35 milhões de fotos do Getty Images estão liberadas para serem usadas gratuitamente

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Muitos podem não conhecer o Getty Images, mas todos certamente já viram alguma fotografia vinda de lá. O maior banco comercial de imagens está mudando um pouco seu modelo de negócios: antes, era necessário pagar uma licença para remover a proteção de uma imagem e usá-la legalmente; agora, 35 milhões de fotos estão disponíveis para serem usadas gratuitamente em blogs, sites e redes sociais.

getty-images

Há algumas regras, claro: as fotos não podem ser usadas para fins comerciais e devem ser incorporadas usando um código HTML do próprio Getty Images. Não é permitido se aproveitar das imagens para arrecadar dinheiro, vender algo ou promover algum produto, nem para fins de difamação ou pornografia, por exemplo. Além disso, apesar de 35 milhões ser um número bem grande, nem todas as imagens podem ser incorporadas — isso é menos da metade do conteúdo disponível.

Como o arquivo da foto não é incluído diretamente na página, mas sim através de um iframe, o Getty Images mantém o controle sobre o conteúdo: a imagem pode parar de ser veiculada a qualquer momento e vem obrigatoriamente acompanhada dos créditos, tanto para o fotógrafo quanto para o Getty Images. A empresa não descarta a possibilidade de gerar dinheiro veiculando anúncios no futuro.

BBC mostra que muitos fotojornalistas ficaram incomodados com a nova política do Getty Images de liberar imagens gratuitamente. Os profissionais afirmam que não trabalham de graça e também não trabalham para ter exposição na mídia, logo, ter seus nomes divulgados como crédito das fotos não paga o leite das crianças.

No entanto, o Getty Images lembra que as fotos licenciadas pela empresa já podem ser encontradas facilmente em sites de clientes, como portais de notícias, ou até mesmo no próprio Google (é só dar um clique com o botão direito do mouse para salvá-las). E qual a possibilidade de um perfil em uma rede social ou pequenos blogs sem fins comerciais pagarem para licenciar uma foto? Praticamente nula, imagino eu.

Para incorporar uma foto do Getty Images a uma página, é só fazer uma busca no site, escolher a imagem e copiar o código HTML (se estiver disponível). Todas as informações sobre o novo recurso estão nesta página. Muitas imagens, especialmente aquelas usadas para fins jornalísticos, ainda não podem ser incorporadas; nesse caso, é necessário pagar pela licença, que normalmente fica na casa das centenas de dólares.

Receba mais sobre Getty Images na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados