Parece que o mar não está para os peixes antigos dos consoles. Após Jack Tretton anunciar seu desligamento da Sony Computer Entertainment America, uma semana atrás, agora chegou a vez de Marc Whitten, Vice-Diretor Executivo do Xbox, avisar que está deixando a Microsoft.

O ex-executivo deixa o cargo na companhia de Bill Gates para assumir uma vaga na Sonos, uma produtora de eletrônicos sem-fio da Califórnia. A informação foi divulgada pela própria Microsoft, e na carta, a empresa se diz triste por compartilhar a notícia do afastamento de Whitten. “O CPO do Xbox deixará o time para se tonar CPO da Sonos”.

Marc-Whitten

Marc Whitten acompanhou a divisão de Xbox por 14 anos, tendo sido um dos membros fundadores do primeiro Xbox e o responsável pelo lançamento da Xbox Live (plataforma online do console), em 2002. Ao longo de sua carreira na Microsoft, Whitten passou por diversos cargos, e ocupava o de Vice-Presidente Corporativo desde 2010. O Xbox One, lançado sob sua supervisão em novembro de 2013, foi o maior lançamento de consoles da história da empresa.

Com a colaboração de Whitten, a Xbox Live conseguiu a meta de 48 milhões de membros, salpicados por 41 países, se tornando a maior comunidade online do mundo.

Na carta de despedida, Marc Whitten mostra-se orgulhoso de seus feitos na empresa: “Eu tive o extremo prazer de, por 14 anos, trabalhar no melhor produto, com o melhor time, para a melhor comunidade. A (marca) Xbox é especial assim por causa do time incrível com quem tive a oportunidade de trabalhar e porque nossos fãs são os mais incríveis fãs do planeta.”

Will always love @xbox. Thank you for the well wishes everyone. Very stoked to join the great @sonos team as well. Many emotions today!

— Marc Whitten (@notwen) March 17, 2014

O ex-presidente enalteceu os 14 anos despendidos na Microsoft como o período mais importante de sua carreira. “É incrivelmente duro deixá-los, mas eu estou confiante de que os melhores dias estão por vir para os fãs do Xbox, nas capazes mãos de um time muito talentoso.”

Por enquanto, não se sabe quem tomará o lugar de Marc. Por enquanto, o responsável pela equipe de Whitten será Terry Myerson, Vice-Presidente Executivo da empresa, que já toma conta das equipes de software do Windows, do Windows Phone e do Xbox.

Como não poderia deixar de ser, Phil Spencer, Vice-Presidende Corporativo da Microsoft Studios, também conhecido como o nice guy das coletivas da companhia, deixou suas palavras para o ex-companheiro de trabalho: “Eu tive o prazer de trabalhar com Marc por mais de uma década e ele sempre direcionou a Xbox com foco em nossos fãs, entregando uma plataforma que desenvolvedores e criadores pudessem utilizar para entregar entretenimentos incríveis. Nós desejamos o melhor para Marc, enquanto olhamos a frente para o próximo capítulo da Xbox.”

Caso você tenha nutrido um sentimento fraterno por Whitten, ainda poderá encontrá-lo na Xbox Live, sob a gamertag “Notwen”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Canal Exclusivo

Relacionados