Início » Comportamento » OkCupid sugere boicote ao Firefox por postura homofóbica de novo CEO

OkCupid sugere boicote ao Firefox por postura homofóbica de novo CEO

Avatar Por

Há uma semana, Brendan Eich, o criador do JavaScript e um dos criadores da Mozilla, foi escolhido como novo CEO da empresa responsável pelo Firefox. Ninguém duvida de sua competência para assumir o cargo, mas Eich tem sido alvo de críticas por sua postura homofóbica: ele, em 2012, fez doações à Prop 8, iniciativa americana contra o casamento de homossexuais, e a políticos que a apoiavam.

Na semana passada, funcionários da Mozilla demonstraram seu descontentamento com a escolha do CEO e chegaram a pedir, em vários tweets com arrobas da empresa e do CEO, que ele fosse demitido:

mozilla-tweet

O OkCupid, site de relacionamentos também entrou na briga. Hoje, foi publicada uma mensagem que aparece para quem tenta acessar o site utilizando o Firefox na qual a equipe explica que o CEO da empresa responsável pelo navegador é contra a união homossexual e, por isso, ela sugere que você utilize outro navegador, num claro boicote ao Firefox.

"Nós dedicamos os últimos 10 anos para juntar as pessoas - todas as pessoas. Se indivíduos como o sr. Eich estivessem certos, então cerca de 8% dos relacionamentos que trabalhamos tanto para ajudar a construir seriam ilegais", explica um trecho do comunicado. "OkCupid cria amor. Aqueles que buscam negar o amor e em vez disso forçar o sofrimento, vergonha e frustração são nossos inimigos, e não desejamos a eles nada além de fracasso". Em seguida, há os links para fazer o download de outros navegadores para acessar o OkCupid.

A mensagem, na íntegra e em inglês, é esta:

10154558_10152358762000329_530401336_n

A Mozilla já se manifestou sobre a polêmica: no dia 29 de março, postou uma declaração afirmando que, como empresa, é a favor da igualdade e do casamento gay, mas nem todos seus funcionários são - e não há problemas com isso (!): "sempre pensamos que, desde que você respeite os outros e esteja a par de nossa missão maior, será bem vindo. A comunidade Mozilla é feita de pessoas que têm crenças pessoais bastante diversas trabalhando em uma causa comum, que é a internet aberta e livre. Essa é uma coisa muito rara e especial".

Ou seja, parece que, se depender da Mozilla, Brendan Eich - e outras pessoas igualmente preconceituosas que podem estar dentro da empresa - não sairá tão cedo...

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Menossi Suriano
Aproveita e desabilita o Javascript do seu site OkCupid, garanto que ninguém nem vai perceber, a não ser que alguém entre no seu site
Adriano
Preconceito contra homofóbicos? A homofobia é como o racismo, o anti-semitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade. - Coretta King Em última análise, a homofobia e a transfobia não são diferentes do sexismo, da misoginia, do racismo ou da xenofobia. Mas enquanto essas últimas formas de preconceito são universalmente condenadas pelos governos, a homofobia e a transfobia são muitas vezes negligenciadas. - Navi Pillay De acordo com o artigo 240 do novo Código Penal português, em vigor desde 15 de setembro de 2007 , qualquer forma de discriminação com base em orientação sexual (seja ela sobre homossexuais, heterossexuais ou bissexuais) é crime. Da mesma forma são criminalizados grupos ou organizações que se dediquem a essa discriminação assim como as pessoas que incitem a mesma em documentos impressos ou na Internet. Homofobia não é opinião, é crime.
Rafael Andrade
Percebo que há uma certa dificuldade em entender o que é uma opinião (que pode ser julgada correta ou não, insensata, sem embasamento ou preconceituosa por qualquer um de nós) e uma ação homofóbica, que agride diretamente. Acho que falta "treinamento" mental quanto a isso na sociedade, de que "ter opinião distinta" não é o mesmo que "cercear direitos".
Vinícius Andrade Santos
Queria poder boicotar o JavaScript...
Régis Tomkiel
Grande jogada de marketing... Antes, a maioria nem conhecia esse "super" site de relacionamento. Engraçado, nunca apareceu na minha tela inicial do Mozilla Firefox, uma menção sequer a favor ou contra. XD
Dereck Bolsanelo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk será que no facebook tem algum funcionário assim? deleta o facebook ai rapaz
Ana Carolina Cordeiro
Lucas Corrêa Discordo, cara... A Mozilla é bem diferente de outras empresas nesse ponto, ele pode ser o CEO, mas a organização é bem maior que ele. Não é como o Zuck. Não acho certo esse negócio de se transformar na empresa em que você trabalha.
Ana Carolina Cordeiro
Achei certíssima a opinião da Mozilla. Não entendo porque todo esse bafafá contra eles. Se querem protestar, protestem contra o cara, não a Mozilla.
Tiago Gabriel
E por que ele deveria ser a favor? Uma postura interessante atualmente é querer obrigar todo mundo a aceitar tudo. Será que não existe mais vontade própria?
qgustavor
Saudade do tempo que o Tecnoblog mostrava o navegador de quem postava comentários.
Rennan Gomes
Isso me lembra a censura que foi imposta ao Orson Scott Card, escritor de Ender's Game, que estava escrevendo um arco de histórias pra revista digital do Superman na DC comics, que foi ameaçada de depredação, e exigiram demissão do roteirista, apenas por causa do escritor ser contra o casamento gay. Sendo que praticamente todos os do contra nunca nem leram nada do Scott Card, nem do Superman. Nada como censura, intolerância e radicalismo para dar forças a uma causa que luta contra a intolerância, né?
Surian Sinner
Ah, a defesa da liberdade onde se combate quem discorda e é declara tais pessoas como inimigas.. O Golpe Militar de 64,a União Soviética, o Nazismo, agora o Ok, Cupid dando esse exemplo de luta pela liberdade (do grupinho deles e o resto que seja eliminado)
Lucas Corrêa
Exatamente por ele ser CEO que está dando repercussão, ele é a imagem da empresa.
rs_cordeiro
Uai, lógico que ele pode ter a opinião dele. E as pessoas também têm direito a opinião sobre a opinião dele, como também têm direito a boicotar o que elas bem entenderem. Alguém favorável ao casamento gay propôs censura? Quem tá de mimimi é outra pessoa...
Bruno Guidolim
Adriano Trenahi (y) obrigado, vc tbm ;D
Exibir mais comentários