A OnLive Game System, plataforma de jogos em nuvem lançada em 2007, foi anunciada com bastante barulho, tal sua capacidade revolucionária. Em meados de 2012, quando já não se ouvia mais falar no serviço, a companhia OnLive demitiu todos os seus funcionários, rumando para a morte certa – ou nem tanto, porque agora, em março de 2014, a empresa anuncia seu ressurgimento.

Mark Jung, novo diretor executivo da empresa, diz que desta vez seu foco será outro: se antes a OnLive funcionava distribuindo jogos via stream, agora o esquema funcionará num meio-termo. Com a tecnologia do CloudLift, a OnLive passará a servir de ponte entre consoles e jogadores.

ONLIVE-2

Com o CloudLift instalado, é possível conectar serviços como o Steam a qualquer dispositivo que utilizar o software, como notebooks, smartphones e Smart TVs. O que quer dizer que você não vai precisar, necessariamente, de um computador para games sempre que tiver vontade de jogar alguma coisa.

O OnLive será relançado em breve, num custo mensal de US$ 14,99, e os primeiros jogos disponíveis para ele serão Batman: Arkham Origins e Saints Row IV. “Nossos jogadores queriam a conveniência do acesso instantâneo para seus jogos onde quer que estivessem, mas eles também queriam ter o jogo e poder jogá-lo localmente em seu computador doméstico”, disse Jung.

O diretor executivo também explica que nesta nova tentativa, a OnLive continua com a ideia de expandir a liberdade e a compatibilidade que seus usuários gostam, mas desta vez, adicionou também a flexibilidade para que eles possuam suas próprias cópias dos jogos. Um serviço bastante semelhante à OnLive é o PlayStation Now, que, de acordo com a empresa, não deve representar um problema – segundo Jung, a OnLive está à frente da Sony no que tange a tecnologia.

Na época de seu lançamento, em 2007, a OnLive se utilizava da computação em nuvem para fazer parecer que o futuro havia chegado. O que deu errado foi o fato do sistema da nuvem transitar no limiar entre uma tecnologia nunca antes explorada e o retrocesso para a era da temível computação via terminais.

Nem uma, nem outra, por fim, a OnLive acabou caindo num limbo. Mesmo tendo sido apoiada por grandes publicadoras, como Warner Bros, Ubisoft, Atari, Codemasters e THQ, a iniciativa não possuía uma infraestrutura adequada, fazendo com que vários títulos de sua biblioteca ficassem indisponíveis. Por conta disso, o número de usuários caiu vertiginosamente (era um serviço pago, afinal), e a empresa acompanhou esse ritmo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Victor Schiavo
Cara, você não precisa nem ter o jogo instalado. Você pode tipo comprar Crysis e nem ter hardware pra rodar, jogando num PC com intel celeron e 1GB de RAM.
Diogo Ramos Gutierre
Franklin Benini Sim, mas é bem diferente. Este onlive funciona em qualquer lugar da rede e pra diversos tipos de dispositivos.
Franklin Benini
Diogo Ramos Gutierre O steam já tem streaming pra outro PC dentro da sua rede. Eu mesmo uso aqui em casa qdo. quero jogar na sala, no HTPC. Nada impede que futuramente eles façam uma atualização no App Android / IOS para permitir fazer streaming de determinados jogos em tablets e celulares.
Diogo Ramos Gutierre
Franklin Benini, Thiago Xavier: Steam rodando em android? iOS? Acho que vocês estão confundindo, o steam não vai rodar em qualquer aparelho não, nunca fez isso e não tem planos para isso. O que existe hoje parecido é o shield da nvidia.
Franklin Benini
Diogo Ramos Gutierre Se funcionar via internet aí vai ser muito bom. Agora se só funcionar na rede da sua casa aí dá na mesma pois isso o Steam já faz
Thiago Xavier
Diogo Ramos Gutierre Mas a Steam não estava fazendo algo parecido?
Diogo Ramos Gutierre
O seu computador vai rodar o jogo no steam, e o serviço do onlive faz este intermediário entre o seu pc e o aparelho que você esta usando. Antes era tudo processado na nuvem deles.
Franklin Benini
Não entendi porra nenhuma de como isso vai funcionar com o Steam.
Thiago Xavier
Não entendi. rsrs Alguém me explica...
Thiago Xavier
Queria ter estado o serviço da Campus Party, mas esqueci queria ver como iria rodar lá =/