Início » Aplicativos e Software » Para forçar instalação do Facebook Messenger, app do Facebook vai perder a função de chat

Para forçar instalação do Facebook Messenger, app do Facebook vai perder a função de chat

Emerson Alecrim Por

O Facebook Messenger existe para iOS e Android há tempos, mas sempre foi opcional, afinal, o aplicativo oficial da rede social também suporta mensagens instantâneas. Mas isso está prestes a mudar: vários usuários estão recebendo um aviso do Facebook que afirma que o app principal irá perder a função de chat em breve.

Com a mudança, o aplicativo do Facebook continuará exibindo um botão para o chat, mas este, quando acionado, abrirá imediatamente o Facebook Messenger. Se o app de chat não estiver instalado, o usuário verá um aviso para fazê-lo.

Ainda não há muitos detalhes sobre esta decisão, mas o que já se sabe é que a mudança será gradativa: usuários europeus estão sendo os primeiros a receber a tal notificação, que informa que a obrigatoriedade do Facebook Messenger para o chat começará dentro de duas semanas, mas a companhia confirmou ao The Verge que esta medida afetará todas as contas.

Haverá algumas exceções, pelo menos por algum tempo: usuários com smartphones Android mais antigos ou de baixo custo (ou seja, com menos memória) continuarão podendo acessar o chat pelo aplicativo principal do Facebook. O mesmo vale para aparelhos baseados no Windows Phone, mesmo que já exista Messenger para esta plataforma, e tablets.

Facebook Messenger

Facebook Messenger para Android

Jogar o usuário de um aplicativo para o outro é uma estratégia um tanto quanto estranha, mas o Facebook usa o fator engajamento para justificar esta decisão. Na visão da empresa, os demais recursos do app oficial fazem com que o usuário interaja menos por mensagens instantâneas, uma vez que a função de chat é "anexada", ou seja, não fica visível constantemente tal como na interface web.

Como o Facebook Messenger é um aplicativo específico para chat, o usuário deverá ficar mais focado na troca de mensagens. Mas, mesmo que a experiência de uso desta função melhore, muita gente ficará incomodada por ter mais de um aplicativo do Facebook em seu smartphone quando antes era necessário um só.

O Facebook não irá reconhecer isso, mas é provável que esta decisão, na verdade, seja uma medida extrema para tentar popularizar o Messenger. A companhia pode ter conseguido tomar as rédeas do segmento de mensagens instantâneas ao desembolsar bilhões de dólares pelo WhatsApp, mas serviços como WeChat, Kik e Line continuam incomodando e, para estes, a arma mais apropriada é o Messenger.

Se esta estratégia de atacar por todas as frentes não der certo, a gente já pode até especular: será que o próximo passo não será integrar o Facebook Messenger com o WhatsApp, ainda que a empresa tenha prometido não fazer mudanças bruscas neste último?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Moises Martins
O meu esta com esse problema!
Eliel Candido
Eu tinha o messenger instalado normalmente no meu celular, de repente, ele sumiu. Fui
reinstalar e acreditem, ele baixa mas não instala!! Alguém pode me ajudar??
Angela Dias
Eu tinha o messenger instalado normalmente no meu celular, de repente, ele sumiu. Fui reinstalar e acreditem, ele baixa mas não instala!! Alguém pode me ajudar??
Angela Dias
Eu tinha o messenger instalado normalmente no meu celular, de repente, ele sumiu. Fui reinstalar e acreditem, ele baixa mas não instala!! Alguém pode me ajudar??
Andersonbmx Edgecrusher
FB ta um saco com essa forçação de barra!
Quando não é isso de ter apps separados é a porra do "principais x mais recentes" que pelo PC vivem mudando a preferência do usuário para "principais" e no app agora a opção de mais recente é difícil de se chegar...
Não é mais uma "timeline", é uma "messline" essa porra.

Ta parecendo o goole empurrando o + nos usuários.
Essa é a disputa entre as gigantes... Devem estar testando quem consegue empurrar o máximo de usuários
Xman Savassi
Eu nao me importaria, se a versão pra Ipad nao tivesse uma parada irritante de ficar aparecendo uma tela preta te falando pra ligar as notificações, quando voce deixa elas desabilitadas. Eu nao quero as notificações porque elas me incomodam, eu entro no chat do FB toda hora de qualquer maneira, e isso me fez desinstalar o app. Como eu sou teimoso, e achei aquilo uma fedaputagem, eu vou é simplesmente parar de usar o chat no Ipad e usar apenas no PC. Chupa meus ovos nessa pascoa Zuckebesta
Fausto Santos de Souza
Luciano Rosa Roda perfeitamente no Lumia 620, Razr i, Moto G e Moto X.
Rogério Santos
Bruno Fai Uso num Lumia 820 e tô gostando muito. Além disso, testei o desempenho no Moto G. Muito bom também.
Yan Gabriel Minário
Rodar até roda, mas e a bateria? De iPhone a Android os apps do Facebook são conhecidos por comer bateria.
Rafael Ramalho
Uso no Nexus 4 e 5 e não tenho do que reclamar. Nunca tive problema, nunca atrasou aviso, nunca travou. Isso por que recebo bem mais do que 3 mil mensagens por dia. O app é muito superior que o chat integrado.
Lucas Magalhães
Eu uso pelo browser do celular mesmo, e foda-se os Apps
Fer
Finalmente ao clicar no icone de chats do app, vai abrir no Messenger. Não fazia sentido clicar em mensagens e abrir dentro do app do Facebook ao invés de no Messenger se ambos estão com a mesma conta logada. Só que aí que tá... Podia logar-se com uma conta no app Messenger e outra no Facebook, podia.
Bruno Fai
A melhor coisa que fiz foi baixa-lo para meu Lumia. O chat pelo App do Facebook no Windows Phone é lento e pesado (e o meu é um Lumia 1020), já pelo Messenger é uma manteiga, troca e atualização rapida de mensagens. Outra vida (até por que nunca me dei bem com o messenger integrado do WP8, nunca rolou direito comigo).
Rogério Santos
Luciano Rosa, testei no Moto G. Rodou bem.
RamonGonz
já vai tarde... vai ser bom ter o app mais leve sem o chat...
Vinícius Barros
Luciano Rosa No meu nexus 4 roda lindamente
Luis Henrique Torres Bigode
Perfeito, eu gosto de ficar offline no chat. Coloquei essa opção nas opções do app e mesmo assim ele me deixa on. Agora não terei mais esse problema
Luciano Rosa
O app é um lixo, MUITO pesado e bugado. Nem no meu smart com 2GB de RAM esse app de merda roda direito.
Gabriel Menossi Suriano
Vou parar de usar o chat via celular então rsrs
@
Wendel Schelhan julgar o aplicativo usando o mesmo em um Galaxy Y com internet 3G da claro não é um argumento o válido, eu uso no S3 e Moto X, não tenho do que reclamar o aplicativo é rápido, funcional e muito mais bonito que muitos outros apps "que seguem as diretrizes do Android".
Wendel Schelhan
Diogo Silva O app é uma merda. Mal desenhado, não segue diretrizes de design do Android, lento, notificações atrasadas e tudo que o Hangouts tem de bom e excepcional está ausente.
Filipe Oliveira
Já não basta um app horrível. Tem que obrigar o usuário a baixar outro. Se não tiver outros clientes de facebook com chat, prefiro ficar sem chat. Whatsapp ta aí pra isso.
Matheus Eduardo Guimarães
Kik, Line e (talvez) WeChat são serviços de chat pra quem quer um pouco de ~anonimato~. Na minho humild opinião, não afeta público do Messenger. Talvez do Whatsapp.
Rogério Santos
Gosto de apps específicos e mais ricos em funcionalidades. O chat integrado não funciona tão bem quanto o Facebook Messenger. Independente das motivações, gostei da mudança.
@
Você comentou via Yahoo? O app é ótimo e essencial.
Felipe Insfran
Mas que coisa ridícula
Rafael Monteiro
Depois não sabem por que perdem público