Início » Gadgets » Mais uma vitória da humanidade: este é o novo cabo USB que poderá ser encaixado dos dois lados

Mais uma vitória da humanidade: este é o novo cabo USB que poderá ser encaixado dos dois lados

Paulo Higa Por

Em dezembro, a USB 3.0 Promoter Group afirmou que estava desenvolvendo um novo conector USB. Chamado de tipo C, ele teria dimensões menores para permitir a criação de dispositivos ainda mais finos. E o mais importante: o formato seria reversível, o que significa que a frustração em tentar encaixar o cabo do lado errado finalmente se tornaria coisa do passado. Hoje, temos a primeira ideia de como será o conector.

No cabo USB 3.1 tipo C, os plugs têm dimensões parecidas com as do Micro USB que está presente na maioria dos smartphones. Além do conector poder ser encaixado de qualquer lado, o cabo também entra em qualquer direção: ele é simétrico, e as duas pontas dos fios são exatamente iguais. Este é o desenho feito pela Foxconn para demonstrar o novo conector, ao lado do tradicional cabo USB não reversível, que continuará existindo:

usb-3-1-tipo-c

Os notebooks poderão ficar ainda mais finos

Os notebooks poderão ficar ainda mais finos

O formato do conector pode mudar um pouco até a especificação ser finalizada, mas é seguro dizer que ele não será compatível com as portas USB disponíveis nos computadores de hoje. Ou seja, nós ainda precisaremos sofrer um pouco com os nossos dispositivos atuais e teremos que torcer para as fabricantes adotarem logo o novo padrão — além de rezar para que os adaptadores não sejam muito caros.

A USB 3.0 Promoter Group publicará as especificações finais do conector tipo C em julho, quando as fabricantes deverão lançar os primeiros cabos. Além de ser reversível, os novos cabos fornecerão alimentação elétrica de maneira mais eficiente e o padrão está preparado para futuros upgrades de velocidade — os primeiros cabos suportarão até 10 Gb/s, a taxa de transferência do USB 3.1.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

José Luiz Sales
graças a uma especificação chamada USB Power Delivery, uma única porta USB 3.1 consegue fornecer até 100 watts (corrente de até 5 amperes e tensão de até 20 volts
Fábio Agapito
Universal really?
Laís Falcão
kkkk
Ilidio Junhior
Qual voltagem suportada? 3V ou mais? Podia ser 5V ou até mesmo 10V pra carregar mais rápido os aparelhos de hj em dia! :)
Alvaro Giordani
Cade os mimizentos reclamando que vai mudar o cabo... Que vão perder suas docks
Luiza Barreiros
Genial! Sempre, mas sempre mesmo, minha primeira tentativa é do lado errado.
Larissa Lima
Maravilhoso mundo à caminho!
Felipe Vieira
Porque o cabo do iPhone não é USB, né? ¬¬
Felipe Lima
Agora sim!!!
viamais.net
Fora o isolamento o resto realmente foi interessante.
Ademar Abiko Jr.
Só fico preocupado com a durabilidade dos plugs e soquetes. Até hoje tenho problemas com os micro USBs.
Paulo Costa
deu um passo para frente com um conector reversível, mas dois para trás mantendo-se isolada no seu mundo...
Shaka00
Vitória coisa nenhuma. Só uma forma de fazer dinheiro.
Daniel Neves
Se for o novo padrão USB sim, ela adotará, não nas duas pontas, mas ao menos no termminal
Manoel Netto
Vale lembrar que a primeira fabricante de computadores a apostar no USB foi a Apple, lançando o primeiro computador sem as famigeradas portas paralelas e seriais. O iMac de primeira geração só tinha USB e FireWire.
Exibir mais comentários