Início » Gadgets » Como é uma foto com ISO 409600 da Sony Alpha 7S em um quarto praticamente sem iluminação

Como é uma foto com ISO 409600 da Sony Alpha 7S em um quarto praticamente sem iluminação

Paulo Higa Por

A Sony anunciou nesta semana a Alpha 7S, uma câmera mirrorless com lentes intercambiáveis e sensor full-frame de 12 megapixels que tem como principais características a captura de vídeo em 4K e a altíssima sensibilidade ISO de até 409600. Mas como ficaria uma fotografia com o ISO mais alto possível em um quarto bem escuro?

sony-alpha-7s

A câmera ainda não está disponível no mercado e a data de lançamento não foi revelada pela Sony até o momento, mas o produtor Den Lennie conseguiu acesso antecipado à Alpha 7S e aproveitou para brincar um pouco em condições de baixíssima iluminação. O resultado é o que esperávamos: bastante ruído visível, claro, mas uma noite praticamente transformada em dia.

A foto abaixo foi tirada com ISO 6400, uma sensibilidade relativamente alta, mas nada perto do máximo da Alpha 7S. Lennie usou uma lente Zeiss Distagon T* 25mm ZF.2 com a abertura em f/2. A velocidade do obturador estava em 1/50 segundo. A cena está totalmente escura, já que há apenas a luz da janela e um pequeno raio de luz vindo do corredor pela fresta da porta.

alpha-7s-6400

Com ISO 102400 e as mesmas configurações de abertura e velocidade, a cena fica mais clara, revelando alguns objetos no quarto. E perceba que o nível de ruído nem é tão alto para uma sensibilidade desse porte:

alpha-7s-102400

Mas nada comparado com a foto em ISO 409600. Nesse caso, o ruído toma conta de toda a cena, mas é possível enxergar com muita facilidade o que seria impossível para o olho humano:

alpha-7s-409600

Tudo isso tem um custo, que não é dos menores: só a lente Zeiss Distagon T* 25mm ZF.2 de Lennie tem preço sugerido de US$ 1.699,99. Já a Alpha 7S ainda não teve o valor divulgado pela Sony, mas lembre-se de que a Alpha 7R foi lançada por US$ 2.299,99 (só o corpo, sem nenhuma lente), portanto, não espere algo muito diferente disso para a nova Alpha 7S.

Com informações: Sony Alpha RumorsF-Stop Academy.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denis Sousa
Fotos mais rápidas a noite? (menor exposição e maior claridade mesmo com pouca iluminação ) primeira vez vez que vejo alguém reclamando do que tem, porém quando falta um iso bom e de qualidade sempre reclamam também, esses "fotógrafos".
Francisco Assis
Acabei de pensar em uma utilidade pra esse iso nabalesco. Fotogravar o The Flash correndo no escuro! Só que com um ISO tão alto você seria forçado a usar uma velocidade de disparo muito alta, o que faria o The Flash parecer simplesmente parado. Realmente, nem pra isso serve.
Eduardo Toda
Também pensei logo nisso....só efeito de marketing.
Francisco Assis
mas quem é o gênio da fotografia que resolve tirar a foto de um quarto escuro ?
Daniel Ribeiro
Se em 1/50 a foto sai assim, provavelmente com um tripé e uma exposição de 1/5 dá para usar o ISO de 102400 e a foto já ficaria perfeita.
Guilherme Lima
Sensacional! Só o ruído que comeu a foto toda..
Fernando Aguirre
Exatamente, existem outras utilidades pra esse tipo de lente. Você não vai fotografar um casamento assim, mas um fotógrafo investigativo pode usar uma imagem dessas =)
Romolo Van Halen
Saulo de Castro Verdade!
Sergio Luiz Sant Anna
Sergio Fagundes Astrônomos amadores curtiram essa ideia...
Sergio Luiz Sant Anna
Sem querer ofender, já que a minha é uma semi...
Quanto mais alto o ISO do sensor, menor o nível de ruído nos ISO mais baixo.
O que meu celular "estrila" a 400 a minha tira de boa.
O que a minha câmera "estrila" a 1.600, uma "pro" tira com qualidade equivalente de ISO 80 dela.
Saulo de Castro
Só não conseguir focar no escuro!!
rs
Romolo Van Halen
E isso com o shutter a 1/50 ou seja nem precisaria de tripe para conseguir esse resultado (se você tiver mãos firmes)
André Silva
Independentemente de ser editável ou não eles deveriam ter mantido, não havia motivo algum para remover.
Tiago Mesquita
O Exif não assegura autenticidade, uma vez que é editável até em um bloco de notas...
William Bannach
Nossa o.o'
Humberto Rodrigues
Uau
Emmanuel Fotógrafo
A assistência técnica insuficiente (e absurdamente cara) e os preços inviabilizam trabalhar com Sony aqui no Brasil. Nikon e Canon oferecem equipamentos, nas mesmas categorias, muitas centenas de Dilmas mais barato que a Sony.
Sergio Fagundes
Como tem um sistema de lentes intercambiáveis pode ser usada em dispositivos com lunetas ou teleobjetivas para fotos a noite.
Paulo Higa
Eu vejo isso de outra forma: se a sensibilidade chega a ISO 409600 e a foto sai assim, provavelmente fotos com ISO mais "comum", sei lá, 12800, devem sair ótimas — enquanto isso, numa câmera em que o ISO máximo é 12800, a qualidade fica tão ruim que a foto vai direto para o lixo.
Nicholas Pufal
E tem alguém que realmente usa um ISO tão alto? Eu tenho uma t4i, que já suporta até 12800, e eu nunca usei ele. Talvez para aquela foto 1 em 1 milhão onde a condição é absurdamente precária mas a foto tem que ser tirada "rapidamente". Nunca vi alguém usar de fato 12800 para uma foto que posteriormente vai ter algum fim. Fiquei interessado em alguma utilidade real disso.
André Silva
Realmente é impressionante. Porém o fato de terem removido os metadados (EXIF) das fotos me deixa com a "pulga atrás da orelha" sobre a veracidade disso.