Netshoes procura investidores; Amazon seria uma das candidatas a comprá-la

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Netshoes, rede de varejo online que é mais conhecida por vender produtos esportivos, mas que também oferece fones de ouvido e até jogos de consoles, contratou o banco Morgan Stanley para procurar um novo investidor. Rumores apontam que a empresa trabalha com a possibilidade de encontrar um novo sócio, mas também estuda vender a operação. Entre os interessados, duas gigantes americanas: Amazon e Walmart.

O rumor foi publicado pela revista Exame na quinta-feira (13) e reforçado hoje pelo Estadão. As duas publicações informam que a Netshoes está querendo expandir suas operações, mas precisaria de um novo investidor para isso. A empresa ainda sangra dinheiro: apesar de faturar R$ 1,15 bilhão em 2012, o prejuízo foi de quase R$ 80 milhões, mais que o dobro das perdas do ano anterior.

netshoes-screenshot

Hoje, quatro fundos investem na Netshoes: os americanos Tiger Global e Iconiq, o latino-americano Kaszek Ventures e o singapurense Temasek. Para financiar suas operações, a empresa teria procurado novos fundos de investimento e feito convites para que companhias estrangeiras façam ofertas pelo controle da Netshoes. Com o Morgan Stanley nas negociações, seria possível que Amazon ou Walmart comprassem a empresa.

Com uma possível compra da Netshoes pela Amazon, a gigante americana poderia expandir a venda de produtos físicos no Brasil. A Amazon já deixou de oferecer apenas conteúdo digital no país, mas ainda se limita a vender seus leitores de ebooks Kindle e alguns poucos acessórios.

Rumores de compras de empresas brasileiras para que a Amazon possa expandir suas operações no país são bem antigos: em outubro de 2012, a agência de notícias Bloomberg afirmou que a empresa de Jeff Bezos estava em negociações para comprar a Saraiva; em julho do ano passado, a suposta empresa a ser adquirida era a B2W, dona do Submarino e Americanas.com, o que inclusive fez as ações da brasileira explodirem na Bovespa. Como você bem notou, nenhum dos rumores se concretizou até o momento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados