Início » Brasil » Sistema para bloquear celulares piratas e não homologados pela Anatel começa a funcionar semana que vem

Sistema para bloquear celulares piratas e não homologados pela Anatel começa a funcionar semana que vem

Paulo Higa Por

O Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos, desenvolvido para bloquear celulares não homologados pela Anatel, entrará em funcionamento na segunda-feira (17), de acordo com o G1. Mas ainda não há com o que se preocupar: nesta primeira fase, o Siga fará apenas um registro dos aparelhos em funcionamento no país. Os bloqueios devem começar somente em setembro e, pelo menos no início, aparelhos que já estão em uso continuarão operando.

Com custo estimado de R$ 10 milhões, o Siga foi bancado pelas quatro grandes operadoras de celular do país e será operado pela ABR Telecom, a mesma entidade que administra a portabilidade numérica no Brasil e gerencia um sistema de registro de celulares roubados. Nos próximos seis meses, quando um aparelho se conectar às redes da Claro, Oi, TIM ou Vivo, o código IMEI será enviado ao banco de dados do Siga.

Enquanto uns sofrem para comprar iPhone 5s, outros já têm HiPhone 6 dual SIM e com TV

Enquanto uns sofrem para comprar iPhone 5s, outros já têm HiPhone 6 dual SIM e com TV

O bloqueio de dispositivos não homologados, que começa em setembro, inicialmente afetará somente novos aparelhos. Como os atuais aparelhos piratas tendem a sumir do mercado e um dia terão que ser substituídos de qualquer forma, a Anatel ainda não decidiu se vai bloquear os que já estão em funcionamento. Mesmo se essa medida for tomada no futuro, a Anatel garante que "ninguém vai ter o aparelho desabilitado de um dia para o outro".

Como o sistema sabe que o celular é homologado ou não? As informações ainda são vagas. A Anatel não divulga muitos detalhes propositadamente para não facilitar as fraudes, se limitando a dizer que possui uma relação de IMEI de todos os aparelhos certificados no Brasil; se o IMEI não estiver na lista, o aparelho não poderá fazer chamadas ou acessar a internet.

A ideia parece simples, mas nós sabemos que é possível clonar o IMEI de um aparelho original e homologado pela Anatel, então apenas essa medida não eliminaria os xing lings, que podem causar problemas nas redes das operadoras, prejudicando outros clientes. Como esses celulares não são certificados, não sabemos se eles emitem níveis de radiação danosos à saúde.

O bloqueio por IMEI também gera outro problema: como ficam os celulares importados, que foram certificados em outros países, mas não pela Anatel? Este é o caso de aparelhos da HTC, que saiu do Brasil, ou mesmo modelos de fabricantes conhecidas que não serão vendidos por aqui, como o Sony Xperia Z1 Compact. Outro exemplo são os iPhones 5c e 5s americanos, que são diferentes dos modelos brasileiros. Isso prejudicaria pessoas que importam smartphones por meios legais ou mesmo turistas que trazem seus próprios aparelhos.

De acordo com uma nota divulgada pelo SindiTelebrasil, sindicato das operadoras de telefonia móvel, "se o aparelho não é homologado, não ocorre a habilitação imediata e o usuário é encaminhado para atendimento diferenciado pela prestadora". Ou seja, o usuário tem a oportunidade de esclarecer que seu celular não é pirata. No entanto, hoje a Anatel disse que recomenda aos consumidores verificarem se o modelo já foi homologado no Brasil antes de comprar celulares fora do país, indicando que modelos originais também poderão ser afetados.

Entramos em contato com a Anatel para esclarecer essas questões. Por telefone, a agência nos informou que "tem conhecimento de terminais problemáticos" e que o período de testes será usado para detectar os possíveis problemas que poderão ocorrer com os bloqueios; só após o diagnóstico as operadoras tomarão as ações necessárias. A Anatel reforçou que os clientes serão informados antes de terem seus aparelhos bloqueados.

Atualizado às 17h44.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Minhoto
Compre um celular barato, usado e coloque o IMEI dele no seu Chinês. Seja feliz!
Osmir Vito
Você não entendeu, meu amigo. Não é questão de dizer "de onde foi importado" é questão de "ser ou não falsificado".
Muitos produtos eletrônicos não são fabricados no Brasil e nem por isso são falsificados.
Bloqueados serão os FALSIFICADOS ! Produzidos ou não produzidos no Brasil.
Tipo : Réplicas, HiPhone, Sonya, etc...
Aldo Luiz
mais uma vez a ANATEL querendo enrabar o consumidor para dar vantagem ás grandes empresas.
Paulo Machado
discordo plenamente, tenho um UMI super que esta comigo tem uns 2 anos e até o momento funciona uma beleza, diferente de outras marcas que ja tive ( Sansung Etc..) quem tem grana pra comprar um original que compre mas as empresas só visam o lucro, eu não pago 4 mil em um celular mesmo porque nem tenho essa grana toda mas posso comprar um umi de 4GB de ram 64GB de rom que da pau em qualquer iphone 7 que custa 6 mil e só paguei 500 K.
Leonardo Kattz
2017 na área e ate hoje os xing tão mandando ver rsrsrssr
Sr.Divonei
Se vão proibir por que então na fecha a fronteira de nossos países,hoje no Brasil quase 100% é tudo da china ou Es
Sr.Divonei
Se vão proibir por que então na fecha a fronteira de nossos países,hoje no Brasil quase 100% é tudo da china ou Estados Unidos.
Vou dar um exemplo,comprei um j5 da Samsung e você vai ver a bateria maiden in china,depois comprei um Asus zenfone 5 e Asus zenfone go,a bateria maisena in china.
Depois vem esses caras falarem essa besteira,querem melhorar,vão pedir para os nossos governos baixarem os impostos em geral das empresas,para ter mais lucros e gerarem mais empregos...
Um relógio original da invicta lá fora pagando impostos ficam em torno de 300 reais e o mesmo relógio aqui no Brasil é 1.800 reais...fala sério sem comentários senhores da ANATEL.vao trabalhar para melhorar o sinal da internet e baixarmos preços...
Bruno
Não tá rolando os bloqueios então?
Thiago Moraes
Esperando até hoje 12/01/2016 esse bloqueio funcionar kkkkkkkk
FDP
Fica a dica: "semana que vem" e noticia não se usa..ainda mais em Titulo de chamada. O leitor fica perdido, quando não há referencia da data da postagem da noticia. Como neste caso, só diz a 49 semanas atrás... que dia foi?
vcd94xt10z
o Android é baseado no Linux, e resumidamente, seus aplicativos são escritos em Java com um SDK específico para Android, que roda em uma máquina virtual Dalvik instalada no Android, e essa máquina virtual roda em cima do Android.
daniel.iglesias75
..então vamos a homologar as operadoras de novo!!!! pois as ligações não presta pra nada! a internet ruim!, te roubam credido... e ai!... ainda bem a esperança de AT&T entrar no mercado daqui a pouco!!!
avge08
uma outra dica muito boa seria a seguinte: por que eles não esquecem isso tudo e não deixam o pessoal escolher o que querem fazer da sua vida quem cuida do seu nariz é você, se você quer comprar um celular xing ling o problema é seu e quem quer comprar um celular de marca que compre.


isso tudo é para você que quer comprar um celular mais barato fora do país se ferre.

pois é eu vou ficar com meu nokia fudido e vou esquecer de comprar um celular melhor pois aqui no Brasil não vou pagar 2000 R$.
marcomaquinas
Gostaria de deixar uma sugestao para anatel e operadoras que acho que acabaria com varios problemas inclusive de roubo com conagem imeis
porque nao cadastram os imeis dos telefones nos nomes dos proprietarios
para isso bastaria a pessoa quando cadastrar o chip fornecer o imei a operadora
Assim sendo a pessoa seria a proprietaria daquele imei sendo impossivel ser clonada pois ficaria amarrado ao proprietario e ao chip
Anderson Equipamentos
Alguém sabe informar se os gps tracker vai continuar funcionando?
@
Esse Pais nao deveria ser chamado de Brasil e sim de vergonha mundial...
thothin
em partes do seu comentário é válido...dizer que xing-lings são tds péssimo e compra quem quer ostentar o que não pode comprar...é opinião sua...eu posso comprar qualquer um e a vista...não compro pelo absurdo do preço,simplesmente não acho justo ainda mais aliado ao ridiculo serviço de operadoras... uso Nextel...mas smartphone compro chines...como vc disse barato 800 reais...cpu 8 nucleos,1.7 ghz...16 gigas rom...2 ghz de ram(1.7)...ja com opengl es 3.0...para dar opinião enfática, tem que ter usado,e quem acha xing-ling e td igual,esta enganado uma marca aqui pelos (peritos) rotulada xing ling, a OPPO é um dos melhores do mundo...óbvio que pagando 150 conto como vc disse não se tem um aparelho bom seja original ou não...sobre atrapalhar sinal,freqüência e blá blá...poderiam ter umas aulas com chineses,indianos...que tem uma população quase 10 maior que a nossa,como fazem para usar xing lings ou sera que não existe comunicação por lá hein?? o0
thothin
vc esta certinho...ou na china(ex:)
seria impossível a comunicação... incompetência ficar maior quando problemas são "resolvidos" com remendos...e interesses $$$$$$
thothin
Povo é besta mesmo...tem os que aplaudem ainda...o rebanho manso...se não quisem aparelhos importados, não deixariam entrar no pais...em pleno centro de SP a comércio que aliás impulsiona a economia... o que vejo é medo das grandes fabricantes que dá o resto de tech a um preço absurdo e ainda tem as opetadoras lixo...não encontro outro termo para usar...lixo...do outro lado produtos made in china,índia,Malásia, singapurasingapura,etc...com uma tech maior e a baixo custo,smarts de até 8 núcleos, com gorilla glass...opengl es 3.xx ....enfim...o caso é: dizem de radiação,então pvf não apliquem veneno nos nossos alimentos,dizem de ruídos e blá blá...imaginem a comunicação na china e outros países com esses menos aparelhos,pela lógica seria incomunicável então,mas como povo rebanho engole td...taí mais uma pra engolir...aliás já engoliram que Copa do Mundo é culpada por falta de hospitais,saúde,educação, segurança, etc,etc,etc...era assim a 10 anos,muito antes disso,é assim,e sera assim depois da Copa...só verba da educação faria umas 3 Copas do mundo...ufa ainda bem que veio a copa ou o rebanho ainda estaraia apascentado...eu uso um importado,posso comprar original atual a vista...mas não quero...enquanto ao bloqueio pra tudo há uma saída....HAhaHaHa...PS: foi uma risada sinistra que eu dei...coitados dos emeis originais...
Rogerio Filk Filk
adeus alegria do pobre!!!!!!kkkkkkkkkkk
Nilson Klechowicz
não existe celular pirata (praticamente todos vem de fora, china, japão etc, existe celular liberado pela a Anatel, a matéria está com a chamada errada... e a anatel que se mostrar presenta mas acho que ela em si não vai fazer nada alem de obrigar as operadores gastarem tempo e dinheiro em um sistema inútil.... porque ela não vai se meter no presídios.... lá sim ela ela seria util.
Clemilson Oliver
Acredito que não funcionará nem ligações nem 3G. Se bem que 3G no Brasil nunca funcionou mesmo.
Clemilson Oliver
Não acredito que tenha a ver com o SIGA, pois no momento o sistema não está bloqueando nenhum aparelho, apenas coletando informações. Devem começar a bloquear alguma coisa a partir do segundo semestre. E não vão sair bloqueando sem avisar
Felipe Munhoz
Um fato curioso é que a Oi parece não bloquear os IMEIs nem de aparelhos roubados, será que vai bloquear o IMEI de aparelhos piratas?
rodrigo.dallalba
Você leu a matéria, campeão?
Jonas Danter
Anatel, faz uma sistema para bloquear os Corruptos do nosso Pais...
Robson C.
E daí? è prerogativa de quem compra. Isso não é justificativa pra gastar milhões criando esse "siga". A justificativa que eles estragam a rede é uma piada maior ainda.
Diego Nunes
Não consegui entender que benefícios para a população essa medida pretende trazer, diga-se de passagem.
Diego Nunes
Comprou xing-ling... http://blogs.estadao.com.br/link/sistema-para-bloquear-celular-pirata-comeca-a-ser-testado/
Tiago Oliveira
No caso em que o aparelho comprado fora do Brasil e em que aqui exista o mesmo modelo pode ser considerado homologado. Logo que o IMEI não esta listado e a anatel fala que antes da compra tem que verificar se o aparelho esta homologado, fiquei confuso com isso.
Carla Runs the World
Luis Henrique Torres Bigode Voce obviamente nunca viajou fora e tentou usar o seu celular. Se usar o de fora vc paga roaming e international call rates, sai um absurdo de caro, e so quem usa e quem esta viajando a trabalho quando a companhia paga. Se nao, vc coloca um chip local para pagar o preco local, e nao de ligacao internacional.
Diego N. Lanzarini
muito bom, sou técnico na área a anos vejo a lamentação de clientes que compram essas replica pensando em economiza e em pouco tempo após estraga só a única solução joga fora e compra um outro original só perda de tempo e enrolação celular só original quem quer tecnologia e vantagem procura por aparelhos bons e originais não esses xing ling não vale nada ,
Walfredo de Sá
Cada um diz uma coisa... Hora os aparelhos comprados fora não deixarão de funcionar e hora deixarão de funcionar. Resumindo, se tiver pressa pague R$2.700 numa TIM da vida em um iPhone e deixe de reclamar.
Bruno Gobbi
ahhh!as serias operadoras que usufluem do paraiso brasil podem fazer propaganda de suas redes 4G com navegaçao ultra rapida e alta qualidade,vc tem 200mb de acesso depois eles cobram o dobro do valor por mega que eceder ,um filme tem uns 2gb né.qriem vergonha na cara operadoras suas torres nao comportam nem servbiços 3g ,isso sim é burlar o povo façam isso na europa ou outro continente quero ver se sobrevivem la tem povo que conhece e corre atraz dos seus direitos.BRASIL UM PAÍS DE TOLOS
@
Brincadeira!!! Por que eles não pensam em broquear os celulares dos presídios? Sabe por que? Por que lá eles não pagam imposto e aqui fora sim. Tá certo é isso mesmo nós é que se explodam. Por que o Brasil é assim??
Edimar Corina Morgado
É uma vergonha atrás da outra..
Douglas Intrabartolo
É uma vergonha, roubo mesmo o que se cobra de imposto no Brasil . O que vocês esperavam ? É lógico que mais uma vez o trouxa do eleitor desarmado no Brasil é alvo mais fácil do que bandidos que usam celular na cadeia. Vão bloquear o seu celular , eleitor incauto , mas para a bandidagem vai continuar a mesma "festa" .
Adriana Goulart Weber
Mais um golpe para pagarmos impostos altos.
Eric Viana
Tudo aqui é uma bola de neve, um grande jogo de interesses e incompetências. Temos impostos abusivos sobre tecnologia somados a empresas que querem e precisam continuar trabalhando dentro das regras aliados a operadoras que adoram se eximir de responsabilidades e as vezes realmente não possuem culpa por usuários sem noção de realidade ao comprar aparelhos péssimos. Vejamos os fatos:

- sim, a motorola, samsung, sony, lg investiram em fabricação local e precisam do retorno sobre esse investimento, é justo e dá empregos ao nosso povo.

- sim, as operadoras tem problemas com usuários xing-ling incompetentes que compram telefones ruins e fazem as operadoras tomarem multas sobre qualidade de serviço quando na verdade são os aparelhos que estragam a experiência de consumo de dados/voz.

- sim, temos usuários que compram xing-ling apenas para ostentar algo que não conseguem possuir e ai percebem que o "iphone" de 150 reais ou o S4 de 120 reais são arremedos de smartphone... só que cobram das operadoras a mesma qualidade de serviço dos originais quando na verdade o problema não é sempre o serviço mas o hardware em si.

- sim, temos um mercado de smartphones "manchados de sangue". Não importa se alguém foi machucado ou que o valor vai ser usado para consumo de drogas o importante é "se dar bem" e ter o telefone do último modelo por preço irrisório...

- sim, temos um governo que prefere manter uma estrutura de impostos que é um assalto a mão armada e que excluí seu próprio povo de comprar bens desejados pelo simples motivo de se tornarem caros demais.

Existem aparelhos fora do circuito de grandes fabricantes que valem a pena. Funcionam tão bem quanto qualquer smartphone das grandes. Marcas menos conhecidas aqui, mas que entregam experiências consistentes. O grande problema é que a bola de neve vai engolir todos e, dessa vez, não podemos nem dizer que a culpa é exclusivamente do governo...
Peter Trix Jogos
Giuseppe Andolinni por isso comentei isso desculpa que só trouxa acredita que xing ling derruba o sinal das operadoras.
Ed Fernandes
E o kiko?Você não passa de um pobre coitado,isso e nada tem alguma diferença?Agora você se mostrou duplamente ignorante,coitado,oh dó!Essa sua cara já diz tudo.
Abraão Caldas
Ed Fernandes Amigo eu trabalho com telecom e você?
Francisco Aloisio
O Brasil está em boa companhia: China, Iran, Paquistão, Cuba ... (Engove, por favor!)
Rafael Marques Dos Santos
E como fica meu genesis gp505? É um aparelho de excelente qualidade mas não é homologado? Ele usa o mesmo processador do galaxy s2 plus roda tudo que já usei nele! Sendo que a evertek tem alguns aparelhos homologados! Acho ridículo me.obrigar a comprar um.aparelho com impostos
Ed Fernandes
É inacreditável,que ainda tem inocentes que acreditam, que eles estão fazendo isso para melhorar o serviço,INOCENTES ACORDEM!Isso é uma forma de criar um monopólio,eles querem saber de abocanhar mais dinheiro e com isso forçar o Brasileiro a não ter opção,a não ser pagar 45% de imposto na compra de um aparelho e esse dinheiro vai para quem?políticos e a corja de empresário do ramo que prestam um péssimo serviço para o nosso país,que vêm lá de fora e implementa um serviço meia boca por aqui.
Ed Fernandes
Abraão Caldas Você é mais um brasileiro inocente,que acredita que eles estão fazendo isso pelo bem dos clientes,antes deles verem isso,porque não corrigem as falhas de sinal corriqueiras dessas operadoras,está na cara que eles querem monopólio,força um bobinho que nem você,a pagar um absurdo por um aparelho meia boca,afinal,não vai ter concorrência.
Jaine Costa
Porque o Brasil não cria um sistema de detectar políticos corruotos e fraudes no governo ???? ia ter muito político chorando em comentários ....
Ingrid Schneider
Já se sabe informar se o celular ficará inutilizado apenas para ligações ou será totalmente bloqueado para uso?
Giuseppe Andolinni
onde você acha que o iphone é feito? Em paris?
como tudo na vida existem os bons e os ruins.
existem varios aparelhos de empresas chinesas que sao muito bons como os THL, xiaomi... e tem os hiphone da vida...
isso é mais uma forma de extorquir as pessoas obrigando-nos a comprar aparelhos com impostos abusivos e empurrando um serviço horroroso a um custo exorbitante que só favorecem a essas operadoras de m#$%@
Robson C.
exatamente. monte de gente tirando fatos do ar.
EFG
Eu sinceramente gostaria de ver se as empresas parariam de derrubar minhas ligações após a Anatel bloqueasse todos celulares irregulares… queria só saber da desculpa.
EFG
Eu sinceramente gostaria de ver se as empresas parariam de derrubar minhas ligações após a Analtel bloqueasse todos celulares irregulares... queria só saber da desculpa.
Peter Trix Jogos
Vacilão porra de caça niquel...
Abraão Caldas
Rafael Luik O cara não deve saber nada de telecom e vem com teoria da conspiração.... é triste.
Adriano Jordao
vai se fuder co esta porra seu lixo
Peter Trix Jogos
Bom a grande verdade esta aí e nos comentários de quem vê, abraça que a roubatel esta interessada em nosso bem estar, o único bem estar de interesse é o deles, isso é uma maneira de obrigar a gente a comprar celular original para pagar o tratamento da boca dos deputados com impostos altíssimos já incluído na compra do aparelho, assunto em pauta, Já tive um xing-ling durou 1 ano e pelo que paguei valeu a pena. E pode deixar que os chineses são inteligentes logos eles criarão outra maneira de usar seus celulares descartáveis, e não é a toa que a "Samsung" cresceu muito nos últimos anos de onde ela vêm.
Kessler
Baterias não vazam por problemas de especificação, mas por problemas na produção, coisa que a ANATEL não confere.
Rafael
Também podem, podem operar em frequências prejudiciais e talvez até a bateria pode emitir ou vazar algo não? Já que os xing-lings não passam por certificações que impedem isso de acontecer ficamos todos expostos.
Kessler
Faz sentido controlar remédios, porque eles podem causar danos imediatos à saúde se mal utilizados. E celulares?
Paloma Da Costa Soares
Sem sucesso.
Edmilson Junior
Luis Henrique Torres Bigode Estudo a duas quadras do Maracanã. Em alguns meses vamos ver as notícias do Brasil passando vergonha. Já vi tanto o governo dizer que as coisas vão dar certo, que não vai acontecer e etc. Já viu como andam as obras no Aeroporto de Curitiba? O Governo diz que vai estar pronto para a copa, veja esta foto que o JN postou e tente repetir que "isso não vai acontecer"
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152185452603046&set=pb.681943045.-2207520000.1394840697.&type=3&theater
Paloma Da Costa Soares
Afirmaram ser da apple. Fui atendida - muito bem, aliás - e restauraram meu sistema todo, desnloquearam,... Passei horas com o atendente...
Edipo Gonçalves
Luis Henrique Torres Bigode ahah, preocupante tudo isso, já imaginou se começam a fazer a mesma coisa lá fora, vai lascar a vida de quem quer viajar.
Kessler
[Carece de fontes]
Luis Henrique Torres Bigode
Edmilson Junior Pode ficar tranquilo, isso não vai acontecer. Vai ter alguma brecha na lei pra isso. O problema é se os xing lings usarem essa brecha
Kessler
Estão claramente fazendo reserva de mercado com essa medida idiota e ainda têm a cara de pau de alegar que é por "problemas na rede". E tem pato que cai...
Edmilson Junior
Luis Henrique Torres Bigode O problema não está no futuro onde não existam roubos, o problema está no agora, onde há roubos e não há interesse das autoridades em coibi-los utilizando as ferramentas atuais, sem nenhum custo adicional. O dia em que eu puder andar na rua com um celular de tela grande sem medo de ser roubado será um dia feliz, infelizmente ainda distante.
E quanto a provar que o celular é original, imagine o gringo chegando de seu país aqui, compra um chip local, facilitado pela agência de viagens e quando tenta se cadastrar diz que o celular é xing ling, imagine este mesmo gringo, que deve passar uma semana ou um mês aqui, viajando entre lugares para aproveitar os esportes, tendo de enfrentar a nossa burocracia para provar que seu celular não é falsificado. Essa é a primeira impressão que ele terá do nosso país, um lugar onde você primeiro é acusado e penalizado para então ser obrigado a provar a sua inocência, onde está mesmo o inocente até que se aprove o contrário?
Luis Henrique Torres Bigode
Paloma Da Costa Soares Então, se vc comprou pelo site da apple existe unlocked da T-mobile e unlocked de verdade. Se foi na loja física acredito que só tenha a versão unlocked de verdade. Bem, se pegou da T-mobile o problema tá aí. Se foi o outro não sei onde está o problema
Luis Henrique Torres Bigode
Edmilson Junior Pra que buscar ladrão se não vai mais existir ladrão (de smartphone). Sobre o Roaming eu não faço ideia como vai ser. Ainda acho que será possível tanto para nós como para os gringos utilizarem smartphones originais e não homologados pela anatel. É só provar que é original e pronto.
Paloma Da Costa Soares
Não, comprei o 5 e não 5s, unlocked.
Edmilson Junior
Luis Henrique Torres Bigode e qual a aplicação prática disso? Não traz o celular de volta nem prende o ladrão. O correto não seria deixar o IMEI desbloqueado e assim que for ativado em uma linha localizar o dono da linha, que no menor dos crimes é receptador de produto roubado? E você já viu as taxas de roaming internacional? É inviável, eu, como estrangeiro, me sentiria como na Koreia do Norte utilizando telefone por satélite por que a censura local não me permite ter celular.
Luis Henrique Torres Bigode
Edipo Gonçalves pq? capaz até deles pagarem mais caro usando chip daqui. Sabe como é o preço do Brasil kkk. E cara, deixa os gringos se lascarem, quero saber o que vai ser melhor pra gente
Luis Henrique Torres Bigode
Cara, se um celular for roubado é só vc bloquear o IMEI e pronto, inutilizado pelo bandido. Futuramente não vai ter mais roubo de celular. Isso é uma das coisas que tenho mais medo hoje em dia, pagar 2 mil conto pra no dia seguinte correr o risco de ser roubado na rua, é bronca. E sobre os gringos, é só eles utilizarem o chip internacional deles.
Edipo Gonçalves
Luis Henrique Torres Bigode nossa ai vai ser mesmo uma porcaria tudo isso.
Luis Henrique Torres Bigode
É só usar o chip deles de fora
Luis Henrique Torres Bigode
Edipo Gonçalves não vão conseguir o celular aqui. Quando voltarem pra terra deles deve voltar ao normal
Luis Henrique Torres Bigode
Paloma Da Costa Soares vc comprou aquele iPhone desbloqueado com chip da T-Mobile? Quando lançou o iPhone 5s só dava pra comprar esse modelo desbloqueado, e na verdade ele era "bloqueado", tinha que usar o chip da T-mobile durante 1 mês e depois ligava pra operadora pra desbloquear. Quase fiz essa besteira.
Andre Rodrigues
ESSE TIPO DE TECNOLOGIA NO BRASIL NAO FUNCIONA FAAZEM DE TUDO PARA
ACABAR COM OS XING LING ESSA ANATEL NAO TA COM NADA
Sidney Falcão
Deveria, antes de tudo, criarem um sistema para o bloqueio dos aparelhos que são usados dentro dos presídios não esse, para obrigar os usuários a comprarem aparelhos pelos preços praticados pelas operadoras.
Lekynus Sama
vc estaria cometendo um crime internacional =)
Paloma Da Costa Soares
É americano sim. Já liguei várias vezes e já fui na vivo com a nota fiscal, sem sucesso.
Paloma Da Costa Soares
Pois é! Amanhã vou MAIS uma vez na VIVO e espero uma resolução! Próximo passo é ir na Anatel
Consumidor não é babaca.
Fer
Daí se eu comprar um aparelho legitimo e não conseguir ativar aqui, basta clonar o IMEI e me tornar um criminoso!
Fer
Ahhh... Basta ler o texto pra ver que se trata de planos futuros, não planos executados. A menos que tu tenha viajado no tempo!
Eduardo Schultz
Entao nao eh liberdade de escolha champs! Libertade eh liberdade total. Legal esse seu argumento, o homologado custa 2000 o paralelo custa 100, mas o de 100 ajuda a muita gente. Isso dai eh so tatica pra forcar todo mundo embarcar no valor dos 2000. TATICA. e nao, nao queira comparar REMEDIO que eh pra saude com um mero celular.
Ars Gore
sim renner, é isso mesmo... muita inocência do brasileiro em acreditar em desculpas esfarrapadas e ignorar o óbvio!
Pedro Alves
Seu iPhone 5 é americano? Porque o iPhone 5 americano foi homologado no Brasil.
Pedro Maich
Você pode escolher, mas dos homologados. É a mesma coisa com medicamentos, precisa de controle.
Edipo Gonçalves
Rafael Luik roaming? Mas e quem quiser comprar um chip por aqui para poder usar sem ser estripado pelo valor do roaming? Como muitos brasileiros fazem ai ir pra fora.
Rafael Luik
Você é engenheiro de telecomunicações / trabalha com telefonia celular / desenvolvimento de celulares? Pergunto isso porque tenho algumas dúvidas em outros comentários nesse post.
Especulo que possa existir uma justificativa técnica sim, pois os celulares xing-ling não passam por certas certificações.
Rafael Luik
O chip que eles usam não são de operadoras brasileiras, fontes dizem que eles podem ser diferenciados assim, pulando essa regra e recebendo o serviço de roaming sem problemas.
Rafael Luik
O problema não é esse, o problema é que esse celular não passou por uma certificação pra garantir que não está operando em frequências indevidas inclusive pra saúde humana e se não estou enganado outros componentes também poderiam ser prejudiciais como a bateria. Falo isso como ignorante no assunto, porém pode ver como têm ícones referentes à essas coisas nos manuais dos celulares (geralmente primeiras ou últimas páginas) explicitando como o modelo está em conformidade com regras de saúde e segurança especificados pelos padrões X... Imagino que seja algo importante.
Luciano Rocha
Nas olimpíadas os gringos vão ter que ligar do orelhão.
Renner Gutierre
Esse bloqueio só serve para proteger as teles das importações de smartphones mais baratos, forçando o consumidor a comprar no mercado brasileiro para não ter dores de cabeça. No fundo, não existe justificativa técnica. Estão tomando nossa liberdade até nisso.
Edmilson Junior
"gerencia um sistema de registro de celulares roubados." Jamais li uma notícia de alguém sendo preso por usar um celular roubado, é só mais uma forma de desviar dinheiro.
Imagino os gringos que vierem nas olimpíadas e na copa tendo seus aparelhos bloqueados, é o Brasil passando vergonha mais uma vez.
William Almeida
Mais eu falo, java aqueles ruins que tem tv e pronto, não os com android, meu antigo note 3 xing ling nem dava para ver que era falsificado. E ele tinha uma imagem muito boa, adorava baixar filmes HD e ver nele.
Edipo Gonçalves
Nossa, que sistema louco, agora e como ficam os turistas que vierem para o Brasil? Impossível não terem pensando nisso.
Abraão Caldas
Eduardo Schultz Sua liberdade não pode afetar a liberdade dos outros, celulares xing-lings causam problemas na rede.
Erenito Junior
Existe uma questão, que eu acredito que deva existir alguma lei para isso em breve, e se pegarem um IMEI de um aparelho que já ''faleceu'' e por no xingling?
Fer Schio
Muitos aparelhos legítimos usam J2ME, querer que todo mundo use smartphone é burrice, assim como achar que só porque teu xing-ling roda Android, segue as normas da Anatel!
Exibir mais comentários