A MtGox, maior casa de câmbio de Bitcoins antes de entrar com pedido de proteção contra falência e sumir com o dinheiro virtual dos clientes, publicou um comunicado informando que encontrou uma antiga carteira com exatamente 199.999,99 BTC, que valeriam o equivalente a aproximadamente 300 milhões de reais. Até então, acreditava-se que todo o dinheiro havia sido roubado por hackers que se aproveitaram de uma brecha de segurança.

De acordo com a MtGox, os 200 mil Bitcoins estavam em uma antiga carteira que não era usada desde junho de 2011 e era tida como vazia. A descoberta foi feita no dia 7 de março, uma semana após a empresa ter entrado com pedido de falência e verificado todas as carteiras novamente. No último sábado (15), as moedas foram armazenadas offline por questões de segurança.

Bitcoin_2

Com a descoberta, a MtGox passa a ter aproximadamente 202 mil BTC em caixa. Dessa forma, quem tinha dinheiro na casa de câmbio passa a ter uma esperança maior de recuperar ao menos parte do montante. Mas ainda não há muito o que festejar: cerca de 650 mil BTC ainda estão desaparecidos e ninguém sabe exatamente o que aconteceu com eles, nem para onde foram parar.

página da MtGox foi aberta nesta semana para que os clientes possam verificar quanto dinheiro tinham em suas contas antes do sumiço misterioso, mas ainda não é possível fazer nenhuma transação. Uma mensagem diz que “a confirmação do saldo é fornecida neste site apenas para a conveniência de todos os usuários”.

No início do mês, a Forbes divulgou informações de um grupo de hackers que acusava a MtGox de fraudar os usuários. Eles afirmavam que a empresa ainda possuía 951.116 BTC em caixa, saldo mais que suficiente para pagar todos os usuários. O fato da MtGox ter “achado” Bitcoins aumentou as suspeitas de que a casa de câmbio possui mais dinheiro do que relata ter, mas nenhuma acusação foi provada até o momento.

Com informações: Wall Street Journal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

qgustavor
Isso porque, como todo mundo "acha" bitcoins, querem usar essa desculpa. Mas mesmo que não seja uma quero ver é se alguém ainda vai achar aquele baú do tesouro HD perdido.
Bruno Di Castro
"Ops! 'Achamos' 200 mil BTC em uma carteira aqui."
Diego Rocha
Quem nunca achou aquela nota de 10 ou de 20, esquecida num bolso né... hahahahaha
Tiago Celestino
Não dou um mês para o restante aparecer.