Início » Computador » Nvidia anuncia arquitetura Pascal e a monstruosa GPU GeForce GTX Titan Z

Nvidia anuncia arquitetura Pascal e a monstruosa GPU GeForce GTX Titan Z

Emerson Alecrim Por

No segundo dia da edição 2014 da GPU Technology Conference, a Nvidia apresentou as suas principais novidades para os próximos meses. Os destaques ficaram por conta da Pascal, nova geração de chips gráficos, e da toda-poderosa GeForce GTX Titan Z, GPU que vem para ocupar o posto de topo de linha da companhia.

Os chips Pascal terão a missão de substituir a atual arquitetura Maxwell, empregada nas linhas GeForce 700 e GeForce 800. Para tanto, a Nvidia aposta principalmente em recursos que eliminam - ou amenizam - gargalos nas GPUs de hoje.

Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia, apresentando a arquitetura Pascal

Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia, apresentando a arquitetura Pascal

Uma destas novidades é a NVLink. Desenvolvida em parceria com a IBM, trata-se de uma interface que otimiza sensivelmente a comunicação entre várias GPUs e, principalmente, entre GPU e CPU. Segundo a Nvidia, a tecnologia é capaz de superar com folga a taxa máxima de transferência de dados do PCI Express: a versão 3.0 deste padrão pode alcançar até 16 gigabytes por segundo, enquanto que o NVLink é entre 5 e 12 vezes superior, ou seja, pode atingir pelo menos 80 GB/s.

Outra novidade é o uso de memórias 3D, ou seja, de uma tecnologia também conhecida como "Stacked Memory" onde as células de DRAM são empilhadas verticalmente. Além de ajudar a diminuir as dimensões físicas da placa de vídeo, a técnica proporciona diminuição do consumo de energia e maior largura de banda.

A Nvidia ainda não se manifestou a respeito, mas é muitíssimo provável que os chips Pascal venham a ser plenamente compatíveis com o DirectX 12, que chega no final do próximo ano. A propósito, as novas GPUs também não são para agora: a expectativa é a de que as primeiras unidades sejam lançadas apenas em 2016.

Já a monstruosa GeForce GTX Titan Z deve chegar bem antes. Trata-se de uma placa de vídeo com duas GPU Kepler GK110 - cada uma com 2.880 núcleos CUDA (5.760 no total) - e 12 GB de memória GDDR5 que, como tal, pode atingir a casa dos 8 teraflops. A Nvidia não deu previsão de lançamento, mas como já forneceu estimativa de preço - cerca de US$ 3.000 -, dá para esperar o dispositivo no mercado até o final deste semestre.

Nvidia GTX Titan Z

Nvidia GTX Titan Z

Segundo a empresa, a GTX Titan Z é focada em jogos multi-monitor e atividades gráficas bastante exigentes, podendo inclusive trabalhar com renderização de imagens em resolução superior a 5K. Bom, por este preço, até dançar "Macarena" não seria surpresa.

Com informações: ExtremeTech

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Jabur
Vai lançar essa merda, e 2 semanas depois vai anunciar uma melhor custando 5000 dólares, e por ai vai.
Gustavo Guedes
Uma placa ocupa um espaço amigo? As ASUS Directcu ii ocupam em sua maioria 3 slots... Esse item ai não é ser fora da realidade, mas o resto eu concordo plenamente, principalmente do item 7.
Gabriel Menossi Suriano
Na verdade essa placa pode substituir a Quadro (renderização). Agora eu já ouvi gente falando de que pode substituir a Tesla (super computadores e cálculos) isso ta totalmente errado euheuhe
Phelipe Gomes Abelhex
Victor Hugo
Phelipe Gomes Abelhex
Victor Hugo
Phelipe Gomes Abelhex
@victor hugo
Phelipe Gomes Abelhex
@victor hugo
Lineu Camargo
A nVIDIA cria novas arquiteturas a hora que ela quer, e depois vai jogando os pedaços no mercado pra ir faturando lentamente, pelo menos essa é a minha visão de merda q eu tenho
Diogo Ramos Gutierre
Ridículo este preço.
Só pra situar o quão a nvidia este fora da realidade:

1. Ela anuncia a titan z e seu preço logo depois de declarar que terá uma nova arquitetura inovadora. Logo, quem pagará 3k estará pagando por algo que apesar de top de linha poderá estar ameaçado por um novo produto que apareça recentemente. Estará pagando caro numa arquitetura que ela tinha acabado de dizer que será substituída.

2. Muita gente me criticou falando que esta placa não é pra games, é pra entusiastas de processamento bruto ou renderizadores. Isso não é verdade, o produto é uma GEFORCE, ou seja, destinado a games. Senão se chamaria Quadro ou Tesla. Como o próprio fabricante descreve no seu site oficial. Não confundir as 3 marcas que a nvidia tem, são totalmente diferentes.

3. Esta placa é nada mais nada menos que 2 titan black. Só que cada titan black custa 1k (o que já é um absurdo). Pq diabos ela custa 3k?

4. Ela usa 3 slots de um pc. Ou seja, é como se ela fosse 3 placas numa só!

5. Com o preço desta simples placa de vídeo da para comprar 7,5 PS4, 3 Titan Black ou 4 RADEON R9 290X (ainda sobra uma grana)!!!

6. Infelizmente a nvidia se aproveita do fato que é líder de mercado, que possui nicho consolidado e faz isso. Ainda vai aparecer pessoas defendendo ela.

7. Me faz sentir saudades da época que o hardware evoluía sem acrescer o preço.
Silvio Ney
Roberto
Silvio Ney
Dança macarena aí @Roberto... .ahuahuahuahuaha