Início » Aplicativos e Software » Evernote para Android reconhece anotações à mão

Evernote para Android reconhece anotações à mão

Por
5 anos e meio atrás

Depois de ter superado (aparentemente) os problemas de sincronização que afetaram seus serviços no final de 2013, a Evernote voltou à rotina de lançar novidades. A mais recente delas é o seu app para Android, que acaba de ser atualizado para incluir a opção de escrita de notas à mão.

A ideia é que você possa fazer anotações utilizando uma Stylus ou mesmo a ponta dos dedos (difícil, mas dá), uma mão na roda para quem precisa guardar alguma informação rapidamente, mas não se dá bem com o teclado virtual do smartphone ou tablet.

Notas à mão no Evernote

Para ativar a opção, basta criar uma nova nota ou editar uma já existente e clicar no ícone de uma caneta na barra superior. Dá para escolher cores (preto, azul, vermelho e verde), definir a grossura do traço e até recortar as anotações feitas e arrastá-las para outro local.

Nos testes executados para este post, o novo recurso funcionou bem, não apresentando qualquer atraso na resposta ou comprometimento do desempenho. Como se vê, o app só não é à prova de garrancho:

Nota manuscrita no Evernote

A parte negativa é que, ao contrário de aplicativos de notas como WritePad (se bem que este é pago), o novo Evernote para Android não é capaz de converter notas manuscritas em texto. Em contrapartida, a ferramenta tenta identificar as palavras escritas à mão para permitir a sua localização nas buscas por notas.

A nova versão do app inclui ainda pequenas melhorias no editor de notas, acionamento mais rápido da câmera (de fato, ela abriu quase instantaneamente nos testes que fiz aqui), além das tradicionais correções de bugs.

O novo Evernote para Android já está disponível no Google Play. Se você já utiliza a ferramenta, basta aguardar pela atualização.

Mais sobre: