Início » Ciência » A regra dos cinco segundos tem respaldo científico

A regra dos cinco segundos tem respaldo científico

Avatar Por

Sabe quando você derruba uma comida no chão, consegue pegar antes de 5 segundos e come dizendo que não deu tempo das bactérias chegarem nela? Parece besteira, mas um estudo recente comprovou que, de fato, até que não tem problema.

O estudo foi feito por estudantes de microbiologia da Universidade Aston que analisaram como as bactérias Escherichia coliStaphylococcus aureusi passam de diversos tipos de chão para diversos tipos de comida.

Os contatos foram feitos com duração entre três e trinta segundos e comprovaram que o tempo desse contato entre o chão e a comida é um fator importante na contaminação. Mas há outros pontos crucias: alguns tipos de chão facilitam o contato das bactérias, e há comidas que ficam contaminadas mais rapidamente - carpete é o melhor, que mais "protege" a comida, e o pior é o de madeira. Já as comidas mais molhadinhas são as que atraem bactérias mais rapidamente.

E se for o melhor cheesecake do mundo?

E se for o melhor cheesecake do mundo?

Ainda assim, se puder evitar comer algo que caiu no chão, é melhor. Afinal, desse jeito você garante que nenhuma bactéria do seu sapato foi parar na sua boca. O próprio estudo recomenda isso, lembrando que foram dois tipos de bactérias testados e podem haver outros onde você deixar sua bolacha cair.

Se você é dos que ainda assopra a comida para tirar qualquer sujeirinha que tenha grudado nela, fica a dica: isso pode trazer mais bactérias (sim, do seu cuspe) do que o chão.

Com informações: Gizmodo