iBooks no iPad: ainda nem chegaram ao mercado e já estão colocando a Amazon em apuros… (Wired)

Como já era de se imaginar, a aceitação da exigência da Macmillian de aumentar os preços de seus livros na Kindle Store abre um precedente para que outras editoras exijam o mesmo. Rupert Murdoch, o fundador, presidente e CEO da News Corp (o segundo maior conglomerado de mídia dos EUA, atrás apenas da The Walt Disney Company) também quer um acordo similar.

Murdoch diz que não gosta do modelo da Amazon de vender todos os e-books por US$ 9,99. “Eles nos pagam o preço integral de US$ 14,00 — ou o que quer que cobremos — mas eu realmente acho que isso desvaloriza os livros, e prejudica todos os revendedores de livros de capa-dura,” disse Murdoch.

Ao mesmo tempo que está descontente com a Amazon, Rupert Murdoch parece bem satisfeito com a Apple e sua iBook Store. “A Apple, em seu acordo conosco, que não foi revelado em detalhes, permite uma variedade de preços preços levemente mais altos,” disse ele.

A parceria com a News Corp é extremamente estratégica, e provavelmente perdê-la não é uma opção para a Amazon. O grupo de Murdoch detém (além de jornais como The New York Post e The Wall Street Journal) a editora HarperCollins, que possui 20 títulos entre os mais vendidos nos EUA nos últimos três meses, segundo a lista de best-sellers do New York Times. A HarperCollins já está entre as cinco editoras que inaugurarão a iBook Sotre da Apple, e tem poder de negociação suficiente para potencialmente forçar a Amazon a uma nova mudança na política de preços — e assim talvez derrubar definitivamente o modelo que se manteve até hoje na Kindle Store. [Wired]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados