Kindle Paperwhite de 1ª geração ganha vários recursos com atualização de software

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O novo Kindle Paperwhite foi lançado no Brasil em dezembro, com melhorias no desempenho e na tela, mas as grandes mudanças estavam no software, com novidades como o Construtor de vocabulário, o Virador de página, os marcadores mais inteligentes e as notas de rodapé exibidas em uma janela flutuante. Com a última atualização, todos esses truques de software agora estão disponíveis também para os proprietários do Kindle Paperwhite de 1ª geração.

kindle-paperwhite-atualizando

O Construtor de vocabulário registra automaticamente as palavras que você pesquisar a definição no dicionário, o que ajuda a aprender novos vocábulos. Além de reunir as definições das palavras, o recurso também mostra exemplos de frases em flashcards. Se você está lendo um texto em um idioma que não está acostumado ou possui linguagem difícil, isto pode ser uma mão na roda.

O Virador de página, antes chamado de Page Flip, permite folhear páginas de um livro sem perder a atual. Basta deslizar uma barra que indica o progresso no livro e pré-visualizações de páginas serão exibidos em uma camada flutuante, em tamanho legível. As notas de rodapé, que antes normalmente levavam o usuário para o fim do capítulo, agora também estão sendo exibidas em uma camada flutuante.

kindle-paperwhite-page-flip

Os marcadores de página estão mais agradáveis de usar: uma lista com todas as marcações que você fez no livro pode ser acessada com um toque no canto superior direito da tela. Outra mudança que deixou as coisas mais práticas está no dicionário: agora, ao tocar em uma palavra para pesquisar a definição, você poderá alternar facilmente para a Wikipédia, o que é útil para encontrar informações sobre pessoas ou empresas. A Amazon também cita melhorias de desempenho, mas eu não notei nenhuma diferença significativa.

As novas funcionalidades são incluídas com a atualização para a versão 5.4.4 do Kindle Paperwhite de 1ª geração. Ela deverá ser instalada automaticamente no seu dispositivo. Se estiver com pressa, baixe o arquivo *.bin na página da Amazon (191,5 MB), copie para o diretório raiz do aparelho, acesse o painel de configurações, toque no menu no canto superior direito da tela e depois vá em Atualizar seu Kindle.

Dica da Jacqueline Lafloufa (@jacquelinee) no Twitter.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados