Início » Aplicativos e Software » CPTM lança app oficial para Android, iOS e Windows Phone

CPTM lança app oficial para Android, iOS e Windows Phone

Por
5 anos e meio atrás

Obter informações sobre os serviços da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) finalmente ficou mais fácil: o app oficial da estatal foi lançado na semana passada para Android, iOS e Windows Phone, uma mão na roda tanto para usuários regulares de suas linhas quanto para quem está de passagem pela região metropolitana de São Paulo.

O aplicativo é leve e de fácil utilização. Na home, o usuário pode obter informações institucionais sobre a CPTM, saber de obras ou serviços de manutenção que possam estar interferindo no funcionamento das linhas (muito comum aos finais de semana), ser informado de eventos promovidos nas estações ou arredores e encontrar as opções de contato com a empresa.

Ali também há um botão para o sempre útil “SMS Denúncia”, serviço que permite ao usuário enviar mensagens ao setor de segurança da CPTM para comunicar atividades ilegais dentro de trens e estações, assim como situações de perigo ou perturbação, como som alto, vandalismo ou presença de pedintes.

App CPTM para Android

Também bastante útil é a aba Situação, que informa o status de funcionamento das linhas naquele momento, inclusive daquelas operadas pelo Metrô. Ao consultá-la antes de sair de casa ou do trabalho, o usuário tem a chance de pensar em um trajeto alternativo ao descobrir que determinada linha está com problemas – situação que não é rara, infelizmente.

A última aba, Linhas, dá acesso ao mapa de todo o sistema de transporte metropolitano, assim como à relação de estações de cada linha da CPTM. Só é não é possível traçar um trajeto informando as estações de origem e destino, tal como acontece no aplicativo do Metrô.

Nestes primeiros dias, alguns usuários se queixaram de imprecisões sobre as informações operacionais, mas a CPTM prometeu sanar este problema na próxima atualização. Uma versão em inglês também está nos planos, embora a companhia não tenha informado data prevista para o seu lançamento.

O app pode ser baixado nos seguintes links:

Mais sobre: