O Washington Post divulgou hoje mais uma informação chocante obtida por Edward Snowden sobre a vigilância da NSA. O site afirma que a agência consegue ter acesso a 100% das ligações telefônicas feitas em um país e inclusive armazená-las. E que isso está sendo feito atualmente em um país.

O jornal manteve em segredo, por questão de segurança nacional, qual país é esse, mas afirmam que outras seis nações poderão ter suas chamadas telefônicas monitoradas em breve.

QG da NSA em Fort Meade

QG da NSA em Fort Meade

A ferramenta que faz isso, chamada MYSTIC, foi “inaugurada” em 2009 e, desde 2011, opera com capacidade máxima. Ela pode gravar todas as chamadas telefônicas feitas em um país e armazenar as bilhões de gravações por até 30 dias. As mais velhas são gradualmente substituídas pelas mais novas, conforme elas vão chegando.

Não bastasse o fato de guardar todas as ligações de todo um país, o MYSTIC também permite que elas sejam ouvidas mesmo que as pessoas envolvidas não tenham sido apontadas como alvos da vigilância, e a qualquer momento – ou seja, se esse país for o Brasil, alguma ligação sua pode já ter sido ouvida por agentes americanos. Para piorar, outras agências dos EUA além da NSA têm acesso ao banco de dados obtido pelo MYSTIC.

Até então, a informação que tínhamos era de que a NSA tinha acesso a dados das chamadas, como sua duração e números envolvidos na ligação, mas não ao conteúdo de todas elas.

Procurado para comentar sobre o programa, um porta-voz da NSA deu a vaga resposta de que é trabalho da agência encontrar ameaças nos sistemas de comunicação globais e que ela sempre age dentro dos limites da lei.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Fabricio
Russia ou China, Possivelmente Brasil por ser um país sem tecnologia para detectar tal tipo de espionagem alem de ser importante para o mundo.
Josiel Hen
Tirando o fato da polêmica privacidade, no que isso em afeta?
Gabriel Simonetti
Eu tenho muita coisa a esconder. Trabalho com tecnologia sigilosa e sou guardião de informações confidenciais de negócios que, se reveladas, podem causar a perda de centenas de milhares de reais para os clientes com os quais trabalho. Se você é um zé ninguém que não tem importância nenhuma, isso não quer dizer que todos sejam. E ter algo a esconder não necessariamente quer dizer que você é um criminoso. Se bem que eu não espero um raciocínio diferente de alguém que não consegue pensar além do próprio umbigo.
Carlos Alves
Agora com o SIGA no Brasil ficou melhor ainda, o nome já diz tudo.
FAKE
Não acredito que seja o Brasil, como alguns temem. O país é muito grande, tem muitos habitantes e consequentemente muitos telefones e ligações telefônicas (e com esses bônus de ligação gratuita para telefones da mesma operadora, já vi gente falando por tanto tempo que a gravação ocuparia um HD inteiro rssrs sim, estou falando de você que aproveita pra ligar para seus amigos enquanto está no ônibus sem nada pra fazer). E por questões de segurança nacional não divulgaram o país. Imagino que seja um país pequeno, militarmente perigoso e comunista ou muçulmano (Coreia do Norte, talvez?).
Edipo Gonçalves
Claro que é a Mãe Russia.
Lérida Povoleri
Tamos bem na fita !!!
Antony Pena
"(...) se esse país for o Brasil (...)" kkkkk
Vagner Alexandre Abreu
Rafael Olah Se pensar que qualquer tecnologia tem possibilidade de rastreio, então sem chance.
Pedro Povoleri
isso vamos fomentar para que a população aceite calada um marco civil da internet....
Diego Rocha
Será o Irã?
trovalds
Às vezes acredito que exista uma máquina capaz de premeditar crimes como em Person of Interest.
Rafael Olah
Walk tok é a solução. kkkk
Celso Alves de Oliveira
Acho que ambos temos o mesmo problema então.
Victor Campos Mello
Silvio Ney simples ! na area de web se gasta muito dinheiro com programação , principalmente os designers que não programam gastam 2/3 do orçamento de um site com um programador! a ideia era simplismente retirara o programador da parada com um sistema online de auto programação com cms incluso ! o designer so tem que escrever o css e selecionar me cada layer a função na bibilhoteca que ele quer que exerça, com isso o software busca a função na api do php , gera o banco de dados , o cms e a programação , embute no site e um trampo de uns 3 meses sai em ... 3 minutos... ! vem o site programado com php , o my sql , e o cms de generenciamento personalizado... dei a ideia.. fiz uns fluxogramas, o cara enrolou , não me pagou os serviços que eu tava fazendo pra ele na epoca , não fez o e-commerce da cliente e eu tive que devolver o dinheiro e por fim ele lançou a bagaça com a ibm!.... em resumo bem feito para minha pessoa ! deveria ter ficado quieto.. fui confiar... tomei !
Exibir mais comentários