GVT-freedom-hero

Já tem mais de um ano que a GVT prometeu um aplicativo que tornasse o seu smartphone uma extensão do telefone fixo da sua casa, por meio de tecnologia VoIP. Uma ideia que enfim traria utilidade para o telefone fixo para muita gente, agora se tornou realidade: a operadora lançou na semana passada o aplicativo GVT Freedom. Será que funciona mesmo?

Como funciona

A instalação é bem simples: após baixar o aplicativo na App Store ou Google Play, o cliente deve fazr o login no GVT Freedom com os mesmos dados de acesso do portal da GVT. Se o cliente possui mais de uma linha telefônica, ele poderá escolher qual delas pretende usar naquele smartphone. Só é possível utilizar o GVT Freedom em apenas um smartphone por linha. Se você instalar o GVT Freedom e fizer login com a mesma linha, o outro dispositivo perde acesso.

GVT-freedom-1

Depois de escolher a linha, o aplicativo pode demorar até 5 minutos para que você consiga fazer ligações e até 30 minutos para poder receber ligações. No meu caso, não demorou tudo isso: depois de 3 minutos de espera já conseguia fazer e receber ligações.

E.. funciona?

Sim! O aplicativo funciona muito bem. Tudo que você precisa no smartphone com o aplicativo instalado é uma conexão com a internet e, a partir daí, tem acesso ao seu telefone fixo de qualquer lugar do mundo. Ao ligar para o telefone fixo cadastrado, tanto o telefone fixo como o aplicativo para smartphone tocam. Se você atender a chamada no GVT Freedom, o telefone fixo deixa de tocar – assim como o contrário.

Isso é perfeito porque dá para usar o telefone fora de casa. Se você está no trabalho, o GVT Freedom toca no seu celular também. Se você está em alguma viagem internacional, pode aproveitar uma rede Wi-Fi e usar o GVT Freedom para escapar das altíssimas tarifas de roaming. São inúmeras novas possibilidades que o aplicativo abre ao ter um número fixo funcionando no smartphone.

GVT-freedom-2

Você também pode fazer ligações pelo GVT Freedom da mesma forma que você faz pelo telefone fixo, inclusive com as mesmas tarifas. Isso significa que se você tem um plano com ligações ilimitadas para fixo, pode utilizar o GVT Freedom à vontade.

Nos meus testes, o serviço funcionou perfeitamente com conexão Wi-Fi, 3G e 4G. É claro que a qualidade da ligação varia de acordo com a qualidade da conexão com a internet: como se trata de um serviço VoIP, nem adianta querer a melhor qualidade possível usando conexões lentas e com alta latência. Mesmo em conexões boas, há um certo atraso durante a chamada, algo típico de chamadas em VoIP. Ainda assim, o serviço não decepciona – principalmente porque não traz nenhum custo extra os clientes.

Observações finais

Estive tentando utilizar o GVT Freedom desde a quinta-feira passada. Entretanto, passei por diversas dificuldades para utilizar o aplicativo – e o mesmo acontecia com outros clientes da operadora. A princípio, um erro informando problemas na ativação. Depois, o aplicativo alertava que o telefone estava sem conexão com a internet, o que não era verdade.

Passei de quinta-feira (13) à tarde até o final da sexta-feira (14) conversando com o pessoal da GVT, que, em certo momento haviam falado que minha linha telefônica tinha um problema de cadastro. Depois de conversar com a área técnica da operadora, detectaram um bug no aplicativo, e prometeram correção até o final do domingo (16). Entretanto, na tarde de sábado o acesso havia sido normalizado. Com todos esses erros, é notável que faltou um certo preparo para o lançamento do aplicativo, mas aparentemente tudo foi normalizado.

Alguns dos vários erros que o GVT Freedom apresentou nos primeiros acessos

Alguns dos vários erros que o GVT Freedom apresentou nos primeiros acessos

Mesmo o aplicativo sendo completamente inovador – e bom! –,  tenho que deixar meu puxão de orelha para a GVT melhorar o design do aplicativo. Ele não é muito bonito (ok, é horrível) e mistura interfaces de diferentes versões – no iPhone, ele tem cara de iOS 6 (mesmo sendo adaptado para o iOS 7!) e no Android tem cara de Android 2.3.

Além disso, o toque de chamada do aplicativo é bem estridente e chiado, e o som de chamada perdida não é nada mais nada menos que… o som de novo email do Outlook Express. Por mais que o aplicativo seja funcional, faltou um cuidado maior na parte de interação do usuário.

O GVT Freedom é grátis e está disponível na App Store e na Google Play Store.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Abreu
A Vivo acabou com o GVT Freedom DO NADA!!!!!!!!!!!!
Marcel Matsuoka
Instalei o aplicativo por 2 vezes porém não funcionou em nenhuma das tentativas, liguei 3 vezes na GVT 10325 totalizando quase 3 horas de ligação telefonica e não foi resolvido o meu problema. Enviei um email para o suporte do freedom e nada de resposta. Acredito que a matéria acima foi paga pela GVT pois o serviço não funciona. Testei em diversos celulares e nada. Gastei horas com o CALLCENTER e nada eles falam que dentro de 24 a 48 horas o serviço estará disponível mas nada. Uma falta de vergonha por parte da GVT.
Fabiano Valada da Rocha
Pelo menos comigo está sendo meio confuso o uso deste aplicativo, tenho um IPhone e quando alguém liga para meu numero da GVT, meu telefone celular obviamente está no modo bloqueado e quando vou atender ele parece não conseguir atender a ligação, fica mudo e não é problema de internet não, porque uso WI-FI 25MG. Ou seja, se alguém me liga não consigo atender, alem da BINA não funcionar, pelo menos comigo, nunca sei quem está me ligando, mesmo que quem esteja me ligando esteja cadastrado na minha agenda do celular. Comigo funciona "bem" quando eu realizo chamadas...
Holandes Louco
aqui diz porque http://photos.appleinsider.com/14.01.21-Mobile_Ads.jpg
Holandes Louco
http://photos.appleinsider.com/14.01.21-Mobile_Ads.jpg
Leandro Garcia
Tenho dois contratos na gvt... Dois números de telefone.... É só funciona em um. Explicação da gvt... Gvt freedom só pode um por cpf.... Isso é um absurdo pq mensalidade eu pago duas! Nota zero
Gustavo Trajano
Na minha opinião, acredito que a Telefônica "aproveite" o que tem de bom da GVT e agregue aos seus produtos, equipes e serviços. Mas, voltando para o assunto da matéria alguém enfrentou dificuldade para ativar o serviço GVT Freedom? No meu apresentou msg 003 e posteriormente 006.
Julio Sá
Leia o post acima.... Esse app vai cair no esquecimento porque agora concorre com outros produtos "da casa".
Julio Sá
Seria bom se a NET fizesse um aplicativo semelhante, já que ela também oferece VoIP fixo não? OPA! Mas no grupo deles tem q CLARO, que já vende telefonia móvel. Isso seria uma concorrência dentro de casa, o que essas empresas nunca fazem. Com a compra da GVT pela Telefonica, que tem a VIVO sob sua asa, acho que voces já imaginam o que vai acontecer com esse aplicativo. Infelizmente acho que será limado.
Gustavo Trajano
Alguem aqui conseguiu usar com o IOS 7 ou IOS 8? Hoje liguei e a atendente da GVT teve a audácia de dizer que funciona apenas com o IOS 6. Acho um absurdo o aplicativo ser lançado em março/14 e ser compatível apenas com IOS do ano retrasado.
Marlon J Anjos
Seria muito bom se a GVT liberasse os dados de acesso ao servidor (provavelmente SIP) para que pudéssemos ter acesso direto sem depender do APP.
Rodrigo Kreling
Tenho a GVT em casa e instalei a app e funfou legal. O bom que serve com um telefone sem fio em casa. Costumo viajar bastante e usava o VONO, mas este app superou, a Oi vai perder usuários. Tenho a Oi no escritório e vou mudar para GVT só por causa disso.
Mario Junior
Efetuei a instalação do aplicativo GVT Freedom em meu celular, e notei que que qdo o celular esta em modo "stand by", ou seja, tela desligada (não é parelho desligado e sim tela), ao chegar a ligação no fone fixo, o celular toca, porem ao tentar atender notei que o aplicativo leva uns 4 segundos para ficar online, e qdo fica não se consegue atender! Agora, qdo o celular esta com a tela acessa (operacional no instante), o aplicativo funcional. Mediante a isso, fiz um contato neste instante com a central de atendimento, expliquei o acontecido, e a atendente me informa que é normal!!!!! ou seja, o aplicativo não funciona qdo o celular esta em "Stand by" e é normal !?!?!!? Me custa muito entender, pois, 99,99% dos celulares ficam em Standy by, e com isso o seu aplicativo não funcionará em 99,99% dos casos, isso é normal !!!??!?!?. Estou registrando pois entendo que a iniciativa é válida e boa, mas lançar, divulgar um produto ou serviço e dizer que é "normal" não funcionar é meio estranho!
Fabiana Cupertino
e para os aparelhos java
Marcos Silva Castanheira
Eu tô usando no Moto X (Android 4.4.2) e não encontrei problemas, mas também não uso nenhuma senha ou autenticação...
Exibir mais comentários