Junto com o Galaxy S5, a Samsung apresenta a nova TouchWiz, interface customizada, toda colorida e normalmente muito criticada usada nos smartphones da empresa. Diferente da “vazada” há alguns dias, ela apresenta menos mudanças em relação à versão anterior, mas ficou mais bonita.

Os screenshots a seguir vieram do Phone Arena, que compara a nova versão da TouchWiz com sua antecessora mais próxima.

A mudança mais clara é quanto aos ícones. Seguindo a atual tendência de design, a Samsung removeu o 3D da TouchWiz, deixando tudo mais simples, mas não menos bonito.

Na tela de bloqueio, a principal diferença está na fonte, que perdeu o dropshadow. As informações também foram reorganizadas. No Menu, a barra superior que separava Widgets de Apps foi abolida; em seu lugar, há um botão de Opções (os três pontinhos à direita). Para adicionar widgets, é só ir direto para a personalização da tela inicial, que está com visualização intuitiva, incluindo ainda wallpapers e configurações em botões na tela.

A maior mudança no discador foi, novamente, a remoção das texturas e a cor escura. Nos contatos, os screenshots não são correspondentes, mas percebe-se que no histórico de chamadas há a permanência das informações com uma limpeza da tela: a fonte ficou menor e mais espaçada, então a visualização é mais confortável. A visualização de favoritos aparece em quadrados com a imagem da pessoa, mas isso já pode ser escolhido na versão “velha” do TouchWiz: basta optar pela visualização em grade.

O mesmo não se aplica à tela de configurações, que era apenas em lista; agora, aparece em grade, com ícones redondos e renovados que têm bem mais a cara do Google (e, consequentemente, do Android) do que antes.

Nos aplicativos embarcados, o que mudou foi principalmente o posicionamento de elementos. No S Health, que monitora a saúde do usuário, as coisas ficaram mais limpas e intuitivas. O browser agora ocupa a tela inteira em vez de ceder espaço para a barra de notificações no topo. Também fica mais fácil de visualizar algumas das funções, como voltar/avançar página, ir para a Home ou abrir favoritos e histórico.

Por fim, o aplicativo da câmera também passou por algumas mudanças para despoluir a tela: os ícones foram reorganizados na lateral em vez do topo, as configurações abrem em grade em vez de lista e o carrossel de efeitos ficou mais simples.

O Galaxy S5, novo topo de linha da Samsung, traz processador quad-core de 2,5 GHz, 2 GB de RAM, versões de 16 GB e 32 GB de armazenamento interno (com slot para microSD de até 64 GB), bateria de 2.800 mAh e tela de 5,1 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels. A câmera tem 16 MP e faz vídeos até em 4K. O maior diferencial dele, no entanto, é o tal leitor de impressões digitais no botão de Home.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ed
Quero desinstalar o touchwiz e não sei como
Guest
A nova Touchwiz na minha opinião é excelente pois alem de vir mais bonita e pratica ela esta cerca de 70% mais leve, isso sem sonbra de duvidas
Felipe Sousa Lima
naum vejo nada em especial no Moto X se não os recursos de voz dinâmicos, mas o q realmente mata o S4 é a Touchwiz, ess interface q derruba a imagem da Samsung, tanto, como nos demais comentários descritos, o S4 Google Edition é beeeem mais fluído do que na versão com TouchWiz
Felipe Sousa Lima
continua feia, pesada e lenta..
Ryan Porto Salles
Dan Santos Não quero dizer isso, só estou dizendo que quem acha o S4 lento(por causa da TouchWiz) mexer num S4 Google Edition que tem Android puro, ai sim vão ver como é fluído em comparação ao Moto X.
Dan Santos
Ryan Porto Salles Não é questão de pagar pau pra um ou outro, o Moto X não deve em nada pra nenhum outro aparelho com Android. O S4 engasgou bastante na minha mão fazendo o básico (abrir uns 6 apps e trocar pelo multi-tarefa). E pra que pagar 2.200 num top da Samsung sendo que posso ter um equivalente (senão melhor) por 1.100??
Ryan Porto Salles
Não sei como existe tanta gente pagando pau pro Moto X... Já que acham a TouchWiz lenta, mexam em um S4 Google Edition, ai quero ver dizerem que o S4 é lento
Thiago Marçal Passos
É entre a tela e o botão físico. Tem uma linha escondida que é o leitor de digitais.
Sarah Possamai Kons
Tive novamente a impressão que a Samsung tá copiando mesmo a Apple... ficou muito evidente. D:
Rafael Córdova
Nao troco meu Holo Plus por nada :) olha que tenho um samsung mega i9200
Dan Santos
Praticamente todas as fabricantes com pequenas modificações, deixando o Android mais puro possível e a Samsung andando na contra-mão com esse Touchwiz. Vão de Moto X ou esperem sair o Moto X II.
Olacir Oliveira
Deu melhorada em relação a anterior, mas ainda não vai..
Josiel Hen
Uma mudança radical seria melhor, mas essa ta de bom tamanho, e, como pode ter erros tão simples essa interface!
Amarildo Ribeiro
ainda prefiro a nova launcher
Plauton Martins
Vai custar 3 mil e vai ser um dos piores custo x benefício do mercado.
Exibir mais comentários