você tiver até 250 mil, que o Fyndo Garantidor de Credito lhe restitui. Porém este fundo funciona como uma especie de ´´seguradora`` contra a quebra do banco. E, logicamente todo seguro é cobrado por isso.

Posto Capixaba
A analogia dele esta correta!!! Quando um banco quebra, o prejuízo se torna seu. Vide o caso do Banco Santo e etc. Exceto se você tiver até 250 mil, que o Fyndo Garantidor de Credito lhe restitui. Porém este fundo funciona como uma especie de ´´seguradora`` contra a quebra do banco. E, logicamente todo seguro é cobrado por isso.
Renan Felix

pode não subir mais e hoje tá cotada há mais de 40 mil reais um misero bitcoin

Renan Felix
pode não subir mais e hoje tá cotada há mais de 40 mil reais um misero bitcoin
Marcos Guimarães

Vim de 2017 para falar o óbvio, quem fez isso se deu muito bem.
Alguém poderia me explicar o que esta acontecendo com a Bitfinex? Por que pode ser a próxima MtGox?

ribeiro

Sim o bitcoin é descentralizado, porém está exchange não é.
Você precisa estudar um pouco para entender sobre o assunto.

Márcio Matielo

Tudo que desce tem que subir, aparentemente.

Márcio Matielo
Tudo que desce tem que subir, aparentemente.
Márcio Matielo

Também não tinha entendido a analogia do banco, hehehe. Ele foi meio infeliz nessa.

Márcio Matielo
Também não tinha entendido a analogia do banco, hehehe. Ele foi meio infeliz nessa.
Diego Souza

pois é né, ele tava certo... queria ter visto isso antes.

Diego Souza
pois é né, ele tava certo... queria ter visto isso antes.
rafael

vai entende

rafael
vai entende
rafael

ll

rafael
ll
Diogo Ramos Gutierre
Edmilson Junior Se amanhã o governo Brasileiro decidir acabar com o Real, te dou uma chance de 95% do seu dinheiro ser "migrado" para este novo sistema. Se amanhã, seja lá quem for, o desenvolvedor decidir acabar com o bitcoin. Advinha o que vai acontecer com o seu dinheiro. Sua comparação é até ofensiva, pode acabar enganando alguém que não entende, um inocente. Por favor, não faça mais isso.
Edmilson Junior
Carlos Alex Eu quis dizer que não é por que a moeda é regulamentada por um governo que ela não pode deixar de ter valor, que assim como a bitcoin a moeda só tem valor por que as pessoas acreditam nela, é como o cambio, se as pessoas vendem demais a moeda por não confiar nela elas perdem valor, se o governo imprime muito elas perdem valor(japão), o tempo e recursos gastos para refazer o papel moeda são um grande desperdício de recursos, estamos migrando a cada dia para moedas virtuais, no caso conhecidas como cartões de crédito e etc, as pessoas quase nem pegam no salário, pagam de forma virtual por suas compras e transferem os créditos. Lógico tudo na vida tem riscos, não são raros os casos de pessoas que tem seus cartões de crédito clonados e nem por isso as pessoas deixam de usa-los, é tudo uma questão de costume e adaptação.
Carlos Alex
Edmilson Junior eu não entendi, voce quiz dizer que o IPCA alto de 1994 foi devido ao plano real, que começou em 94? Porque na verdade o problema da hyper-inflação vinha de décadas atrás disso.
Diogo Ramos Gutierre
"Já aconteceu antes, vai acontecer de novo". É uma verdade absoluta, o que aconteceu vai acontecer? Meu deus! Se a moeda já caiu e já voltou várias vezes, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VAI SER SEMPRE ASSIM. Só pra avisar. Amanhã ela pode não subir mais.
Diogo Ramos Gutierre
Edmilson Junior Você esta querendo defender o bitcoin porque outras moedas tiveram problemas de aceitação na sua implantação? Vamos separar um pouco as coisas: 1º Ninguém nem sabe quem crioou o bitcoin exatamente e qual o intuito. Ninguém nem sabe o tamanho do controle que esta entidade ou casas de moeda podem ter com o dinheiro das pessoas. Qualquer moeda criada não cai nestes casos que citei. 2º O projeto do bitcoin é uma pirâmide. Quanto mais o tempo passa, mais dificil e custoso fica a moeda e mais precisam de adeptos para crescer. Resumindo, é um golpe. Qualquer moeda real não entra no que estou citando novamente. 3º Mineração de bitcoin é uma atividade que poucos sabem a necessidade real. Alias, ninguém sabe. Pra que tantos cálculos? Será que o cara não queria algo a mais com este processamento? Você disponibiliza o seu computador para realizar atividades que você nem entende e nem sabe o propósito. No mundo real, não tem mineração de dinheiro. 4º Pra quem quer usar o poder computacional do hardware para algo, ele poderia estar colaborando para descobrir a cura do câncer ou da aids, ajudar a encontrar planetas extra solares, ajudar a encontrar vidas extraterrestres... Coisas muito mais importantes que DAR o seu hardware para entidades que você nem conhece e amanhã pode sumir com tudo isso. 5º Você querer comparar uma moeda cujo principal meio de se propagar é ilícito com uma moeda normal, dizendo que ambos tem a mesma instabilidade, é até grosseiro da sua parte. Amanhã um novo mercado da deepweb pode fechar e a moeda vir ao chão. As moedas de verdade não são assim. Se você acredito nisso, só lamento. Uma moeda real não te da muitas garantias, mas o Bitcoin vai além, ela já te garante que a sua complexidade só vai aumentar e que o núcleo que se mantém pode amanhã ser fechado da noite por dia. 6º Quer investir ou usar bitcoin? Ok. Mas entenda e assuma os riscos. Muitos estão ai falando que é a moeda do futuro, aonde eu vejo e outras pessoas também veem o contrário. É a moeda que se quer tem como ter um futuro.
Edmilson Junior
Diogo Ramos Gutierre "Abraão Caldas Instabilidade não é imutabilidade. Instabilidade é a moeda de noite valer X e no outro dia valer menos de 50% do que era." A instabilidade faz parte de qualquer sistema novo sendo implantado, isso depende de adaptações tanto por parte do sistema quanto por parte dos usuários, no início sempre vai ser uma confusão, não me lembro de nenhum novo sistema em que as pessoas não desconfiassem, alguns deram certo outros não, prefiro esperar e conferir, foi o mesmo com os carros, aviões, pontes metálicas e até mesmo com o dinheiro, que só foi implantado na base da força dos ditadores que definiam que quem não aceitasse seria preso ou morto. Nosso dinheiro também não é lastreado em nada e de um dia para o outro pode perder valor, como vem acontecendo.
Diogo Ramos Gutierre
Edmilson Junior Sim, certo, e o que isso tem a ver com o contexto do bitcoin?
Edmilson Junior
Diogo Ramos Gutierre "Em março de 1990, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) bateu 82,39%. Em junho de 1994, às vésperas da introdução do real, a inflação acumulada em 12 meses era de 4.922,60%. Impensável para aqueles que cresceram a partir de meados da década de 1990, após o controle da inflação no país – em dezembro de 2011, o IPCA acumulado em 12 meses foi de 6,5%." O resto da fonte desta informação caso interesse: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012/03/o-passado-de-hiperinflacao-no-brasil.html
Diogo Ramos Gutierre
Edmilson Junior Os planos antes do Real era implantar o real, não?
Carlos Felix
Dâniel Fraga teve um ataque.
Edmilson Junior
Diogo Ramos Gutierre você se lembra dos planos antes do Real?
Halysson Abreu
E quem te disse que quando um banco é assaltado/roubado ou sua conta é hackeada o prejuizo é seu? Até quando o banco quebra existe um fundo governamental te garante um valor minimo de 60 mil. E no Bitcoin? Perdeu playboy!
Renato Oliveira
Grande coisa, uma casa de câmbio de BTC ser hackeada seria o equivalente de um grande banco ser roubado também, e não poder devolver o dinheiro pros clientes. Não é a primeira vez que um site grande é vítima de hackers. E o cara saiu do Conselho da BTC provavelmente porque o serviço declarou falência, e ele seria procurado pelos clientes do site através da Fundação da BTC. O mais sensato pra vida pessoal dele foi fazer isso. Se ele aproveitou e levou alguns dinheiros com ele, já não sei. A única coisa que sei é que: vai se dar bem quem aproveitar a brecha, comprar BTC barato, e trocar mais tarde, quando o preço aumentar de novo, daqui a alguns meses. Já aconteceu antes, vai acontecer de novo.
qgustavor
Por ser algo não regularizado duvido que algum governo do mundo iria ajudar a empresa a se recuperar do roubo… por outro lado iria procurar tomar essas moedas. O Bitcoin tem valor intrínseco: ninguém pode fabricar uma bitcoin ou falsificar uma. Isso impede a inflação e além de aumentar a segurança da moeda, porém ela não tem segurança contra roubo. Se um governo quiser acabar com a Bitcoin ele pode tentar usar as mesmas táticas que ele já usa com os torrents - uma vez que ambos são descentralizados - porém ocorreria que os mesmos truques usandos para contornar um seriam aplicados no outro. O que fazer então? As bitcoins são limitadas e há uma falha no sistema, boa parte delas e impedimos que o sistema funcione. Atacar grandes "empresas" (Silk Road sendo a mais famosa) ajuda isso. Qualquer um que acompanha as cotações delas sabe bem: o valor é diretamente proporcional a confiança da moeda, algo que é controlado por qualquer entidade. Governo chinês foi contra, caí, banco americano apoiou, sobe. Com o fim da MtGox lá se vai confiança dos usuários nas criptomoedas (In Criptography we Trust? No). Não somente a Bitcoin será prejudicada - agora que a moeda vai cair numa monhanha russa eterna - como as outras criptomoedas também.
Cobalto
"Uma vez que a empresa tem (ou tinha) sede em Tóquio, a Agência de Serviços Financeiros do Japão chegou a ser procurada, mas a instituição apenas informou que nada pode fazer." UÉ? UÉ? UÉ? O Bitcoin não é a salvação da humanidade por ser descentralizado, sem intervenção do governo, livre, com cobertura de chocolate e pedacinhos de marshmallow? Quando o bicho pega o pessoal busca ajuda pras entidades jurássicas, ultrapassadas e não confiáveis? NÃO TÔ ENTENDENDO.
Abraão Caldas
Existe alguma moeda 100% estavel, o qual sua cotação de troca nunca tenha mudado?
Rafael Ribeiro Vieira
Nessas horas a regulamentação faz falta.
Diogo Ramos Gutierre
Abraão Caldas Instabilidade não é imutabilidade. Instabilidade é a moeda de noite valer X e no outro dia valer menos de 50% do que era. Você acha o bitcoin bom e confiável, melhor que dinheiro vivo. Boa sorte amigo. Mas te alerto, bitcoin não tem diferença alguma em relação ao Esquema Ponzi, ou popularmente conhecido como pirâmide.
Carlos Alex
Abraão Caldas verdade, mas o Bitcoin aparentava ter um risco muito alto desde o inicio. Admiro a coragem de quem investiu alto.
Abraão Caldas
Existe alguma moeda 100% estavel, o qual sua cotação de troca nunca tenha mudado?
Vinicius Littig
Eu acho, só acho, que milhares de pessoas acabam de ser surpreendidas com o maior golpe de sistema de pirâmide do mundo.
Diogo Ramos Gutierre
Bitcoin ajuda a este tipo de coisa acontecer, inclusive facilidade os roubos que tem acontecido. É uma moeda totalmente instável, não confiável, cuja criação não esta bem definida, que depende cada vez mais de um maior esforço para se propagar e cada vez mais de adeptos para poder crescer. Hoje estou falando tudo isso e vou ser duramente criticado. Mas um dia alguém vai lembrar do que estou dizendo hoje, bitcoin é um golpe. Me critiquem, mas depois que você perder rios de dinheiro com esta farsa, a gente conversa.