Sabe quando você derruba uma comida no chão, consegue pegar antes de 5 segundos e come dizendo que não deu tempo das bactérias chegarem nela? Parece besteira, mas um estudo recente comprovou que, de fato, até que não tem problema.

O estudo foi feito por estudantes de microbiologia da Universidade Aston que analisaram como as bactérias Escherichia coliStaphylococcus aureusi passam de diversos tipos de chão para diversos tipos de comida.

Os contatos foram feitos com duração entre três e trinta segundos e comprovaram que o tempo desse contato entre o chão e a comida é um fator importante na contaminação. Mas há outros pontos crucias: alguns tipos de chão facilitam o contato das bactérias, e há comidas que ficam contaminadas mais rapidamente – carpete é o melhor, que mais “protege” a comida, e o pior é o de madeira. Já as comidas mais molhadinhas são as que atraem bactérias mais rapidamente.

E se for o melhor cheesecake do mundo?

E se for o melhor cheesecake do mundo?

Ainda assim, se puder evitar comer algo que caiu no chão, é melhor. Afinal, desse jeito você garante que nenhuma bactéria do seu sapato foi parar na sua boca. O próprio estudo recomenda isso, lembrando que foram dois tipos de bactérias testados e podem haver outros onde você deixar sua bolacha cair.

Se você é dos que ainda assopra a comida para tirar qualquer sujeirinha que tenha grudado nela, fica a dica: isso pode trazer mais bactérias (sim, do seu cuspe) do que o chão.

Com informações: Gizmodo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Sousa
Não é BOLACHA, é BISCOITO!
Pedro Menchik
Na verdade, isso é apenas um mito. Entenda: http://alimentandoadiscussao.com/2014/03/21/tal-regra-dos-5-segundos/
Jedielson Almeida
Giz.com é vc? :p
Cléber Dos Santos
O que eu digo para as minhas fitas de Super Nintendo?
portela.thiago
Dessa mina aí?? DESSA "mina" aí?? DESSA MINA AÍ?????? Um cara que não "conhece" a Jennifer Aniston não é digno de ser homem!
Thiago Suguiama
Gustavo Souza Seja o que for, como com calça e tudo!
Guilherme Kuhnen
Joga na merda e come antes dos 5 segundos, quero ver..
Guilherme Kuhnen
Joga na merda e come antes dos 5 segundos, quero ver..
Cesar Palvarini
Marcos Correia. Eu não me fiz entender. Se as bactérias já estão na minha boca, e estou em meu momento de comer o alimento que caiu, não é hora de escovação. Assim, ao mastigar os alimentos, essas bactérias serão agregadas ao mesmo e serão ingeridas. Portanto, assopradas ou mastigadas, o destino delas será nosso organismo.
Antonio Marcos
Marcos Correia Acredito que entram de qualquer geito ao engolirmos a saliva.
Marcos Correia
Até mesmo com nossa comida, pois bactérias que estão na boca e que poderiam serem retiradas mais tarde com a escovação, estariam entrando em seu organismo através da comida.
sousaesilva.rafael
Situação "ideal' então é deixar a bolacha (ou biscoito, discussão interminável da moda) cair no carpete, é isso?!
Gustavo Souza
Friends cara, friends!!
Rubens Mello
Sempre soube disso !
Vitor Hugo
Na segunda bactéria, o nome tem uma letra a mais: "i". É "aureus".
Exibir mais comentários