No último sábado, um designer chamado Darrel Whitelaw publicou no Twitter uma imagem que mostra uma de suas pastas no Dropbox bloqueada por suposta violação de direitos autorais. O tweet teve tanta repercussão – certamente, mais do que Whitelaw esperava – que muita gente presumiu que o bloqueio consiste em um recurso novo ou mesmo que funcionários do serviço vasculham contas à procura de material ilegal. Mas não é bem assim.

Como acontece com a maioria do serviços online com base nos Estados Unidos, o Dropbox precisa se sujeitar às leis da DMCA (Digital Millenium Copyright Act) que, entre outras regras, determina que conteúdo irregular seja indisponibilizado caso o detentor de seus direitos assim solicite.

É assim que fica um link bloqueado no Dropbox
É assim que fica um link bloqueado no Dropbox

Ao TechCrunch, a empresa explicou que, toda vez que recebe uma notificação de violação de direitos autorais, o link denunciado é bloqueado, mas o arquivo permanece intacto na conta do usuário. Foi o que aconteceu no caso de Darrell Whitelaw. Esta é a maneira que a companhia encontrou de evitar que o arquivo seja compartilhado e lhe traga problemas com a lei.

A parte mais interessante vem agora: para evitar que os usuários gerem novos links para compartilhamento de materiais bloqueados, o Dropbox implementou um sistema de verificação que calcula o hash dos arquivos. Os hashes associados a arquivos protegidos por lei são então registrados em uma espécie de “lista negra”.

Assim, caso o usuário tente compartilhar um material anteriormente não disponibilizado, o sistema fará o seu bloqueio automaticamente e de maneira imediata, pois o cálculo de hash de um arquivo que não sofreu alterações, mesmo quando se trata de uma cópia, resultará sempre no mesmo código.

Em resumo, o sistema de proteção do Dropbox funciona assim: cada vez que o usuário fizer upload de um arquivo para compartilhá-lo, a sua respectiva hash é calculada; caso o código seja igual a qualquer um dos existentes na lista de bloqueio, o compartilhamento é impedido no mesmo instante.

Pode até parecer exagero, mas desta forma o Dropbox consegue evitar problemas legais e conta com uma arma a mais para impedir que links para conteúdo armazenado em seus servidores sejam compartilhados em fóruns ou páginas de download, por exemplo.

dropbox-ilustracao

No final das contas, é um sistema interessante e que indica que nenhum funcionário fica a todo instante checando o que é válido ou não nas contas dos usuários (embora isso seja possível). Tampouco estamos diante de uma ideia nova: o Dropbox utiliza hashes há anos, não só para verificar conteúdo ilegal, como também para evitar que haja dois ou mais arquivos exatamente iguais em seus servidores, poupando recursos de armazenamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados