Em junho de 2013, a Apple mostrou as primeiras novidades do iOS 7, incluindo uma integração com automóveis que levaria algumas funções do iPhone para o painel dos carros, como o serviço de mapas da Apple e o iTunes Radio. Nesta segunda-feira (3), a empresa anunciou a lista de montadoras parceiras que colocarão o recurso em seus automóveis, bem como o nome definitivo: antes conhecido como iOS in the Car, ele se chamará CarPlay.

apple-carplay

Os primeiros carros com o CarPlay serão exibidos nesta semana no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. Inicialmente, apenas Ferrari, Mercedes e Volvo mostrarão os veículos, mas a Apple cita uma série de outras montadoras que lançarão carros com o CarPlay em breve: BMW, Ford, Chevrolet, Opel, Honda, Hyundai, Jaguar, Land Rover, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota.

E o que você pode fazer com o CarPlay? Basicamente, usar alguns recursos do seu iPhone enquanto estiver dirigindo, sem necessidade de tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito: a navegação é feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. Dá para fazer ligações, enviar e receber mensagens de texto, ouvir músicas e usar os mapas da Apple para se orientar.

carplay-honda-musica

carplay-honda-mapa

Será possível ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados não apenas no iPhone, mas também na nuvem: há integração com o iTunes Radio e outros serviços de streaming de músicas, como o Spotify e o Beats Radio. Já o serviço de mapas está com navegação curva a curva e mostra informações sobre o trânsito e o tempo estimado de viagem. O CarPlay pode até mesmo adivinhar para onde você está indo com base nos seus emails e compromissos no calendário.

Para usar o CarPlay, será necessário ter um iPhone com conexão Lightning (iPhone 5, iPhone 5c ou iPhone 5s) e uma atualização de software para o iOS 7 que será liberada em breve (além de um automóvel compatível, claro). Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes e Volvo incluirão o CarPlay em “carros selecionados” ainda em 2014, seguido por outras fabricantes no futuro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno Caldeira
Isso é fake, não é produto da Apple, certeza! :) E é óbvio perceber... tá faltando o i aí no início :D
Tales Cembraneli Dantas
eu acho q não pega por falta de um padrão... como é um opcional que já vem instalado no carro, deveria ter um padrão aceito por todos os SOs mobile, não só o da Apple..., não precisaria nem de muita coisa, imaginem uma tela touch integrada com os auto falantes do carro na qual vc plugasse seu cel (ou vis Wi-Fi) e passa-se a tela dele e todas suas funções pro painel do carro, ai o resto seria com os desenvolvedores de software de cada plataforma...
Qaiq Alves
"Usar os mapas da Apple para se orientar" foi melhor trecho que li.
Marcelo Palliotti
oia!!
Tiago Celestino
Para quem tiver uma Ferrari ou algum carro da Volvo, desejo boa sorte. =_)
Eduardo Lemes
Já existe centrais multimídias com conexão pra android e iPhone faz tempo... A diferença é que essa vai ser exclusiva do iPhone e o mapa da Apple vai te guiar sempre pro meio do deserto de Mohave...
Carlos Eduardo
Ou até alguem hackear o Mylink
Júlio Vasel
Que comece o mimimi!
Fábio Quadros
Postaram em pleno carnaval?
Vagner Alexandre Abreu
Não gostei. Para certas coisas, prefiro "padrões abertos" do que coisas que só sincronizam em coisas específicas.