Início » Telecomunicações » Oi e TIM irão compartilhar infraestrutura para expandir rede 3G

Oi e TIM irão compartilhar infraestrutura para expandir rede 3G

Lucas Braga Por

De olho nas exigências da Anatel para o número de cidades cobertas com 3G, a Oi e a TIM firmaram uma parceria que visa compartilhar a infraestrutura de rede para, assim, conseguir cobrir mais cidades com um investimento bem menor. As duas operadoras já trabalham com esse modelo para a construção da rede 4G, e pelo visto o acordo deu tão certo que as empresas deverão expandir a parceria para a cobertura com a tecnologia 3G.

Durante a MWC 2014, o presidente de assuntos regulatórios da TIM Mario Girasole afirmou que as operadoras irão estudar quais cidades que terão compartilhamento de rede. Entretanto, parece que não está muito claro sobre como a Anatel irá reagir sobre o assunto: para o compartilhamento em 4G, as duas operadoras precisaram de autorização da agência. Não se sabe se haverá necessidade de uma nova autorização para o compartilhamento em 3G ou se a autorização de compartilhamento de 4G é válida nesse caso.

antena_celular

Para quem não sabe, RAN Sharing é o compartilhamento de infraestrutura como torres, equipamentos e antenas entre diferentes operadoras. No caso da rede 4G da Oi e TIM, cada operadora foi responsável por determinadas cidades, trazendo economia para ambas as operadoras. De acordo com os últimos dados liberados pelo Teleco, a TIM possui 1000 cidades cobertas com 3G, enquanto a Oi possui cidades cobertas com a tecnologia.

Compartilhamento ajudará nos compromissos de cobertura

O compartilhamento parece ser a solução para Oi e TIM cumprirem os compromissos de cobertura: em abril de 2013, todas as operadoras deveriam cobrir pelo menos 15% de todos os municípios com menos de 30 mil habitantes. Claro e Vivo atingiram a meta com folga, mas Oi e TIM precisam cobrir novas 425 cidades para atingir a meta. Existe outra meta para 2016: cobrir 60% de todas as cidades com menos de 30 mil habitantes.

Vale lembrar que, até o momento, a Vivo é a operadora com a maior cobertura 3G: são 3.137 municípios com a tecnologia. A Claro fica em seguindo lugar, com 1.593 municípios cobertos.

Com informações: Telesíntese

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo José Dos Santos
Enquanto a galera esta comentando , 3g ou 4g. Moro na cidade de Braunas interior mineiro. Codigo de area (33) temos uma unica operadora oi.E um caso serio. Disponivel apenas 2g...Serviço horrivel. e parafazer ligação normal, uma merda toda hora. a mensagen REDE OCUPADA.
Abraão Caldas
Rogério Santos Todo o tempo, estou chegando em 20GB de uso esse mês, R$0,25 por dia, tim beta lab ;P
Cláudio Danielli
Vão a partir de quando?
Vitor Gabriel
Aqui em Londrina-PR TIM é boa, mas tem áreas com pontos cegos... A pior operadora aqui é a Claro, por incrível que pareça a OI é melhor. Nem sinal 2g acha direito. A melhor, a vivo, mas é cara.
Rogério Santos
Duas perguntas: 1. Fica nessa velocidade toda por quanto tempo? 2. Por qual custo?
Rogério Santos
Yan Gabriel Minário HAUhuaHUHAuhuauHUhah
Renato Mendes
Tem que juntar duas ou três pra ver se dá uma que preste
William Bannach
Segundo relatos ontem cortaram mais cabos, estava um caos, e isso afeta várias operadoras pq a GVT vende infraestrutura de fibra etc pra muitos.
Vinny Mendes
"De acordo com os últimos dados liberados pelo Teleco, a TIM possui 1000 cidades cobertas com 3G, enquanto a Oi possui cidades cobertas com a tecnologia." Ta faltando informação quanto a quantas cidades a oi tem. Nao ta nao?
Yan Gabriel Minário
Merda+Merda=2Merda Matemática é algo que come a alma das pessoas.
Abraão Caldas
Pelo menos aqui em Manaus o 4G da tim é muito bom! 30Mbps de velocidade. http://imgur.com/RlFFgPZ
Leonardo Domingues
As duas piores juntas, vai ficar uma beleza isso ai.
Walter Marques
Telefone com 3G não deveria transmitir imagem em ligações ou será que estou louco?!
Mauro Cutrim
Serviços Ruim (oi) + Péssimo (tim) = porcaria. Duas operadoras disputando quem tem o pior serviço de telefonia móvel.
Juan de Souza
Agora o sinal cai de vez! kkkkkkk....
Enzo Andreola Schivolli
Não sei qual a pior, se Oi ou TIM.
Rogério Santos
Merda + Merda = MERDA
Alberto Prado
Se notícia de que a GVT e a Tim se fundirem se concretiza, acho que essa parceria com a Oi pode ser um problema. Já que de todas as operadoras a Oi é que parece odiar mais a GVT. Onde ela chega ela toma os clientes da Oi. Tanto que a mesma até apelou pra golpes baixo como corta os cabos de fibra óptica da GVT.
Arthur Dubeux
Com certeza as duas tem muito em comum!
Alberto Prado
"...enquanto a Oi possui cidades cobertas com a tecnologia." Falto informação ai na frase.