Mais uma vitória da humanidade: este é o novo cabo USB que poderá ser encaixado dos dois lados

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 7 meses

Em dezembro, a USB 3.0 Promoter Group afirmou que estava desenvolvendo um novo conector USB. Chamado de tipo C, ele teria dimensões menores para permitir a criação de dispositivos ainda mais finos. E o mais importante: o formato seria reversível, o que significa que a frustração em tentar encaixar o cabo do lado errado finalmente se tornaria coisa do passado. Hoje, temos a primeira ideia de como será o conector.

No cabo USB 3.1 tipo C, os plugs têm dimensões parecidas com as do Micro USB que está presente na maioria dos smartphones. Além do conector poder ser encaixado de qualquer lado, o cabo também entra em qualquer direção: ele é simétrico, e as duas pontas dos fios são exatamente iguais. Este é o desenho feito pela Foxconn para demonstrar o novo conector, ao lado do tradicional cabo USB não reversível, que continuará existindo:

usb-3-1-tipo-c
Os notebooks poderão ficar ainda mais finos
Os notebooks poderão ficar ainda mais finos

O formato do conector pode mudar um pouco até a especificação ser finalizada, mas é seguro dizer que ele não será compatível com as portas USB disponíveis nos computadores de hoje. Ou seja, nós ainda precisaremos sofrer um pouco com os nossos dispositivos atuais e teremos que torcer para as fabricantes adotarem logo o novo padrão — além de rezar para que os adaptadores não sejam muito caros.

A USB 3.0 Promoter Group publicará as especificações finais do conector tipo C em julho, quando as fabricantes deverão lançar os primeiros cabos. Além de ser reversível, os novos cabos fornecerão alimentação elétrica de maneira mais eficiente e o padrão está preparado para futuros upgrades de velocidade — os primeiros cabos suportarão até 10 Gb/s, a taxa de transferência do USB 3.1.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados