Dependentes de plugins ou linguagens específicas, os jogos que rodam diretamente em navegadores apareceram há alguns anos e se mostraram craques em acabar com a produtividade do proletariado. E se já era assim com os gráficos fraquíssimos de Candy Crush e Farmville, espere só até ver o que a Epic Games preparou para o "futuro".

329122

Em parceria com a Mozilla, a empresa lançou um vídeo demonstrativo de jogos baseados na Unreal Engine 4 rodando no Firefox. Com trechos de Soul e Swing Ninja rodando em velocidades próximas de suas nativas, a qualidade do motor gráfico é impressionantemente impecável.

No post feito no blog da Mozilla, Brendan Eich, o vice-presidente sênior de engenharia da empresa, explicou que ela, apesar de ser a grande aposta para alimentar a nova geração de videogames, foi construída para poder transitar entre dispositivos móveis, computadores, consoles e web. O VP também disse que a intenção é a de que não haja distinção notável entre jogos rodados no browser e os que baixamos e instalamos para jogar.

Tim Sweeney, da Epic Games, também disse que a companhia encara a web como uma parte crucial do futuro do desenvolvimento nos jogos, e que a Mozilla já provou ser um catalisador para fazer isso acontecer. "Nós ficamos surpresos com esta tecnologia pioneira que a Mozilla conseguiu com a Unreal Engine 3 na rede, então não hesitamos em trabalhar com eles para portabilizar a Unreal Engine 4."

O que permite ao Firefox reproduzir os jogos, em asm.js, com tanta qualidade, são "otimizações específicas" exclusivas do navegador, que fazem com que ele não exija plugins para tanto. O asm.js é um subtipo de JavaScript que melhora a performance dos aplicativos.

"Essa performance nos abre novas oportunidades de dar aos usuários a melhor experiência possível se eles escolherem os navegadores de internet. Qualquer browser moderno pode rodar asm.js, mas as otimizações já presentes no Firefox garantem uma experiência mais consistente e suave".

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
Não tô vendo essas travadinhas não (sendo que a Mozilla poderia ter colocado o FPS na tela), mas como é apenas um *preview* da tecnologia ainda vai melhorar ainda mais antes de chegar numa versão "final 1.0".
EFG
É só aqui ou o video, nos demos 3d, dão mini travadinhas que acabariam com a diversão dos jogos?
EFG
Seria interessante... porém lembra qual é/era o foco do Firefox OS?
Gustavo Barbosa
Falou tudo agora
Diogo Ramos Gutierre
Muito boa engine, espero muito a UDK ser lançada com a unreal 4. Mas vou ser honesto sobre o que tenho visto últimamente no mundo dos games. Só acredito vendo rodar em tempo real. Esta acontecendo DOWNGRADES o tempo todo, é até covardia com o público. Watch Dogs, Infamous Second Son, Dark Souls 2... Tudo com downgrade. Então pra mim, mostrar vídeo no youtube não me prova nada. Quero ver rodando.
Edipo Gonçalves
Hmmm, com um bom sdk isso abre boas portas para bons jogos no Firefox OS.