Como entender o meta do LoL [League of Legends]?

Estratégia das estratégias; Veja como entender o meta do LoL, de onde ele vem, qual o motivo e quando é modificado

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Como entender o meta do LoL / Leandro Kovacs / Foto

Jogadores iniciantes escutam: “Não faz essa escolha, não tá no meta!”. Quem é esse tal de meta, porque “devo” seguir, é crime se for contra? Meta não é um ser sobrenatural e está presente em praticamente tudo que é competitivo. Vamos explicar como entender o meta do LoL, como é criado, modificado, qual a vantagem de se conhecer o meta em League of Legends.

O que é o meta no LoL?

O famoso meta é o nome popular de metagames, na explicação mais simples é o “jogo dentro do jogo”. É como acredita-se ser a melhor forma de jogar dentro das regras e características de um game. 

O iniciante está preocupado em dominar as mecânicas básicas do game. Conforme cria experiência, percebe alguns “truques” ou formas de melhor utilizar determinados personagens, itens, combinações, que o levam aumentar suas chances de vitória. O jogador acabou de criar o seu meta.

A união do conjunto de estratégias de cada jogador, faz o meta “do jogo”. Por isso o meta não é fixo, está em constante evolução, os players estão sempre criando novas estratégias e respostas para estratégias de terceiros. 

A Riot faz alterações no meta do LoL?

A Riot não faz alterações no meta. O meta é construído por quem joga. A Riot observa, por meio de dados das partidas, como está o meta atual. A empresa tem como interesse manter um ambiente competitivo e justo. 

Caso perceba que algum meta está desequilibrando o jogo, ela faz alterações nos itens daquele meta, o que faz os jogadores criarem uma nova estratégia. A Riot força adaptações nos metas, surgimento de novos, mas ela mesma não cria um meta.

Em alguns casos, personagens são tão escolhidos pelos jogadores, que a Riot imediatamente observa como ele está sendo usado. A empresa pensa em formas de alterar características, para que não desequilibre positivamente ou negativamente, as partidas em que está sendo utilizado. Quando enfraquece é o chamado Nerf e quando melhora é chamado de Buff. 

Qual a vantagem de entender o meta do LoL?

Entender o meta do League of Legends vai te dar vantagem competitiva.

Posicionamento

O meta irá te indicar quais são os melhores personagens para usar em cada posição: Top Lane, Mid Lane, Bot Lane e Jungle. Algumas características dos heróis são mais eficientes atuando nas posições específicas.

Funções

Dependendo de como está a organização da sua equipe, o jogador pode perceber que não existe um personagem para sobreviver aos combates, então escolhe jogar com um Tanker. Sua equipe tem um atirador com muito poder de ataque, mas baixa resistência, o ideal é escolher um personagem de suporte para ajudá-lo.

Itens

O meta dos itens vai ajudar a escolher a melhor configuração de equipamentos para seu herói. Maximizando a característica principal ou equilibrando sua deficiência, de acordo com o rumo da partida atual. 

Esse é o básico para entender o meta do LoL, é preciso muita dedicação para dominar toda a gama de estratégias que vem com ele.

Mais informações: mobalytics.gg

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre League of Legends na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados