Início » Internet » Microsoft cria fundação para promover software de código aberto

Microsoft cria fundação para promover software de código aberto

Emerson Alecrim Por

Embora não seja a primeira vez, para muita gente é estranho pensar na Microsoft se envolvendo com código-fonte aberto, mas a mais recente iniciativa da companhia, a .NET Foundation, visa justamente promover software do tipo com sua tecnologia. De quebra, o primeiro projeto da fundação já está disponível: o Roslyn, compilador para C# e Visual Basic .NET, foi liberado sob uma licença Apache.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), segundo dia da conferência para desenvolvedores Build. No evento, a Microsoft explicou que a .NET Foundation deverá atuar principalmente como uma espécie de repositório de projetos abertos baseados em .NET, algo aparentemente similar ao trabalho que a Fundação Apache executa.

O Roslyn poderá dar uma ajudinha neste sentido. Além de gerar executáveis a partir de fontes em C# ou Visual Basic .NET, o programa oferece, por exemplo, APIs que podem facilitar a adaptação do compilador para uso em outras plataformas, o que, em tese, deve atrair mais desenvolvedores.

.Net Foundation

Mas o Roslyn é apenas um de 24 projetos que estão sob o teto da .NET Foundation. Entre os demais, há um kit de desenvolvimento para o Windows Phone e uma API para Hadoop (a ferramenta mais conhecida para projetos de Big Data), por exemplo. Ali também há várias bibliotecas .NET, vale destacar.

Nesta fase inicial, a .NET Foundation será gerida por um grupo que tem entre seus líderes Miguel de Icaza, desenvolvedor que, entre outros projetos, ficou conhecido por ser um dos criadores do ambiente gráfico Gnome.

E esta não é a uma única iniciativa de software aberto tratada na Build 2014: a Microsoft anunciou ainda a liberação da WinJS, biblioteca de códigos em JavaScript, sob a licença Apache 2.0.

Com informações: TechCrunch

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri da Silva
Veja, eu tenho um Trisquel, um sistema operativo composto exclusivamente de software livre. Eu quero compilar um programa feito nessa "fundação". Para compilá-lo, precisa-se de .NET. Mas .NET é software proprietário. Então não posso compilá-lo e incluí-lo na minha distribuição.
Yuri da Silva
Pior fundação de software de todas...
Tiago Gabriel
Esse projeto é bom para a MS porque ela pode fechar o código do programa que ela quiser e vender como sendo um novo produto, já que a licença Apache permite isso. É um prato cheio para ela.
Eron Iury
Cara, a MS tá aprendendo à duras penas que o modelo de negócio dela é defasado. Não duvido nada que o windows para desktops se torne ou muito mais barato ou até mesmo opensource, ficando apenas o windows server no modelo atual.
Sergio Fagundes
Legal é ter que pagar pra usar o sistema operacional que vai se aproveitar desse código aberto. Considerando que a maioria dos compiladores da microsoft já são freeware os programadores não vão ter grande vantagem. Só espero que a galera do linux porte tudo e acabe com a gracinha da M$...
Rafael
Que adianta pra que? Só roda em Windows...
RamonGonz
muito bom!! a tecnologia e a linguagem podem ser "fechadas", mas os softwares gerados por elas podem ser abertos...
Carlos Eduardo Fantin
Esse novo CEO da Microsoft ta ó... Uma beleza!
Jian EManu
Uma boa iniciativa pra galera da programação